Couve-de-bruxelas esmagada ao forno

/5

APRESENTAÇÃO

Os couve-de-bruxelas, vamos ser sinceros, nem sempre parecem apetitosos para a maioria das pessoas. Vamos fazer você mudar de ideia com esta versão, você os achará irresistíveis! As couves esmagadas ao forno são uma ideia original e saborosa que se faz com a mesma técnica das Batatas amassadas: após um breve cozimento, as couves são esmagadas grosseiramente e pinceladas com uma cobertura de sabor barbecue antes de ir ao forno, resultando em uma deliciosa crosta caramelizada. Ótimas como acompanhamento, as couves esmagadas ao forno são perfeitas também como aperitivo para servir com um molho de acompanhamento: nós propomos uma variante de inverno do Salmorejo espanhol, experimente e nos conte!

Descubra também estas receitas:

INGREDIENTES

Couve de Bruxelas 500 g
Azeite virgem extra quanto baste
Flor de sal quanto baste
Para a cobertura
Molho de churrasco 60 g
Azeite virgem extra 30 g
Xarope de bordo 15 g
Suco de limão quanto baste
Amido de milho (maizena) 1 colherinha - (opcional)
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o salmorejo de inverno
Tomates pelados 250 g - San Marzano
Pão 30 g - miolo de pão
Suco de limão ½
Açúcar mascavo 1 colherinha
Páprica quanto baste
Salsa quanto baste
Tabasco® quanto baste
Alho 1 dente - (opcional)
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para fazer as couves esmagadas ao forno, primeiro lave e limpe as couves, removendo a base e quaisquer folhas externas 1. Mergulhe as couves em uma panela com água fervente salgada 2 e cozinhe por 8 minutos. Escorra as couves e deixe-as esfriar um pouco na peneira 3.

Enquanto isso, prepare a cobertura: em uma tigelinha, coloque o molho barbecue, o xarope de bordo 4, o óleo 5, uma pitada de suco de limão 6, sal e pimenta.

Se desejar obter uma consistência mais densa, adicione também o amido de milho 7, depois misture bem. Pegue as couves e coloque-as em uma assadeira forrada com papel manteiga untado com óleo, bem espaçadas. Esmague as couves com o fundo de um copo ou um pote de vidro, tomando cuidado para achatá-las sem quebrá-las 8. Pincele as couves esmagadas com a cobertura, certificando-se de cobrir também as bordas 9. Asse em forno estático pré-aquecido a 180° por cerca de 25 minutos.

Enquanto as couves assam, você pode preparar o molho de acompanhamento: coloque os tomates pelados em um recipiente, depois esfarele o miolo com as mãos 10. Adicione o suco de limão 11 e a páprica 12.

Adicione também o açúcar mascavo 13, sal e pimenta. Se desejar, pode adicionar também um dente de alho. Comece a bater com um mixer de imersão 14 enquanto adiciona o óleo em fio 15.

Quando atingir a consistência desejada, decore com uma folhinha de salsa 16, um fio de óleo e algumas gotas de tabasco. Retire as couves do forno 17 e deixe esfriar antes de retirá-las da assadeira com uma espátula. Decore as couves esmagadas ao forno com flocos de sal e sirva-as acompanhadas do salmorejo de inverno 18!

Conservação

É aconselhável consumir as couves esmagadas ao forno imediatamente; como alternativa, você pode armazená-las na geladeira por 2 dias em um recipiente hermético.

Não é recomendado congelar. O salmorejo de inverno pode ser servido imediatamente ou armazenado na geladeira por até 2 dias: no dia seguinte estará ainda mais saboroso!

Conselho

Você pode cozinhar as couves esmagadas também na frigideira em fogo médio com bastante óleo, por 3-4 minutos de cada lado.

Como alternativa ao xarope de bordo, pode-se usar um pouco de açúcar mascavo. Se preferir omitir a cobertura, pode temperar as couves esmagadas simplesmente com óleo e sal e servi-las como acompanhamento.

Para o salmorejo: a páprica pode ser substituída por uma pitada de pimenta, enquanto o tabasco pode ser omitido. Para um sabor mais intenso, pode adicionar um dente de alho!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.