Crepe de café

- Energía Kcal 527
- Carboidratos g 72.4
- dos quais açúcares g 39
- Proteína g 16
- Gorduras g 19.2
- das quais gorduras saturadas g 11.11
- Fibra g 1.5
- Colesterol mg 113
- Sódio mg 206
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 15 min
- Tempo de cozimento: 15 min
- Rende: 8 pedaços
- Custo: Médio
- Notas mais o tempo de descanso na geladeira (30 min.)
APRESENTAÇÃO
Para a receita de hoje, nos inspiramos em dois pilares da confeitaria francesa e italiana: as Crepes doces e salgadas (receita básica) e os Cannoli siciliani. Às primeiras, adicionamos café para obter panquecas com um sabor aromático, enquanto dos últimos extraímos o melhor do seu recheio e o temperamos com lascas de chocolate. O resultado foi uma combinação surpreendente! As crepes de café são uma receita para verdadeiros conhecedores, perfeita para preparar para paladares mais exigentes que não se contentam com o recheio clássico Crepe de Nutella. Escolha uma mistura especial de café e um chocolate de ótima qualidade para um lanche delicioso!
Se você está procurando por variações mais leves, experimente também as crepes sem leite.
INGREDIENTES
- Ingredientes para 8 crepes
- Leite inteiro 400 g
- Farinha tipo 00 350 g
- Café 100 g - da cafeteira italiana
- Ovos 3
- Sal fino 1 pitada
- Manteiga quanto baste - para untar a crepeira
- para o recheio
- Ricota de vaca 500 g
- Açúcar 150 g
- Chocolate amargo 50 g
- para o molho
- Chocolate amargo 150 g
- Café 70 g - da cafeteira italiana
Preparação

Para preparar as crepes de café, a primeira coisa a fazer é preparar o café na cafeteira: você precisará de 200 g. Despeje metade do café (100 g) em uma jarra onde você já tenha colocado o leite e reserve o restante, que será usado para preparar o molho. Em outra tigela, quebre os ovos, depois adicione o leite misturado com o café 1 e mexa para misturar tudo 2. Peneire a farinha diretamente dentro da tigela 3

e misture com um batedor 4. Adicione uma pitada de sal 5 e mexa novamente energicamente, para obter uma massa lisa e homogênea. Cubra com filme plástico 6 e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.

Enquanto isso, cuide do recheio: pique grosseiramente 50 g de chocolate amargo 7 e adicione-o à ricota 8. Depois acrescente o açúcar granulado 9,

misture com uma espátula 10 e, uma vez obtida uma mistura homogênea 11, transfira para um saco de confeitar 12 e coloque na geladeira.

Agora passe para o molho: pique a outra porção de chocolate amargo 13 e aqueça o restante do café até quase ferver 14. Em seguida, despeje o café sobre o chocolate 15

e mexa até derreter 16. Reserve e não se preocupe se o creme tender a solidificar, basta aquecê-lo antes de despejá-lo sobre as crepes. Agora só falta cozinhar suas panquecas: aqueça uma crepeira ou uma frigideira antiaderente, unte com um pedaço de manteiga 17 e despeje uma concha da massa 18.

Gire a panela para distribuir a massa uniformemente e cozinhe por cerca de um minuto 19. Quando as bolhas clássicas se formarem na superfície e as bordas se soltarem, vire-as 20 e cozinhe o outro lado por cerca de meio minuto 21. Continue assim até cozinhar todas as crepes.

Passe para o recheio: retome o creme de ricota e esprema uma parte dentro da crepe, fazendo dois círculos 22, depois dobre-a primeiro ao meio 23 e depois novamente ao meio 24

para formar um triângulo 25. Recheie assim todas as outras, aqueça o molho de chocolate e use-o para decorar suas crepes de café antes de servir (26-27).