Cuddura cull'ova

/5

APRESENTAÇÃO

A cuddura cull'ova é um doce típico siciliano, de origem ortodoxa, que não pode faltar nos menus de Páscoa. Antigamente, durante o período da Quaresma, observava-se uma grande moderação alimentar, que excluía das mesas carne, ovos e queijos, mas com a chegada da Semana Santa as privações terminavam e os ovos eram um alimento particularmente utilizado na preparação dos doces pascais.
Na Sicília, o doce de Páscoa mais difundido ainda hoje é a "cuddhura" ou "coddura", um grande doce de forma circular, com um número variável, mas sempre ímpar, de ovos com casca, que as jovens costumavam dar aos namorados no dia da Ressurreição. Assim como as Scarcelle pugliesi, a forma da cuddura não é apenas circular, existem vários tipos. Alguns exemplos? Em forma de "campanaru" (torre), em forma de "panarieddu" (cestinho) para desejar abundância, ou de "gadduzzu" (galo ou pomba) para os meninos, de "pupa" (boneca) para as meninas, em "coração" para seus amados. Na sua família, que formas costumam fazer?

Enriqueça a sua mesa com outros deliciosos doces de Páscoa, como por exemplo:

 

INGREDIENTES

Ingredientes (para 10 cuddura)
Farinha tipo 00 600 g
Banha 150 g
Açúcar 200 g
Ovos 210 g - (4 médias)
Casca de limão 1 - (para ralar)
Fermento químico em pó 8 g
para pincelar
Ovos 1
para decorar
Confeitos coloridos quanto baste
Ovos 10

Preparação

Para preparar a cuddura cull'ova coloque a farinha em uma tigela grande, adicione o açúcar 1, o fermento peneirado 2 e a casca ralada do limão 3.

Adicione a banha 4 e os ovos ligeiramente batidos 5. Comece a amassar na tigela com as mãos 6.

Trabalhe muito bem a massa para misturar bem os ingredientes, depois transfira para uma superfície de trabalho e amasse novamente até obter uma massa homogênea 8. A consistência da massa não será dura, pelo contrário, resultará bastante macia, mas não pegajosa. Pegue 90 g de massa 9, mantendo o restante coberto para não secar.

Divida em 3 partes 10. Pegue a primeira porção e, ajudando-se com um pouco de farinha, forme um bastão 11 12.

Faça o mesmo com os outros dois. Devem ter cerca de 1 cm de espessura e todos devem ter o mesmo comprimento 13. Prenda as três extremidades juntas 14 e forme uma trança 15.

Pressione delicadamente para fechar o final da trança. Levante-a delicadamente 16 e transfira para uma assadeira, fechando-a em círculo e beliscando delicadamente uma das extremidades na outra 17. Lave bem os ovos para a decoração, seque-os e coloque um no centro da cuddura, pressionando delicadamente 16.

Pegue uma pequena porção de massa e forme um bastão 19. Divida ao meio e coloque sobre o ovo de forma a formar uma cruz 21. Pressione delicadamente sobre a massa para aderir bem 21

Continue assim até terminar a massa, e obterá 10 cuddura 22. À medida que as coloca na assadeira, mantenha uma distância de três entre elas. Pincele com o ovo e decore com confeitos coloridos 23. Asse em forno estático preaquecido a 200° por cerca de 20-25 minutos. Retire do forno 24 e deixe esfriar antes de servir!

Conservação

Podem ser conservadas por cerca de 5 dias sob uma campana de vidro, em temperatura ambiente.

 

Conselho

Se quiser cobrir sua cuddura com glacê, leve ao forno sem pincelar com o ovo batido, e prepare um glacê assim: bata uma clara de ovo em neve, depois acrescente 10-12 colheres de sopa de açúcar refinado, uma colher de cada vez e lentamente, continuando a bater com a batedeira. Em seguida, adicione aos poucos uma ou duas colheres de sopa de suco de limão, sempre batendo; o composto deve ficar bem espesso e soltar-se pesadamente da colher. Assim que retirar a cuddura do forno, na mesma assadeira onde a assou, cubra-a com o glacê preparado e polvilhe com confeitos coloridos, deixe esfriar e depois bom apetite!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.