Focaccia de iogurte

/5

APRESENTAÇÃO

Quanta satisfação dá uma focaccia? E principalmente quantas receitas existem para prepará-la? Hoje descobrimos a focaccia de iogurte, macia e saborosa... uma variante mais simples em relação à genovesa ou à barese, mas igualmente saborosa. Tem quem as prefira mais crocantes ou quem não resista ao charme da macia e fofa. Tudo depende das farinhas utilizadas, da porcentagem de água e das horas de fermentação. A focaccia de iogurte é toda para saborear apenas com um pouco de alecrim como propomos, ou temperada com outros ingredientes. Você pode adicionar tomatinhos, azeitonas, fatias de batata e comê-la em pedaços no lugar do pão, ou recheá-la com frios e queijos para um lanche saboroso!

E se você é amante das focaccias, experimente também a nossa versão de abóbora e a focaccia de alta hidratação!

INGREDIENTES

Farinha tipo 0 400 g
Água 220 g
Mel 1 colherinha
Fermento biológico fresco 4 g
Iogurte natural natural 125 g
Sal fino 8 g
Azeite virgem extra 40 g
para a salmoura
Água 10 ml
Azeite virgem extra 10 ml
Sal fino 1 colherinha
para decorar
Alecrim 1 raminho

Preparação

Para preparar a focaccia de iogurte, despeje em uma tigela pequena o fermento e a água 1, misture até dissolver 2. Adicione então o mel 3 e misture bem.

Despeje na tigela de uma batedeira a farinha e o sal 4, monte a pá e ligue por alguns segundos para arejar a mistura 5. Despeje então o fermento dissolvido 6,

e ligue o motor em baixa velocidade até que esteja bem misturado 7. Adicione o iogurte 8 e ligue a máquina até que esteja completamente absorvido. Por fim, adicione o óleo 9. Ligue novamente a batedeira, e quando obtiver uma massa homogênea, aumente a velocidade e espere até que a massa esteja bem ligada.

Cubra com filme plástico 10 e um pano de prato 11 e coloque para fermentar em forno desligado com a luz acesa até que triplique de volume 12. Isso levará cerca de 3 horas.

Nesse ponto, pegue a massa e transfira-a para uma superfície enfarinhada 13. Trabalhe rapidamente sem desinflar muito e forme uma bola 14. Transfira para uma tigela, cubra com filme plástico 15 e com o pano de prato e coloque no forno desligado, apenas com a luz acesa, para fermentar. Desta vez, será suficiente uma hora e a massa deverá dobrar de tamanho.

Pegue a massa novamente e transfira-a para uma assadeira forrada com papel manteiga 16. Alargue delicadamente a massa com as mãos, puxando as bordas laterais cuidadosamente para formar um retângulo 17. Prepare uma salmoura rápida despejando em uma tigela a água, o sal 18

e o óleo 19. Misture bem e use para pincelar a superfície da focaccia 20. Termine com alguns raminhos de alecrim 21,

cubra com o pano de prato 22 e deixe descansar por meia hora 23. Neste ponto, asse em forno estático pré-aquecido a 200° na prateleira do meio por cerca de 25 minutos ou até que a focaccia esteja bem dourada na superfície (ajuste conforme a potência do seu forno). Em seguida, retire do forno 24 e sirva a focaccia de iogurte.

Conservação

A focaccia de iogurte se conserva no saco de pão por 2-3 dias ou pode ser congelada em um saco plástico para alimentos.

Dica

A focaccia de iogurte também pode ser amassada à mão, sem o uso da batedeira, usando uma tigela grande e trabalhando a massa energicamente por alguns minutos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.