Focaccia de semola com fermento natural

/5

APRESENTAÇÃO

As focaccias são um dos nossos lanches preferidos. Da nossa cozinha saíram muitas: desde a mais clássica, a genovesa, até as mais deliciosas como a focaccia enrolada. Quentes, fragrantes, que invadem a cozinha com seu aroma... hoje queremos compartilhar com vocês uma nova receita que inebriará todos os seus sentidos! A focaccia de sêmola com fermento natural é perfeita como lanche para matar a fome ou para servir como aperitivo. Escolhemos enriquecer esta focaccia com anchovas e tomatinhos em conserva, mas você também pode servi-la ao natural e enriquecê-la recheando-a com mortadela ou outros embutidos. O fermento natural será um grande diferencial nesta receita porque liberará todo o seu aroma e proporcionará à focaccia uma fragrância única!

Descubra também:

  • pizza de sêmola
  • pão de sêmola
  • pizza em assadeira com fermento natural

INGREDIENTES

Ingredientes para 2 focaccias de 35x28 cm
Levedura mãe líquida 300 g - (já refrescado)
Sêmola de trigo duro remacinada 800 g
Farinha Manitoba 200 g
Água 750 g
Sal fino 25 g
para a superfície
Tomates secos em óleo 40 g - já escorridos
anchovas em óleo 20 g - já escorridas
Orégano 1 ramalhete
para a salmoura
Água 60 g
Azeite virgem extra 40 g
Sal fino 4 g

Preparação

Para preparar a focaccia, coloque na batedeira o fermento natural líquido já refrescado por pelo menos 5 horas junto com metade da quantidade de água 1. Ligue a batedeira com o gancho e adicione aos poucos a farinha 2 e a sêmola 3.

Adicione aos poucos a água restante e quando estiver prestes a acabar, acrescente o sal 4. Junte a água restante 5 e deixe a batedeira trabalhar mais um pouco 6. No total, deve girar por 10 minutos em velocidade baixa e mais 5 minutos em velocidade média.

Quando a massa estiver bem ligada, transfira-a para uma superfície, faça algumas dobras 7 e modele uma bola 8. Então, após dar uma forma esférica, transfira-a para uma tigela 9

Cubra com filme plástico 10 e deixe fermentar por uma hora em temperatura ambiente, longe de correntes de ar. Após uma hora, transfira para a geladeira e deixe maturar por 18 horas 11, depois transfira-a para uma superfície ligeiramente untada 12.

Neste ponto 13 divida-a em duas porções de aproximadamente 900 g 14. Unte duas assadeiras de 35x28 cm 15.

Coloque uma porção de massa dentro de cada assadeira 16 e aguarde 30 minutos. Enquanto isso, prepare a salmoura misturando em uma tigelinha óleo, água 17 e sal 18.

Misture com um garfo para criar a emulsão 19, então comece a estender cada focaccia com as mãos 20. Se a massa resistir, deixe a focaccia descansar por mais alguns minutos e depois continue a estendê-la. Tempere as duas focaccias com os tomates secos 21,

as anchovas 22 e o orégano fresco 23. Deixe fermentar por mais 30 minutos. Despeje a salmoura dividindo-a sobre as duas focaccias 24.

Em seguida, faça os típicos buracos usando os 3 dedos centrais da mão 25 26. Asse em forno estático pré-aquecido a 210°C por 30 minutos, depois ative o modo ventilado e asse por mais 5 minutos sempre a 210°C. Retire a focaccia do forno 27 e sirva-a ainda quente, ou deixe-a esfriar sobre uma grade.

Conservação

A focaccia pode ser conservada bem coberta por no máximo 1 dia. Como alternativa, uma vez assada, pode ser congelada, inclusive já porcionada.

Conselho

Em vez do fermento natural líquido, você pode usar 5 g de fermento biológico fresco. Nesse caso, você deve adicionar à massa 150 g de farinha e 150 g de água (que seriam os contidos no fermento natural) e regular os tempos de fermentação.

Para usar o fermento natural sólido, você deve usar as mesmas doses indicadas para o líquido (300 g) e adicionar à massa 75 g de água. Os tempos de fermentação permanecem inalterados, conforme indicado na ficha.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.