Geleia de cebola de Tropea

/5

APRESENTAÇÃO

A geleia de cebolas de Tropea é um tipo especial de conserva com um sabor agridoce marcante, que é feita usando as típicas cebolas de Tropea, de cor vinho, caracterizadas por um sabor mais doce do que as cebolas brancas ou douradas.
A geleia de cebolas de Tropea, assim como a de pimentões, acompanha perfeitamente os queijos, realçando o sabor deles, mas sem sobrepor o aroma.
Os queijos ideais para acompanhar esta conserva são aqueles muito curados e saborosos, como Pecorino, Parmesão, provolone ou queijos defumados em geral; mas com a geleia de cebolas também se podem acompanhar vários tipos de carnes (preferencialmente as mais saborosas) como porco, caça ou carne de caça maior, de preferência assadas.
Para os amantes de conservas caseiras, a geleia de cebolas de Tropea representa uma variação de sabor único das tradicionais conservas de vegetais.

Experimente também a receita das cebolas de Tropea caramelizadas, perfeita tanto como aperitivo como acompanhamento!

INGREDIENTES
Ingredientes para 4 potes de 250 ml
Cebolas roxas de Tropea 1 kg
Louro 1 folha
Cognac 30 ml
Açúcar 200 g
Açúcar mascavo 200 g
Vinho branco 100 ml

Preparação

Para preparar a geleia de cebolas de Tropea, comece limpando as cebolas: descasque-as (1 e 2), lave-as, seque-as e corte-as em fatias finas 3. Se preferir, pode cortá-las usando um mandolim.

Coloque em uma tigela grande as cebolas fatiadas e adicione o açúcar granulado 4, o açúcar mascavo 5, o vinho 6

o conhaque 7 e a folha de louro 8. Misture bem para que as cebolas absorvam o sabor 9.

Cubra a tigela com filme plástico 10 e deixe as cebolas marinando por pelo menos 6 horas em um local fresco e seco, mexendo de vez em quando. Após o tempo necessário, as cebolas terão absorvido os aromas, elimine a folha de louro 11, coloque as cebolas em uma panela 12 e acenda o fogo. Neste ponto, dedique-se à sanitização dos potes e tampas, como indicado nas diretrizes do Ministério da Saúde, mencionadas no final da receita.

Volte para as cebolas: deixe-as ferver em fogo muito baixo 13 pelo tempo necessário para que tudo engrosse (isso levará cerca de 25-30 minutos). Após 30 minutos, sua geleia deve estar pronta 14: pegue um pouco da mistura com uma colher de chá e deixe cair uma gota em um prato. A gota deve permanecer compacta 15: este é o teste de que sua conserva está pronta. Se a gota escorregar e não ficar compacta, continue cozinhando pelo tempo necessário, mexendo frequentemente.

Depois, desligue o fogo e coloque a geleia ainda quente nos potes, usando um funil apropriado e uma concha 16, cuidando para deixar cerca de 1 centímetro de espaço da borda. Feche os potes 17 e deixe-os esfriar 18. Uma vez que os potes estiverem frios, coloque-os em um local fresco e escuro. Aguarde pelo menos um mês antes de consumir a geleia. Se utilizar potes com fecho de borracha, ao consumir a geleia de cebolas de Tropea, faça o teste do vácuo puxando a lingueta: se ao puxá-la produzir um som seco, significa que o conteúdo foi conservado com o vácuo correto. Caso contrário, se ao puxar a lingueta a vedação estiver "mole", significa que o vácuo não foi criado corretamente e é melhor não consumir o conteúdo. Se usar potes com tampas de rosca, uma vez que tenha colocado a geleia quente, feche bem as tampas sem apertar demais e deixe esfriar. Com o calor da mistura, o vácuo será criado, o que permitirá conservar o produto por muito tempo. Uma vez que os potes estiverem frios, verifique se o vácuo foi criado corretamente: você pode pressionar o centro da tampa e, se não ouvir o clássico "click-clack", o vácuo foi criado. Depois de verificar que a conservação foi bem-sucedida, sua geleia de cebolas de Tropea está pronta para ser saboreada!

Conservação

A geleia de cebolas de Tropea conserva-se por 3 meses, tendo o cuidado de manter os potes no escuro, em um local fresco e seco. Recomenda-se esperar pelo menos 2-3 semanas antes de consumir a geleia. Para conter a geleia, providencie potes herméticos não muito grandes, o ideal é um pote com capacidade de 250 ml, pois quando abrir um, deverá consumi-lo em no máximo 3-4 dias, sempre armazenando na geladeira.

Conselho

Para aromatizar a geleia de cebolas de Tropea, você pode substituir o vinho branco por um rosé, e o conhaque por outro licor como o brandy, ou por vinagre para conferir uma nota ácida. Para um sabor ainda mais intenso, você pode adicionar cravos-da-índia na fase de maceração das cebolas cruas. Remova os cravos-da-índia antes do cozimento.

Curiosidade

As cebolas calabresas de Tropea são muito renomadas graças ao seu sabor doce e delicado e à suculência que as distingue: reconhecê-las é fácil, pois são formadas por várias camadas concêntricas de polpa branca com envoltório vermelho, têm a casca de cor bordô e muitas vezes apresentam uma forma alongada.

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geleias pode apresentar riscos à saúde. Em um ambiente doméstico, não é possível criar as condições e medidas necessárias para garantir a segurança e adequação dos alimentos, que, ao contrário, os procedimentos industriais são capazes de assegurar para prevenir contaminações perigosas. Portanto, é importante seguir rigorosamente as diretrizes de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas sempre tenha em mente que nunca se poderá obter a mesma segurança alimentar que apresentam as conservas e geleias produzidas em nível profissional. Para uma preparação correta das conservas caseiras, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.