Geleia de marmelo

- Energía Kcal 45
- Carboidratos g 11.2
- dos quais açúcares g 11.2
- das quais gorduras saturadas g 0.01
- Fibra g 0.4
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 20 min
- Tempo de cozimento: 40 min
- Rende: pedaços
- Custo: Baixo
- Notas + o tempo de sanitização dos potes
APRESENTAÇÃO
As marmelos: uma fruta peculiar e deliciosa que o inverno oferece! Esta fruta originária do Oriente Médio tem um sabor agradavelmente ácido e adstringente que se transforma em uma verdadeira iguaria da estação fria quando convertida em uma perfumada geleia! A geleia de marmelo pode ser usada para rechear doces, como os tradicionais gobeletti da Ligúria, mas nós queremos sugerir uma ideia alternativa: como acompanhamento para pratos principais de carne! Parece que já na Idade Média essa geleia era usada para perfumar e temperar carnes, especialmente as gordurosas, de aves e caça. Então, o que você está esperando? Comece também a capturar o aroma desta fruta de inverno em pequenos potes para tê-lo sempre com você e adicionar um toque de originalidade à mesa!
Venha descobrir como fazer outras deliciosas marmeladas e geleias caseiras:
- Geleia de romã
- Compota de maçãs com especiarias
- Mostarda mantovana
- Geleia de maçãs e laranjas com pimenta rosa
- Geleia de maçã
Preparo

Para preparar a geleia de marmelo, comece pela sanitização dos potes onde será armazenada conforme indicado nas diretrizes do Ministério da Saúde e mencionadas no final da receita. Após lavá-los cuidadosamente em água corrente abundante 1, coloque os potes de vidro em uma panela grande e funda, tendo o cuidado de colocar um pano limpo entre eles para que, durante a fervura, os potes não se choquem. Encha a panela com água até cobrir totalmente os potes. Leve a água para ferver: nesse ponto, diminua o fogo e deixe ferver por 20 minutos. Em seguida, insira também as tampas dos potes para esterilizá-las e deixe ferver por mais 10 minutos. Finalmente, desligue o fogo e deixe a água esfriar. Quando estiver em temperatura ambiente, retire os potes da panela e coloque-os de cabeça para baixo sobre um pano limpo e seco para que possam secar completamente 3.

Em seguida, dedique-se à preparação da geleia. Pegue limões não tratados e rale a casca 4 que você reservará. Depois, esprema os limões para obter o suco 5. Lave e seque bem os marmelos. Remova os talos e corte-os em quartos 6. Não é necessário descascá-los.

Remova o miolo e corte em cubinhos de tamanho aproximadamente igual para facilitar um cozimento uniforme 7, que você colocará, conforme vai cortando, em uma tigela com água acidulada (você também pode usar os limões que espremeu) para evitar que escureçam 8. Após terminar a preparação dos marmelos, escorra-os com a ajuda de uma escumadeira para retirar o excesso de água e coloque-os em uma panela funda 9.

Adicione o açúcar 10 e cozinhe em fogo médio até que a fruta esteja macia. Continue mexendo para garantir um cozimento uniforme. Quando a mistura quase atingir a temperatura de 108°C (isso levará cerca de 30 minutos) 11, medida com um termômetro de cozinha, adicione o suco de limão 12.

Adicione também as raspas de limão 13 e misture bem para aromatizar sua geleia. Em seguida, desligue o fogo e retire cerca de 3/4 da geleia da panela: passe-a por um passador de legumes 14 para torná-la mais cremosa e homogênea. Coloque-a novamente na panela com os pedaços inteiros de marmelo 15.

Neste ponto, transfira a geleia ainda quente diretamente para os potes que você já havia sanitizado conforme as diretrizes do Ministério da Saúde mencionadas no final da receita. Se preferir, use um funil específico para geleias 16. Tenha o cuidado de deixar 1 centímetro do topo, depois rosqueie bem a tampa em cada pote 17, sem apertar demais e deixe esfriar 18. Com o calor da geleia, será criado um vácuo, permitindo conservar o produto por um longo tempo. Uma vez que os potes tenham esfriado, verifique se o vácuo foi formado corretamente: pressione o centro da tampa e, se não ouvir o clássico "click-clack", o vácuo foi feito. Quando necessário, aprecie sua geleia de marmelo em uma fatia de pão ou em deliciosas preparações!