Kaiserschmarren

/5

APRESENTAÇÃO

Não é uma omelete, não é uma Crepes doces e salgadas (receita básica), é um prato revitalizante e não uma simples sobremesa: falamos do kaiserschmarren! Uma sobremesa de origem austríaca (como Linzer Torte), difundida em Trentino e no Alto Ádige. Se você tiver a oportunidade de parar em um refúgio na montanha, após um belo dia de esqui, não há nada melhor do que experimentar este prato simples e saboroso à base de leite, farinha e ovos, frequentemente servido com geleia de groselha vermelha. Uma verdadeira bomba de energia, uma delícia para saborear com uma xícara de chá ou chocolate quente. Existem diferentes maneiras de preparar o kaiserschmarren: alguns adicionam passas à massa, outros separam as gemas das claras para obter um efeito mais fofo, alguns omitem o rum, outros o "rasgam" ou, como nós, o cortam em porções e depois o desfiam com um garfo... conte-nos a sua versão, certamente será incrível como a que propomos a você!

Experimente também estas especialidades regionais:

INGREDIENTES

Farinha tipo 00 50 g
Leite inteiro 100 g
Açúcar 50 g
Ovos 180 g - (cerca de 3 médias)
Rum 30 g
Fava de baunilha 1
Sal fino 1 pitada
para cozinhar
Manteiga 40 g
para polvilhar e servir
Açúcar de confeiteiro quanto baste
Açúcar 20 g
Geléia de cranberry quanto baste

Preparação

Para preparar o kaiserschmarren, comece colocando em uma tigela a farinha, as sementes de uma vagem de baunilha 1, uma pitada de sal 2 e o leite aos poucos, mexendo com um batedor 3.

Quando você tiver incorporado o leite, adicione o rum 4, depois o açúcar 5 e, por último, os ovos 6 e continue misturando a massa com um batedor manual.

A massa deve ficar homogênea e bastante líquida 7: certifique-se de que não haja grumos. Pegue uma frigideira de aço e derreta completamente a manteiga em fogo baixo. Despeje a mistura na frigideira 8 e cozinhe por cerca de 3-4 minutos em fogo médio-alto, cobrindo com uma tampa 9.

Quando a base estiver cozida e dourada, você pode dividi-la em 4 partes 10 11, para virá-las mais facilmente e cozinhar do outro lado 12.

Cozinhe por mais 2-3 minutos, ainda com a tampa 13. Após esse tempo, você pode remover a tampa e "rasgar" com a ajuda de dois garfos, de modo a reduzir o kaiserschmarren em pedaços grosseiros e irregulares 14. Deixe saltear sem a tampa por mais alguns instantes, depois polvilhe com uma colher de sopa de açúcar granulado 15, para caramelizar.

Cubra por alguns instantes com a tampa 16, depois mexa uma última vez e o kaiserschmarren está pronto 17. Você pode servi-lo imediatamente, bem quente, com uma pitada de açúcar de confeiteiro e a geleia de mirtilo vermelho como acompanhamento 18.

Conservação

Recomenda-se consumir assim que estiver pronto!

Conselho

Você pode enriquecer a massa também com passas, embebidas na dose de rum indicada na receita.

Curiosidade

Por trás desse aspecto rústico e "rasgado" do kaiserschmarren, esconde-se uma história real que pode ser intuída até mesmo pelo nome: kaiserschmarren se traduz como "omelete doce do imperador". A lenda conta que uma noite o imperador Francisco José, sem tempo para participar do habitual jantar noturno, ordenou ao seu cozinheiro que preparasse uma crepe para ser servida em seu escritório. O pobre cozinheiro, pego de surpresa e ocupado a preparar o jantar para a exigente família real, esqueceu-se da crepe e a deixou no fogo por tempo demais, fazendo-a queimar levemente; além disso, ao virá-la, ela quebrou. Como não tinha tempo de preparar outra, o cozinheiro quebrou a crepe completamente, não podendo mais recheá-la, colocou a geleia na borda do prato e cobriu as queimaduras com abundante açúcar. O imperador, ao ver apresentado aquele novo prato, experimentou-o e gostou tanto que desde aquele dia tornou-se seu favorito e se consolidou como doce tradicional.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.