Kimchi

- Energía Kcal 83
- Carboidratos g 14.9
- dos quais açúcares g 11.9
- Proteína g 5
- Gorduras g 0.3
- das quais gorduras saturadas g 0.03
- Fibra g 6.8
- Sódio mg 1442
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 1 h 15 min
- Tempo de cozimento: 5 min
- Rende: pedaços
- Custo: Baixo
- Notas + o tempo de fermentação (pelo menos 1 semana à temperatura ambiente ou 2 semanas na geladeira)
APRESENTAÇÃO
Os mais modernos o definem como um superalimento, mas a preparação do kimchi é conhecida há muitos séculos e é considerada parte integrante da cultura e identidade coreana, tanto que foi incluída pela Unesco na lista de Patrimônios Intangíveis da Humanidade, assim como a nossa amada Pizza Margherita! Trata-se de um prato tradicional à base de vegetais fermentados, especialmente apreciado por suas qualidades benéficas. Existem muitas versões de kimchi feitas com diferentes tipos de vegetais e nós escolhemos a mais popular com repolho chinês, um vegetal protagonista de outras deliciosas receitas asiáticas como os baozi e os raviolis no vapor. Na verdade, o termo kimchi não se refere tanto a uma receita, mas sim a uma técnica de fermentação que envolve o uso de uma série de ingredientes, incluindo alho, pimenta e gengibre. Geralmente é preparado em grandes quantidades antes do inverno com a ajuda de parentes e amigos e é consumido durante toda a estação fria: o alto teor de fibras e probióticos devido à fermentação fortalece o sistema imunológico com efeitos positivos notáveis no organismo. Seu sabor intenso e picante pode ser uma novidade para nosso paladar, mas você pode ajustar o tempo de fermentação para obter o resultado que preferir. Tipicamente servido como acompanhamento de arroz, carne e peixe, o kimchi também pode ser apreciado como prato único para um reforço de bem-estar e saúde!
INGREDIENTES
- Para cerca de 3 kg de kimchi
- repolho chinês 1,8 kg
- Sal fino 35 g
- Daikon 350 g
- Cebolinha fresca 200 g
- Cenouras 150 g
- Alho chinês 100 g
- Pimenta vermelha seca 10 g - para picar
- Para o molho de arroz
- Farinha de arroz 25 g
- Açúcar mascavo 30 g
- Água 250 g
- Para a pasta de gengibre
- Cebolas brancas 100 g
- Gengibre fresco 50 g
- Alho 2 dentes
Preparação

Para preparar o kimchi, comece com o repolho chinês: depois de lavá-lo, corte-o primeiro em quartos 1 e depois em pedaços grosseiros 2. Distribua o repolho em uma bandeja e polvilhe com sal 3, misture e deixe macerar por cerca de 30 minutos. Após esse tempo, misture novamente e deixe descansar por mais 30 minutos.

Enquanto isso, prepare o molho de arroz: coloque a água em uma panela junto com a farinha de arroz 4 e o açúcar mascavo 5. Misture com um batedor e cozinhe em fogo baixo até obter uma mistura gelatinosa 6.

Transfira o molho de arroz para uma tigela e deixe esfriar à temperatura ambiente 7. Agora dedique-se ao restante dos ingredientes: descasque e corte o daikon primeiro em fatias 8 e depois em palitos finos 9.

Lave os cebolinhos e corte-os em rodelas de cerca de meio cm 10. Limpe também as cenouras e corte-as em tiras 11. Por fim, corte o alho chinês em pedaços de cerca de 1 cm 12.

Passe para a pasta de gengibre: descasque a cebola e coloque-a em um mixer 13 junto com o gengibre descascado 14 e os dentes de alho 15.

Processe até obter uma mistura homogênea 16. Neste ponto, coloque o molho de arroz em uma tigela grande 17 e adicione a pimenta seca 18.

Adicione a pasta de gengibre 19, o daikon 20 e as cenouras 21.

Adicione também o cebolinho 22 e o alho chinês 23, depois misture com uma espátula 24.

Após o tempo de maceração do repolho chinês, enxágue-o em água corrente 25 e escorra bem. Coloque o repolho em uma tigela e adicione os vegetais picantes 26. Misture com as mãos para integrar bem tudo 27.

Transfira o kimchi para um pote de fermentação de vidro 28, adicione o peso, se presente no kit de fermentação, e feche com a tampa. Deixe fermentar por pelo menos uma semana em um local fresco, longe de fontes de luz direta, ou na geladeira por pelo menos 2 semanas 29. Após esse tempo, seu kimchi estará pronto para ser usado 30!