Kimchi

/5

APRESENTAÇÃO

Os mais modernos o definem como um superalimento, mas a preparação do kimchi é conhecida há muitos séculos e é considerada parte integrante da cultura e identidade coreana, tanto que foi incluída pela Unesco na lista de Patrimônios Intangíveis da Humanidade, assim como a nossa amada Pizza Margherita! Trata-se de um prato tradicional à base de vegetais fermentados, especialmente apreciado por suas qualidades benéficas. Existem muitas versões de kimchi feitas com diferentes tipos de vegetais e nós escolhemos a mais popular com repolho chinês, um vegetal protagonista de outras deliciosas receitas asiáticas como os baozi e os raviolis no vapor. Na verdade, o termo kimchi não se refere tanto a uma receita, mas sim a uma técnica de fermentação que envolve o uso de uma série de ingredientes, incluindo alho, pimenta e gengibre. Geralmente é preparado em grandes quantidades antes do inverno com a ajuda de parentes e amigos e é consumido durante toda a estação fria: o alto teor de fibras e probióticos devido à fermentação fortalece o sistema imunológico com efeitos positivos notáveis no organismo. Seu sabor intenso e picante pode ser uma novidade para nosso paladar, mas você pode ajustar o tempo de fermentação para obter o resultado que preferir. Tipicamente servido como acompanhamento de arroz, carne e peixe, o kimchi também pode ser apreciado como prato único para um reforço de bem-estar e saúde!

INGREDIENTES

Para cerca de 3 kg de kimchi
repolho chinês 1,8 kg
Sal fino 35 g
Daikon 350 g
Cebolinha fresca 200 g
Cenouras 150 g
Alho chinês 100 g
Pimenta vermelha seca 10 g - para picar
Para o molho de arroz
Farinha de arroz 25 g
Açúcar mascavo 30 g
Água 250 g
Para a pasta de gengibre
Cebolas brancas 100 g
Gengibre fresco 50 g
Alho 2 dentes

Preparação

Para preparar o kimchi, comece com o repolho chinês: depois de lavá-lo, corte-o primeiro em quartos 1 e depois em pedaços grosseiros 2. Distribua o repolho em uma bandeja e polvilhe com sal 3, misture e deixe macerar por cerca de 30 minutos. Após esse tempo, misture novamente e deixe descansar por mais 30 minutos.

Enquanto isso, prepare o molho de arroz: coloque a água em uma panela junto com a farinha de arroz 4 e o açúcar mascavo 5. Misture com um batedor e cozinhe em fogo baixo até obter uma mistura gelatinosa 6.

Transfira o molho de arroz para uma tigela e deixe esfriar à temperatura ambiente 7. Agora dedique-se ao restante dos ingredientes: descasque e corte o daikon primeiro em fatias 8 e depois em palitos finos 9.

Lave os cebolinhos e corte-os em rodelas de cerca de meio cm 10. Limpe também as cenouras e corte-as em tiras 11. Por fim, corte o alho chinês em pedaços de cerca de 1 cm 12.

Passe para a pasta de gengibre: descasque a cebola e coloque-a em um mixer 13 junto com o gengibre descascado 14 e os dentes de alho 15.

Processe até obter uma mistura homogênea 16. Neste ponto, coloque o molho de arroz em uma tigela grande 17 e adicione a pimenta seca 18.

Adicione a pasta de gengibre 19, o daikon 20 e as cenouras 21.

Adicione também o cebolinho 22 e o alho chinês 23, depois misture com uma espátula 24.

Após o tempo de maceração do repolho chinês, enxágue-o em água corrente 25 e escorra bem. Coloque o repolho em uma tigela e adicione os vegetais picantes 26. Misture com as mãos para integrar bem tudo 27.

Transfira o kimchi para um pote de fermentação de vidro 28, adicione o peso, se presente no kit de fermentação, e feche com a tampa. Deixe fermentar por pelo menos uma semana em um local fresco, longe de fontes de luz direta, ou na geladeira por pelo menos 2 semanas 29. Após esse tempo, seu kimchi estará pronto para ser usado 30!

Armazenamento

Após o período de fermentação, o kimchi é armazenado na geladeira. Quanto mais tempo for armazenado, mais a fermentação continuará, resultando em um produto de sabor mais intenso.

Conselho

No lugar do alho chinês, você pode usar cebolinha. Se você não conseguir encontrar repolho chinês, pode fazer uma variação com repolho comum; o repolho crespo não é recomendado.

Se for sua primeira vez preparando este tipo de prato, recomendamos provar o kimchi após o primeiro período de fermentação para avaliar o sabor e decidir o melhor momento para consumi-lo.

Os recipientes ideais são aqueles para fermentação com tampa específica ou potes de fermentação tradicionais, ambos disponíveis no mercado. 

Dicas e curiosidades

Quantos tipos diferentes de kimchi existem?

Parece que existem quase 200 variedades: além de variar pelo ingrediente principal (repolho, pepino, daikon, rabanetes...), também se diferenciam pelo tipo de tempero e pelo tempo de preparo.

Como se come o kimchi?

É perfeito para acompanhar pratos de carne, peixe ou arroz, mas também é usado para preparar sopas e ensopados saborosos.

Por que o kimchi é considerado um alimento saudável?

É rico em lactobacilos, essenciais para preservar a flora intestinal, assim como em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes: além disso, os coreanos consomem kimchi diariamente e não é por acaso que estão entre os povos mais longevos do mundo, como comprovado por vários estudos!

O que é Kimjang?

É uma das tradições coreanas mais típicas e enraizadas, a ocasião em que o kimchi é preparado coletivamente em grandes quantidades com a ajuda de parentes, amigos e vizinhos para ser armazenado e consumido durante todo o inverno.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.