Lasagne colorate

/5

APRESENTAÇÃO

O almoço de domingo em família significa tradição, e a lasanha é certamente um dos pratos principais preferidos nessas ocasiões. Com esta receita queremos surpreender no sabor e na apresentação, com a lasanha colorida! Uma ideia realmente original para apresentar este delicioso prato de forno à base de folhas de massa de ovo e molho bechamel colorido com três diferentes molhos de beterraba, espinafre e açafrão. Um prato de mil cores, como o “Arlequim”; de fato, a lasanha colorida é ideal para celebrar o Carnaval com alegria, talvez criando as decorações que, para você, melhor representam a festa mais divertida do ano!

INGREDIENTES

Ingredientes para uma travessa 20x30
Lasanha de ovo 500 g
Cebolas 1
Aipo 1 talo
Cenouras 1 - média
Vitelo 600 g - moída
Parmigiano Reggiano DOP 50 g - para ralar
Caldo de legumes 250 g
Tomilho quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Vinho branco seco 50 ml
Para 1 litro de molho bechamel colorido
Leite inteiro 1 l
Espinafre 100 g
Manteiga 100 g
Farinha tipo 00 100 g
Beterraba pré-cozida 80 g
Açafrão 1 saquinho
Alho 1 dente
Sal fino 1 pitada
Noz-moscada quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar a lasanha colorida, comece pelo molho de carne: prepare o picado de cebola, aipo, cenoura 1 e refogue em fogo baixo por alguns minutos, adicionando Caldo de legumes 2. Quando os vegetais estiverem macios, adicione a carne moída 3, misture e tempere com sal e pimenta a gosto; deixe cozinhar o molho de carne branco por pelo menos 30 minutos.

Na metade do cozimento, você pode adicionar o vinho branco 4; quando o molho estiver pronto, desligue o fogo e reserve. Enquanto isso, prepare o Bechamel: em uma panela, coloque a manteiga para derreter, em seguida, adicione a farinha peneirada aos poucos 5, mexendo com um batedor para não formar grumos 6.

Adicione o leite previamente aquecido aos poucos 7 e continue mexendo para engrossar a mistura em fogo baixo; você pode aromatizar com noz-moscada ralada e adicionar uma pitada de sal. Quando o bechamel atingir uma consistência cremosa, desligue o fogo e divida-o em três tigelas pequenas 8 (cubra-as com filme plástico em contato para não formar uma película na superfície). Em uma panela à parte, adicione um fio de azeite e o alho amassado, depois cozinhe o espinafre previamente lavado 9.

Serão necessários apenas alguns minutos para murchar, então adicione sal 10 e pimenta a gosto antes de desligar o fogo. Bata o espinafre cozido 11 e reserve. Proceda com a limpeza das beterrabas: corte-as em cubos 12

e bata no liquidificador (13-14), depois tempere com uma colher de chá de azeite 15 e sal a gosto.

Por último, em uma tigela pequena, dissolva o açafrão em pó com um pouco de caldo de legumes (16-17). Agora você tem todas as preparações prontas 18.

Tempere as tigelas de bechamel com os diferentes cremes: de espinafre 19, de beterraba 20 e de açafrão, para ter três bechamels de cores e sabores diferentes 21.

Neste ponto, pegue uma assadeira retangular de 20x30 cm, despeje um pouco de azeite no fundo e um pouco de creme de açafrão. Coloque as folhas de massa de ovo 22, uma camada de molho de carne 23 e uma de creme de beterraba; polvilhe com queijo parmesão ralado e tomilho picado 24.

Continue com outra camada de folha 25, então alterne as camadas com molho de carne, parmesão, os outros dois cremes coloridos e o tomilho até acabar os ingredientes (você pode terminar com o bechamel de espinafre). Então, espalhe o molho de carne restante 26 e polvilhe com parmesão 27.

Coloque os bechamels coloridos restantes em sacos de confeitar 28 e crie motivos decorativos coloridos 29. Você pode cozinhar a lasanha colorida em forno estático pré-aquecido a 180°C por 40 minutos (ou em forno ventilado a 160°C por 30 minutos). Retire a lasanha colorida do forno 30 e sirva-a bem quente!

Conservação

Você pode conservar a lasanha colorida na geladeira, coberta com filme plástico ou em um recipiente hermético por 1-2 dias. Pode ser preparada no dia anterior, mantida na geladeira coberta com filme plástico e cozida no dia seguinte. É possível congelá-la, apenas se todos os ingredientes forem frescos, de preferência ainda crua: para cozinhá-la, basta descongelar na geladeira cerca de 24 horas antes e depois cozinhá-la no forno.

Conselho

Variações para criar cores? Experimente com ervas para o verde, cenouras ou batatas roxas, abóbora para o amarelo-laranja ou tomate para o vermelho! Se você preferir um sabor mais intenso, pode sempre substituir o parmesão por queijo pecorino!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.