Lasanha de couve

/5

APRESENTAÇÃO

Impossível resistir a um prato de Lasanha à bolonhesa... cremosa e convidativa, para descobrir camada após camada. Inspirados por esta delícia caseira, exploramos outras variantes criativas como a lasanha de couve, um prato principal que foge dos padrões habituais: em vez da típica massa de Massa fresca de ovo (massa e formatos), de fato, usamos folhas de couve que se alternam com molho à bolonhesa e bechamel em um original gratinado gratinado no forno, de sabor rústico e genuíno. A couve, de simples acompanhamento, torna-se assim protagonista de um dos pratos mais requintados! Ideias para substituir a massa dentro da lasanha nunca nos faltaram; você também pode experimentar nossas lasanhas com Lasanha de pão carasau ou aquelas com pão de forma, saborosas e originais!

INGREDIENTES

Repolho 16 folhas
Tente 350 g
Grana Padano DOP 50 g
para o molho à bolonhesa
Aipo 1 talo
Cebolas brancas 1
Cenouras 1
Alho 1 dente
Carne de boi 300 g - moído
Passata de tomate 700 g
Água 300 g
Vinho tinto 60 g
Alecrim 1 raminho - picado
Sal fino quanto baste
para o bechamel
Manteiga 100 g
Leite inteiro 1 l
Farinha tipo 00 100 g
Noz-moscada quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar a lasanha de couve, comece fazendo o molho à bolonhesa. Pique finamente com a faca o aipo, a cenoura descascada e aparada, e a cebola descascada 1. Despeje o óleo em uma panela e adicione o picadinho para o refogado 2 e o alho esmagado 3. Refogue por cerca de dez minutos em fogo brando, mexendo de vez em quando.

Quando o refogado estiver bem dourado 4, adicione a carne moída de boi 5. Refogue lentamente por cerca de dez minutos, mexendo de vez em quando. Adicione o vinho tinto para aromatizar 6.

Assim que o álcool evaporar, tempere com o alecrim 7, despeje o purê de tomate 8 e a água 9.

Adicione uma pitada de sal, mexa, cubra com a tampa 10 e deixe cozinhar em fogo médio por 10 minutos, depois abaixe o fogo e continue cozinhando por 2 horas. Enquanto isso, prepare o bechamel. Aqueça o leite em uma panela 11 e, à parte, derreta 100 g de manteiga em fogo baixo 12.

Desligue o fogo e adicione 100 g de farinha 13 à manteiga derretida, mexendo com um batedor de arame para evitar a formação de grumos 14. Em seguida, volte ao fogo brando e mexa até dourar. Aromatize o leite com noz-moscada e uma pitada de sal e adicione um pouco de leite quente à mistura para diluir o fundo, depois adicione o restante 15, mexa vigorosamente com o batedor. Cozinhe por 5-6 minutos em fogo baixo até que o molho engrosse e comece a ferver.

Reserve o bechamel 16. Agora trabalhe com a couve. Retire 16 folhas da couve. Remova o talo interno 17 obtendo duas folhas menos curvas 18.

Cozinhe-as um pouco de cada vez em água salgada fervente 19. Dependendo da espessura das folhas, o tempo de cozimento varia de 5 a 10 minutos. Assim que estiverem macias, escorra-as 20 e transfira para uma bandeja forrada com um pano de prato e deixe secar 21.

Corte o queijo provolone em cubos 22. Enquanto isso, o molho à bolonhesa já estará pronto 23 e você poderá montar a lasanha. Pegue uma forma retangular de 20x30 cm, coloque uma camada de bechamel no fundo 24.

Coloque 4 folhas de couve 25, distribua o molho à bolonhesa por cima 26 e complete com o queijo provolone e o queijo ralado 27.

Continue com outra camada de couves, depois o bechamel 28, o molho à bolonhesa e os queijos. Continue assim até terminar os ingredientes, devem resultar 4 camadas. Para a última camada, distribua a couve 29, o molho à bolonhesa, o bechamel 30.

e polvilhe apenas com o queijo ralado 31. Cozinhe em forno estático já aquecido a 200°C por 30 minutos e depois continue por 5 minutos com o grill. Retire a lasanha de couve do forno 32, deixe esfriar um pouco antes de servir 33.

Conservação

A lasanha de couve pode ser armazenada por 3-4 dias na geladeira. Você pode congelá-la após o cozimento, se tiver usado ingredientes frescos.

O molho à bolonhesa e o bechamel podem ser conservados na geladeira por alguns dias e podem ser congelados após o cozimento.

Conselho

Tenha cuidado ao selecionar folhas de mesma espessura para um cozimento homogêneo e um melhor resultado final.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.