Lasanha vegetariana

/5

APRESENTAÇÃO

A lasanha vegetariana é uma versão mais leve e colorida da clássica Lasanha à bolonhesa, prato principal amado por adultos e crianças, e protagonista indiscutível dos almoços de domingo de muitas famílias italianas! Com suas apetitosas camadas de massa recheadas com molho de vegetais e Bechamel, a lasanha vegetariana saberá conquistar até os paladares mais exigentes! Nós utilizamos abobrinhas, espinafre, cenouras e cogumelos champignon, mas gostamos de pensar nessa receita um pouco como um “esboço”, uma sugestão para enriquecer ou variar seguindo o gosto ou a natureza: uma paleta que no verão se colore de pimentões e berinjelas, onde na primavera aparecem aspargos e ervilhas-tortas e no inverno abóbora, beterraba, couve-flor... seja qual for a estação ou a ocasião, esta variante veg da lasanha de forno saberá enriquecer de aromas e cores seus menus de festa, ou se tornar um prato único substancioso e genuíno para saborear em generosas porções.

Experimente também as Lasanha branca vegetariana e estas outras apetitosas variantes: 

INGREDIENTES

Lasanha de ovo 270 g - secas
Scamorza (provolone) 250 g
Queijo ralado 120 g
Para o molho de vegetais
Passata de tomate 400 g
Cogumelos champignon 300 g
Abobrinhas 220 g
Espinafre 200 g
Cebolas roxas 200 g
Cenouras 180 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Para o molho bechamel
Leite inteiro 600 g
Farinha tipo 00 50 g
Manteiga 50 g
Sal fino quanto baste
Noz-moscada quanto baste

Preparação

Para preparar a lasanha vegetariana comece pelo molho bechamel: em uma panela, aqueça o leite, aromatizado com sal e noz-moscada 1. Enquanto isso, em outra panela, derreta a manteiga, depois adicione a farinha de uma só vez 2 e mexa vigorosamente para dissolver os grumos 3.

Continue a cozinhar mexendo com o batedor até que a mistura fique dourada 4; assim você obteve o roux, base espessante típica de muitos molhos. Agora despeje parte do leite quente 5 e mexa imediatamente para dissolver os grumos. Em seguida, despeje o restante do leite e continue mexendo até que o molho bechamel atinja a densidade desejada 6; isso levará 3-4 minutos. Enquanto continua com a receita, mantenha o molho bechamel de lado, coberto com filme plástico em contato.

Cuide dos vegetais: corte e descasque as cenouras 7 e corte-as ao comprido em fatias de alguns milímetros de espessura 8. Divida as fatias em 2-3 partes para obter bastões planos de 2-3 cm 9.

Faça o mesmo com as abobrinhas 10, não é necessário descascá-las. Para os cogumelos, elimine a base terrosa dos caules e limpe-os esfregando-os cuidadosamente com um pano úmido 11. Por fim, corte-os em fatias 12.

Limpe as cebolas e corte-as primeiro ao meio e depois em fatias finas 13. Em uma frigideira grande e antiaderente com um fio de azeite, coloque as cebolas 14 e cozinhe em fogo médio, mexendo frequentemente, por cerca de 5 minutos, até ficarem translúcidas e ligeiramente caramelizadas 15; isso as tornará mais digeríveis e criará uma base saborosa para o molho.

Agora você pode adicionar os outros vegetais: as cenouras 16, as abobrinhas 17 e os cogumelos 18.

Adicione também uma pitada de sal 19 e deixe em fogo médio-alto por mais 5 minutos. Em seguida, adicione o molho de tomate 20 e misture bem 21.

Cubra com a tampa 22 e cozinhe por 15 minutos, mexendo quando necessário. Neste ponto, adicione o espinafre 23; se estiverem muito volumosos, você pode adicioná-los em duas vezes. Misture para fazê-los murchar e em um par de minutos estarão prontos 24. Ajuste o sal se necessário e reserve.

Agora você pode montar sua lasanha: depois de espalhar uma leve camada de bechamel no fundo da travessa, coloque as primeiras folhas de massa, certificando-se de cobrir completamente o fundo 25. Cubra com outra camada de bechamel 26, depois distribua o molho de vegetais 27.

Enriqueça a camada com a muçarela em fatias 28 e com o queijo ralado 29, depois repita as camadas procedendo da mesma maneira 30: no total, você obterá 5.

Chegando à última camada de folhas 31, distribua o molho restante 32 e espalhe mais uma leve camada de bechamel 33, que protegerá os vegetais do calor direto do forno.

Omita a muçarela e abundante com o queijo ralado que contribuirá para formar uma bela crosta 34. Asse a lasanha a 180°C na prateleira do meio do forno, em modo estático, e cozinhe por cerca de 35 minutos 35. Se necessário, adicione um minuto de grelha para dourar perfeitamente a superfície. Uma vez retiradas do forno, suas lasanhas vegetarianas estão prontas para serem servidas 36!

Conservação

A lasanha vegetariana pode ser conservada na geladeira em um recipiente hermético por 2-3 dias.

Elas podem ser congeladas tanto cruas quanto cozidas.

Conselho

Se, como nós, você usar uma travessa com cantos arredondados, recomendamos "cortar" os cantos das folhas de lasanha, para adaptá-las melhor.

O molho de vegetais pode ser feito com qualquer vegetal da estação, tendo apenas o cuidado de ajustar o tempo de cozimento. Se você usar, por exemplo, outros vegetais de folhas como a couve ou brotos de nabo no lugar do espinafre, certifique-se de adicioná-los antes para garantir um cozimento adequado. Alternativamente, você pode escaldá-los separadamente e adicioná-los nos últimos 2 minutos.

Para fazer uma Lasanha vegana, você pode usar alternativas vegetais ao molho bechamel e aos queijos e escolher folhas secas sem ovos.

A lasanha vegetariana é um excelente prato vegetariano para o almoço de Natal!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.