Língua salgada com molho verde

/5

APRESENTAÇÃO

A língua salgada é uma receita antiga que faz parte da tradição culinária do Vêneto e hoje é considerada um dos Produtos Agroalimentares Tradicionais Típicos da região. Esta preparação surgiu como método de conservação da língua bovina: o próprio nome fazia referência ao salmistro, o termo usado antigamente pelos camponeses para indicar o sal, utilizado como conservante para este produto. Antigamente, a língua era considerada o melhor pedaço dentre as miudezas, reservado às classes nobres e usado em pratos de carne requintados como a galantina. Aqui, propomos uma receita simples e caseira onde a língua salgada, após um longo cozimento que a deixa macia, é acompanhada pelo típico molho verde, um molho rico e aromático à base de salsa, muito difundido nas regiões do Norte da Itália, perfeito para dar sabor a pratos de carne como cozidos. A língua salgada é uma receita ideal para quem ama reviver à mesa os sabores populares de outrora, ainda hoje muito apreciados. Descubra a nossa versão!

Experimente também a receita do cozido piemontês, outra receita que combina perfeitamente com o molho verde!

INGREDIENTES

Ingredientes para a língua
Língua salgada 1 ¼ kg
Água quanto baste
Casca de limão 1
Louro 2 folhas
Pimenta-do-reino em grãos 15
para o molho verde
anchovas em óleo 3 filés
Alho 2 dentes
Salsa 120 g
Alcaparras em sal 1 colher
Gemas 2
Vinagre de vinho branco 50 g
Pão duro 80 g - miolo de pão
Azeite virgem extra 150 g
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar a língua salgada, primeiro lave-a sob água corrente 1 e depois deixe-a de molho por 2-3 horas. Após esse tempo, coloque a língua em uma panela alta, adicione todos os aromas: a casca de limão 2, o louro e os grãos de pimenta e, em seguida, cubra completamente com água 3.

Cozinhe com a tampa 4 por 2 horas após a fervura, deixando ferver lentamente. Enquanto isso, prepare o molho verde. Coloque água em uma panela, mergulhe os ovos 5 que devem estar cobertos com água e cozinhe por cerca de 8-9 minutos. Depois, deixe-os esfriar por alguns instantes antes de descascá-los 6.

Passe as gemas por uma peneira para um recipiente 7. Depois, retire a crosta do pão 4 e corte a miolo em pedaços que você colocará em uma tigela junto com o vinagre de vinho 8. Deixe de molho por cerca de dez minutos. Enquanto isso, descasque o alho e dessalinize as alcaparras enxaguando-as repetidamente sob água corrente e, em seguida, pique junto com o alho, as alcaparras e as anchovas 9.

Na tigela com as gemas, adicione a mistura de aromas e o pão espremido 10. Pique finamente as folhas de salsa, bem lavadas e secas 11 e adicione-as à mistura 12.

Salgue, apimente e misture bem, tempere finalmente com o azeite de oliva extra virgem 13. O molho está pronto 14, reserve. Após o tempo de cozimento da língua, escorra-a 15,

deixe esfriar um pouco e faça um corte na camada cinza mais superficial com uma faca 16 e retire-a com as mãos 17. Depois de remover essa parte mais externa, você pode fatiar finamente a língua 18.

Distribua as fatias em uma bandeja 19 e cubra-as com o molho verde 20. A língua salgada está pronta para ser servida 21.

Conservação

A língua salgada pode ser conservada por alguns dias na geladeira. O molho verde pode ser conservado na geladeira por vários dias, o importante é mantê-lo em um pote de vidro e cobrir bem com azeite, como se fosse pesto genovês.

Conselho

A língua salgada também é deliciosa apreciada com mostarda.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.