Hambúrgueres piemonteses

/5

APRESENTAÇÃO

Diga a verdade... as vezes que você se senta em uma boa hamburgueria e folheia o menu, não sabe qual pecado da gula satisfazer! Hambúrguer clássico, com cebolas caramelizadas ou produtos DOP ou talvez o mais especial hambúrguer vegetariano... a partir de hoje, adicione à lista também o hambúrguer piemontês, mas feito em casa para um jantar entre amigos que, como você, são amantes desses suntuosos e deliciosos sanduíches recheados! Preparar o hambúrguer piemontês é muito simples, basta se inspirar na receita tradicional do Piemonte, escolhendo a típica carne de fassona moída na hora, o queijo toma e fazer um saboroso molho verde. Descubra como prepará-los passo a passo e presenteie-se com o clássico sino de pedido, porque as encomendas que você receberá aumentarão em breve... mais do que as das hamburguerias típicas!

Não perca também estas receitas:

INGREDIENTES

Ingredientes para 4 hambúrgueres de 180 g cada um
Pão de hambúrguer 4
Carne de boi 520 g - picado
Toma piemontês 120 g
Azeite virgem extra 1 fio
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para as batatas
Batatas 200 g
Alecrim 4 raminhos
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para o molho verde
Ovos 1
anchovas em óleo 1 filé
Alho 1 dente
Azeite virgem extra 35 g
Salsa 30 g
Pão duro 40 g - somente miolo
Alcaparras em sal 1 colherinha
Vinagre de vinho branco 10 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar os hambúrgueres piemonteses, comece pela carne. Coloque a carne em uma tigela e tempere com um fio de azeite 1. Misture bem e molde na forma clássica de hambúrguer que deve pesar cerca de 180 gramas; repita o processo para todos, dispondo-os em um prato 2. Cubra com filme plástico e deixe compactar na geladeira por cerca de meia hora 3.

Enquanto isso, cuide das batatas: lave-as cuidadosamente e depois seque-as. Com um fatiador, corte-as finamente em fatias de cerca de 1-2 milímetros (alternativamente, você pode usar a faca, o importante é obter fatias realmente finas) 4. Depois, mergulhe os discos em água fria e deixe-os assim por meia hora, dessa forma perderão o amido; mantenha-as de lado à temperatura ambiente 5. Enquanto isso, prepare o molho verde. Comece pelos ovos cozidos, mergulhe-os em água fria, acenda o fogo e, a partir do momento da fervura, conte 9 minutos.

Quando os ovos estiverem cozidos, escorra-os e enxágue-os brevemente em água fria para descascar sem se queimar 7, finalmente, corte-os ao meio para recuperar apenas as gemas cozidas que serão peneiradas em uma peneira de malha fina com a ajuda de uma colher: assim você obterá uma pasta densa 8. Coloque o miolo de pão amanhecido e cortado em pedaços em um recipiente, adicione o vinagre de vinho e deixe amolecer por cerca de dez minutos 9.

Enquanto isso, você pode picar finamente com uma faca as alcaparras dessalinizadas, os filés de anchovas e o dente de alho descascado e sem o germe, assim obterá uma pasta rica e aromática; por fim, pique também a salsinha 10. Neste ponto, está tudo pronto. Na tigela com as gemas, adicione a pasta aromática, o miolo espremido 11 e a salsinha e misture tudo. Para finalizar, adicione também o azeite e misture novamente. Seu molho verde está pronto, reserve-o 12.

Retome as batatas, escorra-as e depois seque-as bem 13. Coloque-as em uma tigela e tempere com azeite, sal e pimenta 14 e, finalmente, distribua-as em uma assadeira levemente untada e coloque por cima 2 raminhos de alecrim. Asse em forno pré-aquecido na modalidade ventilada a 170° por 20 minutos 15.

Quando estiverem cozidas, reserve-as 16. Enquanto isso, corte o queijo toma piemontês em 4 fatias finas 17 e remova a parte externa 18.

Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite, enquanto isso, retire os hambúrgueres e remova o filme plástico, ajuste o sal e a pimenta em ambos os lados. Cozinhe em fogo médio-alto por 4 minutos 19, depois vire-os e adicione um pouco de água ao fundo da frigideira 20, em seguida, coloque o queijo toma sobre os medalhões 21

e cubra com a tampa, dessa forma a umidade que se formará cozinhará a carne deixando-a macia e suculenta 22 e continue cozinhando por mais 4 minutos 23. Finalmente, passe para a montagem do hambúrguer. Pegue o pão e divida-o em duas partes. Na base, distribua um pouco de molho verde 24.

Depois coloque o hambúrguer e espalhe mais um pouco de molho verde 25, depois as batatas 26 e, finalmente, feche com a outra metade do pão. Repita o processo até terminar os ingredientes e aqui estão seus hambúrgueres piemonteses prontos: bom apetite!

Conservação

Recomenda-se consumir os hambúrgueres piemonteses imediatamente, pois a carne, uma vez resfriada e depois reaquecida, perderá sua maciez.
Se preferir, os hambúrgueres cozidos, mas mantidos sem condimento e pão, podem ser armazenados na geladeira por no máximo um dia.
No que diz respeito à carne crua, é aconselhável usá-la o mais rápido possível e não mantê-la na geladeira por muito tempo.
Aconselha-se evitar a congelação.

Conselho

Se você não gosta do molho verde ou quer experimentar um tempero diferente, use um molho maionese aromatizado com alho.
As batatas também podem ficar mais saborosas, basta polvilhá-las com um pouco de páprica defumada assim que saírem do forno!
Uma folha de alface e uma fatia de tomate costado podem enriquecer seu sanduíche.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.