Maritozzi deliciosos

/5

APRESENTAÇÃO

Imagine-se passeando por Roma e tendo uma súbita vontade de doce, encontrando-se admirando as belezas da Capital saboreando um doce macio e cheio de creme. Vamos descobrir esta maravilha com o chef Fabrizio Fiorani que preparou para nós uns maritozzi deliciosos, tão macios que parecerão um sonho saboreá-los. E qual maior satisfação do que prepará-los em casa com doses e segredos para um resultado perfeito? Segredos porque o maritozzo não tem uma receita codificada, cada um tem seu próprio método para torná-los macios e perfumados. Por exemplo, o chef Fiorani utiliza o lievitino, adiciona mel, laranja e baunilha para um perfume inebriante e segue a tradição de incorporar pinhões e passas na massa. Não nos deteremos nas diferenças entre os maritozzi típicos romanos, os do Lácio ou os abruzzeses porque todos são fabulosos. Convidamos você a preparar sua receita e nos contar suas sensações, mordida após mordida envolto em uma nuvem de chantilly!

INGREDIENTES

Ingredientes para o lievitino
Água 100 g - (natural, em garrafa)
Fermento biológico fresco 5 g
Farinha tipo 0 100 g - (Força = W 320)
Para a massa (para cerca de 20 maritozzi)
Farinha tipo 0 400 g - com W 320
Açúcar 55 g
Fermento biológico fresco 8 g
Mel 10 g
Leite inteiro 175 g - (fresco, frio de geladeira)
Ovos 125 g - (cerca de 2 médias, em temperatura ambiente)
Casca de laranja 1
Azeite virgem extra 75 g
Sal fino 10 g
Uvas passas 90 g
Pinhões 50 g
Fava de baunilha 1
para pincelar
Ovos quanto baste
Creme de leite fresco líquido quanto baste
para rechear
Creme de leite fresco líquido 400 g
para decorar
Açúcar de confeiteiro quanto baste

Preparação

Para preparar os maritozzi, primeiro prepare o lievitino. Em uma tigela, coloque a água 1, adicione o fermento 2 e misture com um batedor até dissolver 3.

Em seguida, adicione a farinha 4 e misture com uma espátula 5, apenas o tempo necessário para obter uma mistura homogênea. Cubra com filme plástico 6.

Deixe descansar por 2 horas a uma temperatura de cerca de 30°: forno desligado com a luz acesa é suficiente 7. Quando o lievitino tiver dobrado de volume, coloque a farinha na tigela de uma batedeira planetária equipada com gancho 8, adicione o fermento esfarelado 9.

o açúcar e o mel 10. Adicione também o leite frio 11 e os ovos 12.

Trabalhe a mistura até que esteja bem incorporada 13. Adicione a casca de laranja ralada, tomando cuidado para pegar apenas a parte laranja 14 e as sementes de uma vagem de baunilha 15.

Continue trabalhando até que sejam absorvidos, depois adicione o lievitino e misture novamente. Quando estiver incorporado, adicione o azeite de oliva extravirgem lentamente, em 2-3 vezes.

Quando estiver bem absorvido, adicione o sal 19, as passas 20 e os pinhões 21.

Continue amassando até que estejam bem incorporados 22. Transfira a massa para uma superfície 23, boleie e coloque em uma tigela 24.

Unte levemente um pedaço de filme plástico 25 e use-o para selar a tigela 26. Deixe fermentar por 2 horas à temperatura ambiente, depois coloque na geladeira durante a noite. No dia seguinte, remova o filme plástico 27.

e transfira a massa para a superfície de trabalho enfarinhada 28. Usando um raspador, faça 20 pedaços de cerca de 50 g 29. Faça dobras rápidas 30,

depois boleie as bolinhas 31 e, gradualmente, coloque-as em uma assadeira com um tapete microperfurado, se possível 32. Cubra com o filme plástico previamente untado 33 e deixe fermentar por mais uma hora.

Remova cuidadosamente o filme plástico 34. Em uma tigelinha, coloque partes iguais de creme de leite e ovos 35, bata e use para pincelar os maritozzi 36.

Asse em forno estático pré-aquecido a 190° por 7-8 minutos 37, depois retire do forno e deixe esfriar. Bata o creme de leite (sem adicionar açúcar) 38 e coloque em um saco de confeitar 39.

Corte os maritozzi lateralmente 40 e esprema bastante creme dentro 41 e alise bem com uma espátula 42.

Peneire com açúcar de confeiteiro 43 44 e continue assim com todos os outros. Sirva e aproveite na companhia 45.

Conservação

Os maritozzi, uma vez assados, podem ser conservados, sem recheio, sob uma cúpula de vidro por alguns dias ou podem ser congelados. No momento de servir, basta recheá-los com creme.

Uma vez recheados, recomendamos consumi-los imediatamente ou, no máximo, dentro de algumas horas. Você pode eventualmente armazená-los na geladeira.

Conselho

Se você não gosta de passas e pinhões, pode omiti-los na preparação da receita.

No lugar do mel, você pode usar a mesma quantidade de malte ou açúcar.

Se não tiver um tapete microperfurado, pode usar papel manteiga.

Recomendamos usar um pincel de silicone, pois aqueles com cerdas podem soltar cerdas que vão grudar nos seus doces.

É importante que a temperatura do leite seja "frio da geladeira" enquanto os ovos devem ser adicionados à temperatura ambiente.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.