Mousse de café na xícara com cantucci
 
				- Energía Kcal 1205
- Carboidratos g 87.4
- dos quais açúcares g 86.8
- Proteína g 16.8
- Gorduras g 87.6
- das quais gorduras saturadas g 51.17
- Fibra g 1.7
- Colesterol mg 169
- Sódio mg 213
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 40 min
- Porção: 4
- Custo: Médio
- Notas mais uma noite para aromatizar a mousse e 2 h para resfriá-la
APRESENTAÇÃO
A mousse de café na xícara com cantucci é uma pequena delícia caracterizada pelo inconfundível aroma e fragrância de café. 
Trata-se de uma sobremesa refinada que lembra na aparência a clássica xícara de café da moka, feita com duas mousses de café merengadas: uma dupla camada de cremosas e perfumadas mousses que vão conquistar você na primeira mordida. Para acompanhar a mousse Bolo de caneca (Mug cake) fizemos crocantes cantucci de avelãs, biscoitinhos fragrantes que criam o contraste ideal com a mousse macia. 
Se você quiser impressionar seus convidados com uma sobremesa de colher refinada e graciosa, siga nossa receita passo a passo e o sucesso será garantido!
INGREDIENTES
- Ingredientes para 30 cantucci
- Farinha 250 g
- Açúcar 140 g
- Avelãs 125 g
- Manteiga 50 g
- Café 10 g
- Ovos 3
- Fermento químico em pó 2 g
- Sal fino quanto baste
- para a mousse clara
- Creme de leite fresco líquido 250 ml
- Grãos de café 50 g
- Açúcar de confeiteiro 20 g
- Gelatina em folhas 3 g
- para a mousse escura
- Creme de leite fresco líquido 200 ml
- Açúcar 125 g
- Café 30 ml
- Claras 2
- Gelatina em folhas 5 g
Preparação
 
										Para preparar a mousse de café na xícara com cantucci, comece preparando o café com a moka: coloque a água fria, de preferência com baixo teor de calcário, dentro da caldeira até a válvula de segurança 1 (caso contrário, você obterá um café mais longo). Encha o filtro com o café moído 2 e nivele a cada colher de café adicionada, batendo o filtro na mesa com movimentos firmes 3, até atingir a borda do filtro.
 
										Não pressione com a colher, nem faça furos e aperte bem a cafeteira 4 (para evitar que o café vaze pelas laterais enquanto sobe), em seguida, coloque em uma chama baixa e constante para obter um café encorpado. À medida que o café sobe, formará uma espuminha densa 5; recomendamos não deixar borbulhar por muito tempo para manter intactos o aroma e a doçura. Em seguida, desligue o fogo e seu café para usar na preparação está pronto: misture diretamente na moka com uma colher para torná-lo mais homogêneo 6.
 
										Agora cuide da preparação dos cantucci: como primeira coisa, pré-aqueça o forno a 190° e quando atingir a temperatura, toste as avelãs bem dispostas em uma assadeira 7 por 3-4 minutos; em seguida, retire do forno e deixe esfriar. Depois, prossiga para formar a massa dos cantucci: coloque os 4 ovos inteiros e uma gema na batedeira 8 (ou em uma tigela grande) e adicione a pitada de sal e o açúcar refinado. À parte, peneire as farinhas e adicione o fermento 9
 
										e o café em pó 10. Pique grosseiramente as avelãs com o mixer 11. Depois, quando a mistura de ovos e açúcar estiver clara e espumosa, adicione os pós 12
 
										Adicione agora a manteiga derretida 13, as avelãs 14 e misture para obter uma mistura quebradiça e macia 15.
 
										Transfira a mistura para uma bancada enfarinhada 16 e compacte-a com as mãos para obter uma bola uniforme. Cubra a massa com filme plástico 17 e coloque na geladeira para endurecer por pelo menos meia hora. Após esse tempo, recupere a massa, faça 3 filões com cerca de 30 cm de comprimento 18;
 
										transfira os filões para uma assadeira coberta com papel manteiga, pincele-os com o ovo inteiro 19 levemente batido e asse por 20 minutos em forno pré-aquecido a 190°. Após esse tempo, retire os filões 20, deixe esfriar por alguns minutos e, em seguida, corte-os na diagonal 21 para obter biscoitos (cantucci) de cerca de 1-1,5 cm.
 
										Coloque os biscoitos obtidos novamente na assadeira e deixe 'torrar' no forno a 170° por cerca de 10-15 minutos 22. Agora você pode se dedicar à mousse escura preparando o merengue de café: Coloque em uma panela de fundo grosso 30 ml de café e 75 g de açúcar refinado 23, aqueça a mistura em fogo baixo e mexa para dissolver o açúcar; assim que a calda começar a ferver, mergulhe o termômetro de cozinha apropriado, que indicará a temperatura, quando a calda atingir 116°. Comece a bater as claras em neve em velocidade média com uma batedeira equipada com batedores e, assim que ficarem brancas, adicione 50 g de açúcar. As claras devem estar bem firmes quando a calda atingir 121°C. Quando a calda atingir a temperatura acima indicada, despeje-a lentamente nas claras 24,
 
										continuando a bater com os batedores até o completo resfriamento do merengue 25. Deixe a gelatina de molho em água fria para amolecer e depois derreta em 50 ml de creme de leite morno 26. À parte, bata 150 ml de creme de leite com um batedor elétrico 27 seguindo o guia como montar o chantilly.
 
										e incorpore-a ao merengue delicadamente 28. Adicione a mistura de creme de leite e gelatina 29 e deixe a mousse endurecer na geladeira por pelo menos 2 horas. A mousse escura está pronta, agora dedique-se à clara: coloque a gelatina para amolecer em água fria 30,
 
										aromatize 200 ml de creme de leite líquido com os grãos de café e deixe em infusão por pelo menos uma noite na geladeira 31. Após esse tempo, remova os grãos de café escorrendo o creme 32 e bata o creme com o açúcar de confeiteiro 33. À parte, derreta a gelatina amolecida em água fria e bem espremida em 50 ml de creme de leite morno.
 
										Adicione a gelatina derretida à mousse 34 e deixe a mousse endurecer na geladeira por pelo menos 2 horas. Após esse tempo, você pode montar a sobremesa: pegue copinhos e despeje ¾ da mousse escura com um saco de confeitar, depois complete a superfície com a mousse clara 35. Termine polvilhando com cacau em pó amargo 36. Sirva a mousse de café na xícara acompanhada dos cantucci de avelãs.