Mousse de café com charuto

/5

APRESENTAÇÃO

Já pensaram no presente perfeito para o dia dos pais? Além dos clássicos zeppole, tentamos vocês com outras sobremesas tradicionais como as raviole emilianas. Hoje sugerimos uma ideia deliciosa e original para celebrar esta data alegre: não se trata das habituais gravatas, mas de uma sobremesa que irá surpreender vocês à primeira mordida! Aqui está a mousse de café com charuto, uma sobremesa composta por um biscoito recheado com ganache, acompanhado por uma mousse suave e fresca de mascarpone e café. Se você servir esta delícia com um bom copo de vinho doce ou um bom licor, o sucesso é garantido! Que presente melhor para surpreender seu pai do que uma doce surpresa preparada com suas próprias mãos: com esta mousse você conquistará o coração dele com toda a doçura que ele merece!

Se, em vez disso, você quiser fazer uma sobremesa mais majestosa, aqui está a nossa receita do bolo para o dia dos pais.

INGREDIENTES

Ingredientes para 4 mousses
Café 60 g
Mascarpone 500 g
Creme de leite fresco líquido 200 g
Açúcar de confeiteiro 50 g
Gelatina em folhas 5 g
para os charutos
Água 25 g
Claras 80 g
Cacau em pó amargo 15 g
Farinha de amêndoas 90 g
Açúcar de confeiteiro 90 g
Açúcar 100 g
para a ganache
Creme de leite fresco líquido 100 g
Chocolate amargo 125 g
Café solúvel 2 colherinhas
para decorar
Chocolate amargo quanto baste

Preparo

Para preparar a mousse de café com charuto, comece pela mousse: coloque a gelatina em folhas de molho em uma tigelinha com água fria por pelo menos 10 minutos 1, depois a escorra e dissolva no café que você já terá preparado com a cafeteira, deixando amornar 2. Adicione o mascarpone e misture tudo mexendo com um batedor de arame 3.

Bata o creme de leite com o açúcar de confeiteiro 4 e incorpore-o ao creme de mascarpone que você preparou 5, mexendo de baixo para cima para não desmontar 6. Em seguida, cubra a mistura com filme plástico em contato direto e coloque na geladeira por 2 horas para firmar.

Enquanto isso, dedique-se aos charutos. Em uma tigela, coloque a farinha de amêndoas, o cacau e o açúcar de confeiteiro peneirados 7; adicione metade da clara de ovo 8 e misture até obter uma massa homogênea 9.

Em uma panelinha, aqueça a água junto com o açúcar granulado 10: quando a temperatura atingir 114°C (você pode medir com a ajuda de um termômetro de cozinha), comece a bater as claras restantes em neve. Quando a temperatura atingir 121°C, despeje a calda em fio nas claras e continue batendo até que o merengue esfrie 11. Neste ponto, incorpore o merengue à mistura de cacau que você preparou anteriormente 12,

misturando com uma espátula de cozinha 13. Transfira a mistura obtida para um saco de confeitar com bico liso de 1 cm de diâmetro e faça bastões de cerca de 10 cm em uma assadeira forrada com papel manteiga 14. Depois de terminar 15, asse em forno estático pré-aquecido a 160°C por 13-15 minutos (ou a 140°C por 10-12 minutos em forno ventilado).

Quando os charutos estiverem prontos 16, retire do forno e deixe esfriar. Enquanto isso, prepare a ganache: leve o creme de leite para ferver e adicione o café solúvel 17. Mexa com uma colher para dissolvê-lo e despeje tudo sobre o chocolate amargo picado finamente 18.

Misture até dissolver completamente 19, depois cubra com filme plástico em contato direto e deixe esfriar primeiro em temperatura ambiente e depois na geladeira. Decorrido o tempo necessário, você pode montar sua sobremesa: despeje a mousse em cinzeiros com a ajuda do saco de confeitar 20 e rale um pouco de chocolate amargo como decoração 21.

Recheie os charutos com a ganache com a ajuda de um saco de confeitar sem bico ao qual você pode fazer um furo 22 e feche-os com a outra metade 23. Finalmente, você pode servir e saborear sua mousse de café com charuto acompanhada de um bom copo de vinho doce 24!

Conservação

Você pode conservar a mousse de café com charuto por no máximo 1-2 dias na geladeira em um recipiente hermético ou coberta com filme plástico.

Dica

Se seu pai não gosta de café, por que não preparar uma mousse de chocolate? Para o copinho, você também pode optar por uma versão sem álcool: a sidra ou um simples suco de maçã serão um ótimo acompanhamento!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.