Nhoque alla bava

- Energía Kcal 669
- Carboidratos g 104.1
- dos quais açúcares g 4.1
- Proteína g 25.7
- Gorduras g 16.6
- das quais gorduras saturadas g 8.7
- Fibra g 2.9
- Colesterol mg 46
- Sódio mg 858
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 1 h 10 min
- Tempo de cozimento: 10 min
- Porção: 4
- Custo: Baixo
APRESENTAÇÃO
O Vale de Aosta é uma região com uma tradição gastronômica muito rica e variada, fortemente ligada às tradições, que nos oferece uma grande variedade de receitas saborosas e deliciosas às quais é difícil dizer não. Uma das mais deliciosas e conhecidas é certamente a receita dos nhoques à bava, onde o queijo utilizado para temperá-los não poderia ser outro senão a fontina, clássico queijo da tradição Valdostana. O sabor marcante da fontina combina perfeitamente com o mais delicado dos nhoques, preparados aqui na versão com farinha integral, mas para quem prefere os sabores tradicionais, podem ser preparados os mais clássicos nhoques de batata. Preparar esta deliciosa receita é muito simples e, ao mesmo tempo, você terá um grande sucesso. E se você ama molho de queijos, experimente também uma versão delicada dos nhoques com stracchino e espinafre!
Procurando outras receitas deliciosas para temperar os nhoques? Experimente também os nhoques gratinados com abóbora e toma!
INGREDIENTES
- Ingredientes para os nhoques
- Farinha de trigo sarraceno 250 g
- Farinha tipo 00 250 g
- Água 300 ml
- Sal fino 1 pitada
- para o molho
- Fontina 200 g
- Pimenta preta quanto baste
- Sal fino quanto baste
- Leite inteiro 200 g
Preparação

Para preparar os nhoques à bava, comece peneirando a farinha 00 em uma tigela. Peneire também a farinha de trigo sarraceno na mesma tigela 2. Adicione então às farinhas a água em temperatura ambiente. Com a ajuda de um garfo, misture as farinhas com a água 3. Ajuste o sal.

Continue misturando até que os ingredientes estejam incorporados e então continue a amassar energicamente a massa com as mãos 4 até obter uma mistura lisa e homogênea, com uma consistência macia mas compacta. Em seguida, forme uma bola 5. Cubra a bola com filme plástico alimentício 6 e deixe descansar por pelo menos 1 hora em local fresco e em temperatura ambiente.

A esta altura, proceda com a preparação da fontina. Coloque a fontina em uma tábua de corte e retire a crosta externa. Em seguida, corte a fontina em tiras, cortando horizontalmente o seu pedaço de queijo, e depois corte em cubos de aproximadamente 1 cm 7. Pegue agora uma panela e despeje o leite 8. Aqueça e adicione a fontina 9. Derreta a fontina em fogo baixo, mexendo bem com a ajuda de uma colher de pau ou espátula. A fontina deve derreter totalmente e se misturar bem ao leite sem formar grumos. Ajuste a pimenta. Quando a fontina estiver totalmente derretida e sem grumos, desligue o fogo.

Agora, pegue a massa que você deixou descansar coberta com filme plástico. Polvilhe levemente com farinha para facilitar o manuseio. Pegue um pedaço 10. Para cada pedaço, forme um bastão com espessura de cerca de 1 cm e corte em pequenos pedaços de tamanho semelhante 11. Dê a cada pedacinho a clássica textura do nhoque, ajudando-se com a tábua de madeira apropriada ou com o auxílio de um garfo 12. Como alternativa, pressione cada pedacinho com o dedo até obter uma pequena cavidade no centro. Repita a operação para cada pedacinho de nhoque obtido.

A essa altura, pegue uma panela, encha-a com água, adicione sal e leve à ebulição. Quando a água ferver, coloque os nhoques. Quando os nhoques subirem à superfície, após cerca de 3 ou 4 minutos eles estarão prontos; em seguida, com a ajuda de uma escumadeira, retire-os 13 e coloque-os em uma tigela. Junte aos nhoques a fontina e o leite derretidos 14. Misture bem os nhoques com o molho que você preparou para que os nhoques absorvam o molho e se integrem a ele. Em seguida, sirva seus nhoques à bava 15 ainda bem quentes e... bom apetite!