Nhoques com tinta de lula com molho de robalo e açafrão

/5

APRESENTAÇÃO

Os nhoques com tinta de lula e molho de robalo e açafrão são um prato principal discretamente desafiador, muito sofisticado, de verão, com um sabor encorpado e envolvente.
O molho de robalo e açafrão, delicadamente ligado pelo creme de leite, torna realmente especiais esses nhoques com tinta de lula, que são únicos tanto na cor quanto no sabor!

Experimente também estes deliciosos pratos principais com tinta de lula: 

  • Ravioli com tinta de lula
  • Nhoques com tinta de lula e ragu de lulas
  • Tagliatelle com tinta de lula, pecorino, mexilhões e toucinho

 

INGREDIENTES

Ingredientes para os nhoques
Batatas 1 kg
Farinha tipo 00 250 g
Sal fino quanto baste
Tinta de lula 4 g - (1 sache)
para o molho
Robalo 500 g
Açafrão 1 saquinho
Creme de leite fresco líquido 200 ml
Alecrim 1 raminho
Manteiga 50 g
Alho 1 dente
Vinho branco - meio copo
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para decorar
Açafrão em pistilos quanto baste

Preparação

Para preparar os nhoques com tinta de lula e molho de robalo e açafrão, comece preparando os nhoques com tinta de lula, Clique aqui para ver o procedimento.
Em seguida, prepare o molho de robalo e açafrão, colocando o peixe, descamado, sem vísceras e cabeça, para escaldar em uma panela com pouquíssima água para facilitar a remoção da pele 2. Uma vez escaldados, remova a pele, corte em cubos e coloque em uma panela com manteiga, um dente de alho e alecrim 3.

Deixe dourar 4 e após alguns minutos adicione o vinho branco 5, deixe evaporar e ajuste o sal. Dissolva o açafrão no creme de leite 6, que servirá para dar sabor ao molho de robalo.

Quando tudo estiver bem saboroso, retire o alecrim (e se preferir, também o dente de alho) e despeje o conteúdo da panela no liquidificador. Bata finamente 7 e coloque o molho obtido na panela junto com o creme de leite e o açafrão 8; misture bem o molho.
Coloque os nhoques na água fervente e, quando subirem à superfície, escorra-os bem e coloque-os na panela com o molho de robalo e açafrão, misture o molho e sirva os nhoques 9, polvilhando com cebolinha ou salsinha.
Sirva imediatamente.

Dica

Para evitar perder muito tempo limpando o peixe, recomendamos comprar filés de robalo já limpos, ou pedir para o vendedor de peixe limpá-los ao comprar.
Como alternativa ao robalo, você pode fazer esta receita com esturjão.

Curiosidade

O robalo, em diferentes regiões da Itália, é chamado de diferentes maneiras; seu nome dialetal, de fato, muda de região para região.
É chamado de "branzino" na área do Adriático, no Vêneto e na Ligúria, "loasso" na Ligúria, "rango ou spinola" na Toscana, Calábria e Abruzzo, "lupu" na Sicília e Apúlia, "arranassa" na Sardenha, "baicolo" no Veneto, e assim por diante...

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.