Nidi di rondine

/5

APRESENTAÇÃO

Diz-se que uma andorinha só não faz verão, mas os ninhos de andorinha que apresentamos hoje são, na verdade, uma receita de domingo em família. Uma folha de massa fresca feita em casa, assim como fazia a vovó com farinha e ovos frescos, recheada com cogumelos, presunto e queijos... um prato irresistível de domingo, rico e saboroso. Essas deliciosas rodelas, além de serem saborosas, são também muito bonitas de se ver, pois o seu recheio enrolado na folha de massa lembra muito uma rosa... sim, mas totalmente comestível! Neste domingo, experimente os ninhos de andorinha, temos certeza de que farão a alegria dos seus convidados e também a sua ao ouvir que você foi um cozinheiro incrível!

Não perca também essas variações apetitosas:

INGREDIENTES

Para a massa fresca (para 20 ninhos)
Farinha tipo 00 200 g
Ovos 2 - inteiros médios em temperatura ambiente
para o molho bechamel
Leite 550 g - fresco inteiro
Farinha tipo 00 40 g
Manteiga 50 g
Sal 1 pitada
Noz-moscada 1 pitada - ralada
para o recheio
Cogumelos champignon 150 g
Presunto cozido 140 g - em fatias
Emmental 140 g - em fatias
Parmigiano Reggiano DOP 50 g - ralado

Preparação

Para preparar os ninhos de andorinha, comece com a Massa fresca de ovo (massa e formatos). Em um recipiente, coloque a farinha 1, depois mova-se para uma superfície de trabalho e adicione os ovos em temperatura ambiente. Lembre-se sempre de reservar um pouco da farinha, pois os ovos podem não conseguir absorver tudo 2. Comece misturando com um garfo 3.

Em seguida, continue com as mãos 4 e, quando obtiver uma massa mais compacta, transfira para a superfície de trabalho, continuando a amassar bem até que a massa fique lisa e homogênea: adicione farinha conforme necessário 5. Envolva a bola em filme plástico e deixe descansar em temperatura ambiente por meia hora 6.

Enquanto isso, prepare o Bechamel. Em uma panela, aqueça 500 g de leite 7 e aromatize ralando um pouco de noz-moscada 8. Em outra panela, derreta a manteiga 9

e, quando estiver derretida, adicione a farinha 10 e mexa com um batedor, cozinhando por alguns minutos. Assim, você obterá a base espessante chamada roux 11. Dilua com o leite quente enquanto mexe 12

e continue cozinhando, mexendo continuamente com o batedor, até que o molho atinja o ponto de fervura 13. Transfira tudo para uma tigela 14 e cubra com filme plástico em contato e deixe esfriar em temperatura ambiente 15.

Passe para o recheio: comece limpando os cogumelos champignon. Primeiro, elimine a base 16, depois, com um pincel, raspe toda a terra presente 17 e, por fim, fatie finamente 18. Lembre-se de que é aconselhável não lavar os cogumelos para que não absorvam muita água e percam sabor e consistência. Somente se estiverem muito sujos, pode-se proceder a uma lavagem rápida em água corrente ou limpá-los com um pano úmido.

Retome a massa e estenda-a com um rolo sobre uma superfície levemente enfarinhada 19, obtendo um retângulo de 50x30 com espessura de cerca de 1-2 mm 20. Se necessário, pode igualar as bordas cortando com uma lâmina. Transfira a massa para uma folha de papel manteiga 21;

Distribua então 2-3 colheres de bechamel, espalhando cuidadosamente por toda a superfície, deixando alguns centímetros nas bordas 22. Em seguida, comece a rechear, dispondo as fatias de presunto 23, os cogumelos e polvilhando com o parmesão ralado (reservando um pouco) junto com uma pitada de sal 24.

Por fim, coloque as fatias de Emmental 25. Molhe as bordas com pouquíssima água, para que fiquem adesivas 26 e, finalmente, enrole a massa, ajudando-se com o papel manteiga 27.

Enrole o rolo no papel 28 e coloque-o em uma bandeja, levando tudo ao freezer por cerca de 20 minutos 29. Este procedimento é indispensável para que mantenha perfeitamente a forma ao cortar. Enquanto isso, coloque algumas outras colheres de bechamel em uma assadeira de 30x20 e espalhe cuidadosamente por toda a superfície 30.

Então, dilua o bechamel com os 50 gramas de leite restantes, tornando-o muito mais macio e reserve: será usado posteriormente para temperar 31. Após o tempo de resfriamento, pegue o rolo e corte-o, obtendo 20 rodelas de cerca de dois centímetros cada 32. Em seguida, organize-as na assadeira, colocando uma sobre a outra e levemente sobrepostas e inclinadas 33.

Polvilhe a superfície com o bechamel diluído 34, polvilhe com o parmesão restante 35 e cozinhe em forno estático pré-aquecido a 180° por 40 minutos. Seus ninhos de andorinha estão prontos para serem servidos e apreciados 36!

Conservação

Os ninhos de andorinha podem ser cozidos e guardados por 1-2 dias, mantendo-os na geladeira cobertos com filme plástico.

Recomenda-se não preparar a massa com muita antecedência, pois a massa de ovo tende a escurecer e o bechamel tornaria a base muito mole. Pode-se congelar a preparação após o cozimento, se forem usados ingredientes frescos.

Conselho

Experimente diferentes misturas de ingredientes para satisfazer seu paladar! Experimente os ninhos de andorinha também na versão vegetariana: basta rechear com uma mistura de vegetais grelhados.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.