Pain perdu com maçãs caramelizadas

/5

APRESENTAÇÃO

Se você ama começar o dia com um café da manhã delicioso e substancial, aqui está um prato que você vai amar: o pain perdu com maçãs caramelizadas.
O pain perdu é um prato, muito comum nos países francófonos, feito com fatias de pão amanhecido embebidas em uma massa feita com ovos, açúcar e leite, e douradas na frigideira com manteiga derretida, servido no café da manhã acompanhado de geleia ou frutas.
Na verdade, o pain perdu é um prato de reaproveitamento feito com ingredientes simples e econômicos e pode ser encontrado em muitos outros países com algumas variações, como por exemplo o french toast!
Nossa versão inclui pain perdu e maçãs cozidas na frigideira com açúcar e vinho doce, tudo acompanhado de zabaione quente.
Um mimo para se dar em uma manhã fria e compartilhar com pessoas queridas!

Se você gosta de doces rústicos, experimente também nossas maçãs cozidas no micro-ondas, fáceis e rápidas!

INGREDIENTES

Ingredientes para as maçãs caramelizadas
Maçãs 500 g
Canela em pó - meia colher de chá
Manteiga 30 g
Açúcar 20 g
Mascate 50 ml
para o pain perdu
Pão duro 12 fatias
Ovos 2 - médias
Leite inteiro 50 ml
Açúcar 20 g
Extrato de baunilha 1 colherinha
para o zabaione
Gemas 4
Açúcar 80 g
Mascate 4 colheres
Canela em pó 1 pitada
para fritar
Manteiga quanto baste

Preparo

Para preparar o pain perdu com maçãs caramelizadas, comece por preparar estas últimas: descasque as maçãs lavadas, retire o miolo e corte em fatias não muito finas 1. Coloque a manteiga em uma frigideira, derreta e acrescente o açúcar 2, depois adicione as fatias de maçã 3.

Regue as maçãs com o vinho 4, adicione a canela 5 e cozinhe (sem tocar com uma colher de pau para não quebrá-las) em fogo bem baixo, até que as maçãs estejam cozidas e caramelizadas 6.

Agora passe para a preparação do pain perdu: em uma tigela quebre os ovos e adicione o leite 7, o extrato de baunilha 8 e o açúcar 9.

Bata tudo com um garfo para misturar bem os ingredientes 10. Corte fatias (não muito grandes, se forem, divida-as ao meio) de pão amanhecido 11 e derreta manteiga suficiente para cobrir o fundo de uma frigideira antiaderente 12.

Molhe as fatias de pão de ambos os lados na massa 13 e coloque-as diretamente na frigideira para fritar 14. Deixe dourar bem de ambos os lados, virando com uma pinça 15 e, uma vez prontas, coloque sobre papel toalha de cozinha.

Enquanto isso, prepare o zabaione (clique aqui para mais instruções) batendo com um batedor elétrico as gemas com o açúcar em uma panela em banho-maria (16-17): adicione a canela e o vinho, uma colher de cada vez, sempre batendo até completa absorção. Quando o zabaione estiver pronto, você pode montar o prato: coloque três fatias de pão sobrepostas em um prato de servir, adicione ao lado do pão algumas fatias de maçã caramelizada e finalize com a adição de algumas colheres de zabaione 18: está pronto o seu pain perdu com maçãs caramelizadas!

Conservação

O pain perdu com maçãs caramelizadas deve ser consumido imediatamente.

Conselho

Para um melhor resultado da receita, use pães amanhecidos.
O pain perdu pode ser consumido sozinho ou acompanhado de Nutella ou geleia.

Curiosidades

No Canadá, onde é chamado de pain doré, o pain perdu é servido com xarope de bordo.
O pain perdu está na tradição gastronômica de muitos outros países europeus: na Inglaterra é o french toast; na Espanha é chamado de torrija; em Portugal é um prato preparado durante as festividades natalinas chamado rabanadas; na Suíça é conhecido como croûte dorée; na Alemanha é chamado de Armer Ritter.
Na própria França, o pain perdu adquire diferentes denominações de região para região.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.