Paniscia alla novarese

/5

APRESENTAÇÃO

A paniscia alla novarese é uma receita que tem suas raízes no passado, quando nossos avós utilizavam os ingredientes simples à disposição para se revigorarem com uma refeição quente e nutritiva. Trata-se de um Arroz e feijão realmente especial enriquecido com produtos típicos da região, como por exemplo o salam d’la duja, um embutido típico desta área do Piemonte que é coberto com banha e conservado em potes de vidro. Outra característica da paniscia é o caldo com o qual se cozinha o arroz, que é feito com toucinho, feijões e as sobras da couve... porque à mesa, como se sabe, nada se desperdiça! E por último a banha, imprescindível na cozinha camponesa. Um prato robusto e substancioso, enfim, feito para encher a barriga e levantar o espírito! Deixe-se mimar pelos sabores de antigamente e acompanhe a paniscia alla novarese com um bom copo de vinho tinto.

Embora o nome possa enganar, não confunda com a Panissa ligure, à base de farinha de grão-de-bico!

INGREDIENTES
Arroz Carnaroli 320 g
Repolho 300 g
Feijão borlotti seco 250 g - (já demolhados)
Salame 190 g - da duja
Chalota 120 g
Torresmo 75 g
Banha 75 g
Vinho tinto 100 g
Grana Padano DOP 70 g - para ralar
Manteiga 50 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar a paniscia alla novarese, primeiro corte a pele do toucinho em tirinhas 1. Remova a parte dura do talo da couve 2 e reserve, depois corte as folhas em tirinhas 3.

Aqueça um fio de óleo em uma panela de bordas altas, adicione a pele do toucinho 4 e doure por alguns minutos, depois acrescente os feijões que ficaram de molho por uma noite 5 e o talo da couve que você reservou 6.

Cubra com água 7 e leve para ferver 8. O caldo deve cozinhar por cerca de 40 minutos e será usado para preparar o risoto. Enquanto isso, pique finamente a cebola échalote 9.

Limpe o salame da banha 10, remova a pele e corte-o em pedacinhos 11. Por fim, corte a banha em cubinhos 12.

Pegue uma caçarola e derreta uma noz de manteiga dentro, adicione a banha 13 e a cebola échalote 14. Ajuste o sal e doure por alguns minutos, depois adicione o salame 15.

Neste ponto, adicione o arroz 16 e toste por 3-4 minutos, depois despeje o vinho tinto 17 e deixe evaporar completamente. Cozinhe o arroz adicionando uma concha de caldo de cada vez, tendo cuidado para ir pegando também os feijões e as peles do toucinho, mas não o talo da couve 18.

Na metade do cozimento, adicione as folhas da couve 19, ajuste o sal 20 e continue cozinhando. Quando o arroz estiver cozido 21, desligue o fogo e cubra com a tampa por 2 minutos.

Por último, misture com a manteiga 22 e o queijo Grana ralado 23, adicione pimenta a gosto e misture vigorosamente. Sua paniscia alla novarese está pronta para ser servida 24!

Conservação

Recomenda-se consumir a paniscia alla novarese imediatamente após estar pronta. Alternativamente, você pode conservá-la na geladeira por no máximo um dia.

Conselho

Se você não conseguir encontrar o salame d’la duja, não substitua por outro tipo de salame, mas use, em vez disso, linguiça de porco fresca.

No caldo com feijões e peles do toucinho, você também pode adicionar as folhas mais externas da couve, após limpá-la.

Antigamente, a receita também incluía a adição de mortadela de fígado, certamente vale a pena experimentar!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.