Panzerotti com brócolis e anchovas

/5

APRESENTAÇÃO

Os panzerotti são uma das receitas populares mais antigas: saborosas meias-luas de massa levedada para rechear de várias maneiras. Cada região italiana, especialmente no centro-sul, tem seu "panzerotto" ou calzone, seja frito ou assado, pode ser preparado com a massa de pizza ou com uma massa original à base de batatas. Além da versão clássica dos panzerotti e dos calzoni, oferecemos uma variante com legumes: os panzerotti com brócolis e anchovas, definitivamente saborosos e com um coração cremoso de mussarela. A combinação de brócolis e anchovas é realmente convidativa, mas se você não gostar de anchovas, pode pular o brócolis com azeitonas! Se você está pensando em organizar uma noite com amigos com uma pizza caseira macia, por que não preparar também este aperitivo delicioso?

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa de 10 panzerotti
Água 285 g - (morna)
Fermento biológico seco 3 ½ g
Açúcar 5 g
Farinha tipo 00 250 g
Azeite virgem extra 7 ½ g
Farinha Manitoba 250 g
Sal grosso 10 g
Para o recheio
Mozzarella 125 g
Brócolis 350 g
anchovas em óleo 20 g
Pimenta fresca 1 - (pequeno)
Alho - meio dente
Para fritar
Óleo de sementes quanto baste

Preparo

Para preparar os panzerotti com brócolis e anchovas, despeje em uma tigelinha um pouco de água morna retirada da quantidade total e adicione o fermento biológico seco, misture e adicione o açúcar 1. Você também pode usar fermento biológico fresco: nesse caso, a dose é de 10,5 g. Divida a quantidade restante de água morna ao meio e em uma metade dissolva o sal 2, na outra adicione o óleo. Em uma tigela grande, coloque a farinha 00 e a farinha tipo manitoba ou 0 peneirada, depois adicione o fermento dissolvido na água 3.

Adicione também a água em que você dissolveu o sal 4 e o óleo, em seguida, misture primeiro com um garfo 5, depois quando os líquidos estiverem absorvidos, comece a amassar vigorosamente na tigela 6.

Transfira a massa para uma superfície de trabalho levemente untada e continue a trabalhá-la 7 até obter uma massa lisa e macia 8. Divida a massa obtida em 10 partes de cerca de 80 g cada 9,

e trabalhe cada parte para formar uma bolinha. Coloque então as bolinhas de massa em uma assadeira forrada com papel manteiga, bem espaçadas umas das outras 10 e deixe-as crescer em forno desligado com a luz acesa ou cobertas com um pano e um cobertor, até que dobrem de volume (isso levará cerca de 2 horas). Enquanto isso, dedique-se ao recheio: lave os brócolis e separe os buquês do talo principal. Escalde os brócolis por alguns minutos em água fervente levemente salgada para amaciá-los 11, depois escorra-os com uma escumadeira 12.

e mergulhe-os em uma tigela com água e gelo 13: dessa forma, ao esfriar, não perderão sua cor brilhante. Pegue a mussarela, corte-a em cubos pequenos 14 e deixe escorrer 15 para que perca o excesso de soro,

Em uma frigideira, coloque o óleo e frite em fogo baixo o meio dente de alho, tomando cuidado para não queimá-lo. Assim que dourar, retire-o e adicione a pimenta fresca picada e os filés de anchova escorridos do óleo de conservação 16. Em seguida, pique os buquês de brócolis escaldados 17 e adicione-os às anchovas 18.

Misture e cozinhe os brócolis e as anchovas por cerca de 10 minutos 19. Quando as bolinhas de massa tiverem dobrado de volume 20, pegue cada uma e estenda em um disco de cerca de 20 cm de diâmetro 21.

Coloque no centro uma colher cheia de recheio 22. Feche o panzerotto formando uma meia-lua e sele bem as bordas pressionando com os dedos 23, depois a massa ao redor do recheio 24.

Pressione com o dedo ao longo de toda a borda para criar a típica decoração ondulada dos panzerotti 25, depois corte o excesso de massa com um cortador de massa dentado para um acabamento melhor 26. Uma vez prontos 27

Em uma panela grande, aqueça o óleo de sementes (meça com um termômetro de cozinha para garantir que a temperatura não ultrapasse 170-180°C) e frite 1-2 panzerotti de cada vez para evitar reduzir muito a temperatura do óleo 28. Vire-os de ambos os lados, até que fiquem dourados 29. Escorra-os em papel absorvente 30 e sirva os panzerotti com brócolis e anchovas ainda quentes!

Conservação

É possível congelar os panzerotti crus já recheados e depois fritá-los ainda congelados, se você usou ingredientes frescos não descongelados.

Uma vez cozidos, é preferível consumi-los na hora ou no decorrer do dia, talvez levemente aquecidos no forno.

 

Dica

Se você não gosta de fritura, pode assá-los em forno estático a 200°C por 20 minutos, ventilado a 180°C por 15-20 minutos, até que fiquem dourados de ambos os lados!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.