Pão fácil feito em casa

/5

APRESENTAÇÃO

Preparem os cadernos e anotem esta receita porque a partir de hoje vocês não vão mais conseguir ficar sem ela, vamos ver juntos como preparar o pão fácil feito em casa. Se vocês sempre acharam que preparar o Massa para pão era uma tarefa insuperável, comecem a mudar de ideia: seguindo nossas etapas, até os menos experientes conseguirão obter um resultado perfeito. Um pão sem sova, que é feito sem batedeira, com poucos e simples ingredientes. Nós optamos por usar a farinha 0, que permitirá obter um sabor ligeiramente mais rústico. Com a hidratação correta e esperando os tempos de fermentação, vocês obterão um pão branco alveolado, com miolo macio e uma crosta crocante e fina! O segredo também está na técnica que escolhemos para a cocção: o pão cozido na panela terá uma fragrância realmente especial! Mas o que vocês estão esperando?! Mãos na massa, vamos começar!

E se vocês são amantes do pão caseiro, experimentem também estas receitas: 

INGREDIENTES
Farinha tipo 0 500 g - de força média
Água 375 g - em temperatura ambiente
Fermento biológico fresco 10 g
Mel 10 g
Sal fino 15 g

Preparação

Para preparar o pão fácil feito em casa, coloque em uma tigela a farinha e o sal 1. Misture bem com uma colher de pau 2, depois adicione a água 3,

o fermento esfarelado 4, o mel 5 e misture novamente 6

Você deve obter uma mistura homogênea e macia, não se preocupe se ficar pegajosa 7. Use uma espátula para limpar a colher e a tigela. Cubra com filme plástico 8, ou com um pano de prato. Deixe a massa descansar por 15 minutos. Após esse tempo, retire o filme plástico e faça a primeira das três dobras. Molhe as mãos com um pouco de água, depois pegue uma das bordas externas da massa, levante-a delicadamente e leve-a ao centro 9,

depois gire a tigela e faça o mesmo com outra borda da massa 10. Faça outras duas dobras dessa forma, totalizando 4 sobreposições. Cubra novamente com o filme plástico 11 e espere mais 15 minutos. Faça novamente uma rodada de 4 dobras 12 e cubra com filme plástico. 

Aguarde mais 15 minutos e faça a última rodada de dobras. Cubra novamente com o filme plástico 13 e deixe maturar por 16 horas a uma temperatura de cerca de 22°C 14. Se a temperatura for maior, deixe a massa fermentar por menos tempo; recomendamos sempre que você avalie com base no crescimento da massa. Estenda um pano de prato sobre uma superfície e polvilhe levemente com farinha 15.

Transfira a massa para o pano 16 e leve a borda superior da massa ao centro 17. Faça o mesmo com o lado esquerdo 18,

com o lado direito 19 e com o lado inferior 19, de modo a formar um quadrado. Agora leve o canto esquerdo ao centro 21

depois o direito 22 e também os outros dois 23. Levante o pano 24

e coloque em uma tigela de 20 cm de diâmetro 25. Polvilhe a superfície com um pouco de farinha, depois feche o pano 26 e transfira para a geladeira por 4 horas. Após 4 horas, aqueça o forno e uma panela de 20 cm de diâmetro para cozinhar a 220°C, você pode usar uma panela de ferro fundido ou uma panela comum completamente de aço. Retire a massa 27

e vire-a sobre uma folha de papel manteiga 28. Polvilhe o pão com farinha 29, removendo delicadamente o excesso com as mãos 30.

Com uma faca afiada, faça um corte em forma de cruz no pão 31 32. Com cuidado, retire a panela do forno e coloque o pão com o papel manteiga dentro 33.

Cubra com a tampa 34 e asse por 30 minutos ainda no forno estático quente a 220°C. Neste ponto, retire a tampa 35 e continue a assar por mais 20 minutos, mudando o forno para o modo ventilado para obter uma crosta crocante, mantendo a mesma temperatura. Retire o pão do forno 36

retire-o da panela com a ajuda do papel manteiga 37 e deixe esfriar sobre uma grade 38. Corte e sirva 39.

Conservação

O pão fácil feito em casa se conserva por 2 dias em um saco plástico para alimentos. Alternativamente, após o cozimento, é possível congelá-lo. 

Conselho

Com estas quantidades, vocês obterão uma massa hidratada a 75%. Em qualquer caso, como cada farinha possui um grau de absorção diferente, recomendamos que não despejem toda a água de uma vez, mas reservem um pouco para adicionar conforme necessário.  

No lugar do fermento biológico fresco, é possível usar 3,5 g de fermento biológico seco. 

No lugar do mel, é possível usar a mesma quantidade de açúcar ou malte. 

É possível adicionar à massa sementes variadas ou frutas secas.

Dicas e curiosidades

Que força deve ter a farinha?

Recomendamos usar uma farinha de força média, com um W em torno de 250.

É possível usar outro tipo de farinha?

Pode-se usar uma farinha 00 ou uma farinha de tipo 1. É sempre importante considerar que cada farinha terá um grau de absorção diferente, portanto, a quantidade de água pode variar. Além disso, o resultado certamente será diferente. 

• Para que servem os três ciclos de dobras?

As dobras alternadas com os descansos permitem que a rede de glúten se forme. Ao final, vocês obterão uma massa muito lisa. 

• Qual seria a panela mais adequada para assar o pão?

No mercado, existem panelas específicas, mas é perfeitamente possível utilizar uma panela comum de ferro fundido que mantém bem a temperatura. Alternativamente, pode-se usar uma completamente de aço.

• Se o seu forno tem apenas o modo estático:

Depois de remover a tampa, aumente ligeiramente a temperatura e continue a assar até que o pão esteja bem dourado. 

• Se o seu forno tem apenas o modo ventilado:

Asse o pão a uma temperatura ligeiramente inferior e aumente-a apenas nos últimos minutos de cozimento. 

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.