Polenta com polvo ensopado e ervas salteadas

- Energía Kcal 451
- Carboidratos g 57.8
- dos quais açúcares g 7.8
- Proteína g 24.9
- Gorduras g 12.5
- das quais gorduras saturadas g 2.34
- Fibra g 3.6
- Colesterol mg 121
- Sódio mg 1085
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 20 min
- Tempo de cozimento: 60 min
- Porção: 4
- Custo: Médio
APRESENTAÇÃO
A polenta é uma preparação que na cozinha se presta muito bem a ser acompanhada por diferentes tipos de ingredientes: de carne a peixe, a legumes, a laticínios, há realmente para todos os gostos. Nesta receita decidimos propô-la com um tempero realmente saboroso e convidativo realizado com polvo cozido lentamente ao molho, para saborear junto a um delicioso e perfumado molho de tomate e aromas. À polenta são depois adicionadas também algumas ervas que, com seu agradável retrogosto amargo, se prestam perfeitamente como acompanhamento. A polenta com polvo ao molho e ervas salteadas é um prato perfeito para qualquer ocasião, que traz à mesa toda a bondade do peixe, unida a um prato clássico e sempre apreciado da tradição.
INGREDIENTES
- Ingredientes para o Polvo
- Polvo 750 g - (fresco)
- Passata de tomate 150 g
- Água 400 g
- Chalota 1
- Alho 1 dente
- Vinho branco 50 g
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
- Sálvia 2 raminhos
- Tomilho 2 raminhos
- Azeite virgem extra 20 g
- Para a Polenta
- Farinha de milho desejada 250 g
- Água 500 g
- Sal grosso quanto baste
- Para o Acompanhamento
- Ervas 300 g
- Alho 1 dente
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta 2 g
- Azeite virgem extra 15 g
Preparação

Para preparar a polenta com polvo ao molho e ervas, comece por levar a ferver uma panela com 500g de água salgada. Em seguida, prossiga com a limpeza do polvo. Depois de enxaguá-lo sob água corrente fria, coloque-o sobre uma tábua e remova o bico: com uma faquinha corte ao redor da boca, cave o interior e retire o bico 1. Retire também a bolsa na altura dos olhos, então remova a cabeça 2. Amacie a carne do polvo batendo com um martelo apropriado, um batedor de carne ou um utensílio de cozinha por 10 minutos, para quebrar as fibras e tornar as carnes mais tenras. Enxágue novamente o polvo sob água corrente fria e retire as vísceras da bolsa, lavando-a depois cuidadosamente por dentro. Divida o polvo ao meio 3,

separe cada tentáculo 4 e corte-os junto com a cabeça em cubos e tiras 5. Limpe e fatie o echalote em rodelas finas 6.

Em uma panela antiaderente com óleo de oliva, coloque uma cabeça de alho e o echalote para refogar; quando este estiver bem dourado, remova o alho 7. Adicione o polvo e deixe-o dourar por 4-5 minutos 8, então regue com o vinho branco 9.

Reúna em um maço amarrado com barbante de cozinha todas as ervas aromáticas e adicione-o ao polvo 10, então despeje também o molho de tomate 11 e água suficiente para cobrir o peixe 12.

Ajuste o sal e a pimenta 13 e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos. Enquanto isso, ocupe-se da polenta. Em uma panela, leve a água salgada a fervura, depois despeje a farinha de milho em forma de chuva, mexendo continuamente com um batedor 14; misture bem e cubra com uma tampa 15: cozinhe a polenta em fogo baixo por 35-40 minutos, mexendo de vez em quando com uma colher de pau (se necessário, adicionando uma concha de água). Enquanto isso, prepare o acompanhamento; lave as ervas sob água corrente, escorra-as e seque-as.

Coloque-as sobre uma tábua e pique-as grosseiramente 16, então salteie-as junto ao alho em uma frigideira com azeite de oliva 17, ajuste o sal e a pimenta e cozinhe por 5-6 minutos. Uma vez prontas, remova a cabeça de alho 18 e mantenha-as aquecidas.

Quando tanto a polenta quanto o polvo estiverem prontos, remova o maço de ervas aromáticas deste último 19 e coloque uma porção de ervas e uma generosa colherada de polenta em um prato de servir 20. Finalmente, coloque sobre a polenta um pouco de polvo com o molho de cozimento 21: sua polenta com polvo ao molho e ervas está pronta para ser servida.