Polvo, batatas e cebolas

/5

APRESENTAÇÃO

Apenas 3 ingredientes para um prato principal de peixe espacial: polvo, batatas e cebolas. Sua força? A simplicidade de saborear os ingredientes em pureza, em toda a sua genuinidade! Polvo e batatas é uma dupla vencedora, protagonistas da famosa Salada morna de polvo e batatas entre as mais amadas da nossa cozinha mediterrânea. Delicamos este prato com as notas delicadas e agridoce das cebolas de Tropea que são cozidas brevemente em água e vinagre. Para dar sabor, escolhemos um molho especial de salsa que remete às notas aromáticas tradicionais em uma versão mais gourmet! Só resta você tentar esta receita e descobrir outras variações sobre o tema:

E se você está procurando um prato principal, experimente também nossa massa com polvo à galega!

INGREDIENTES
Polvo 1 kg
Batatas 700 g
Cebolas roxas de Tropea 1
Vinagre de vinho branco quanto baste
Salsa quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Suco de limão ½

Preparação

Para preparar polvo, batatas e cebolas, ferva bastante água em uma panela. Lave bem o polvo em água corrente. Mergulhe-o na água fervente salgada até os tentáculos, depois levante-o, várias vezes para fazê-lo enrolar 1. Em seguida, mergulhe-o completamente e cozinhe por cerca de uma hora (podem ser suficientes 50 minutos). Verifique o cozimento furando a parte perto da cabeça onde os tentáculos se unem, com um garfo: se o garfo entrar com facilidade, o polvo está pronto! Enquanto isso, também ferva as batatas com casca por 30-40 minutos, também neste caso verifique o cozimento furando com um garfo 2. Depois descasque as cebolas 3

Corte-as finamente em julienne 4. Ferva uma panela pequena com água, sal e um pouco de vinagre 5. Adicione as cebolas 6.

Cozinhe por um minuto 7, depois escorra 8 e reserve. Desfolhe a salsa removendo os talos. Ferva por alguns segundos em água 9.

Escorra, resfrie mergulhando em água fria (com gelo, se disponível), assim manterá uma cor viva. Escorra bem e coloque no copo do mixer de mão, adicione óleo, bata com o mixer de imersão 11, adicione o suco de limão 12, bata novamente para misturar.

Ajuste o sal e reserve o molho 13. Uma vez cozidas as batatas, descasque-as 14 e corte em cubos de cerca de 2 cm 15.

Nesse ponto, o polvo também estará cozido: escorra-o e deixe descansar por cerca de dez minutos antes de cortá-lo. Separe a parte da cabeça do corpo do polvo 16 e corte-a em pedaços de cerca de 2 cm, divida o corpo ao meio 17 e elimine o bico. Remova a parte com os olhos. Separe os tentáculos um por um 18

Corte os tentáculos em pedaços de cerca de 2 cm 19. Componha a salada de polvo. Misture em uma tigela o polvo, as batatas, as cebolas e tempere com o molho de salsa. Sirva e consuma o polvo, batatas e cebolas morno ou frio 21.

Conservação

Conserve o polvo com batatas e cebolas na geladeira, em recipiente hermético por, no máximo, 2 dias. Não recomendamos a congelação.

Conselho

1 kg de polvo cozinha em cerca de 1 hora; no caso de tamanhos menores, calcule os tempos de cozimento consequentes.

É aconselhável limpar o polvo depois de cozido, se preferir, você pode remover a pele nesta fase.

A água de cozimento do polvo pode ser usada para fazer uma maionese: deixe esfriar, coe e processe com o mixer de mão, emulsionando com óleo de semente (ou azeite de oliva extravirgem), conforme o gosto desejado: mais delicado ou mais intenso.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.