Como limpar a dourada

/5

APRESENTAÇÃO

Se você pretende fazer uma receita à base de peixe fresco, é indispensável saber como limpá-lo e filetá-lo. Seguindo a escola de cozinha do GialloZafferano, você aprenderá os passos fundamentais para limpar e filetar peixes chamados "redondos", dos quais fazem parte a dourada, o robalo, o salmão etc. (são a maioria dos peixes consumidos habitualmente). Será necessário dispor de três utensílios: uma faca para filetar peixe, uma tesoura de cozinha e um "escalador", ferramenta útil para remover facilmente todas as escamas do peixe. É absolutamente necessário que o peixe que você está prestes a limpar e cozinhar seja fresco: para verificar a frescura, antes de comprá-lo, verifique se o olho está vívido e apresenta uma córnea transparente, se a pele tem uma cor brilhante e se a carne ao toque é bem firme.

Aqui estão algumas saborosas receitas para cozinhar a dourada:

 

INGREDIENTES
Dourada 1

Preparação

Para limpar e filetar um peixe "redondo" como a dourada, você precisará de uma faca para filetar peixe (com lâmina muito flexível e afiada), de uma tesoura de cozinha e de um "escalador", ferramenta útil para remover facilmente todas as escamas do peixe 1. Se você não tiver esta ferramenta, pode facilmente substituí-la por uma faca de cozinha.
Coloque o peixe em uma tábua de corte e comece a eviscerá-lo: com a tesoura, faça um corte na barriga e siga em linha reta até embaixo da cabeça 2, depois retire as vísceras com as mãos e elimine-as 3.

Lave bem a barriga do peixe em água corrente para remover qualquer vestígio de sangue restante 4. Agora remova as barbatanas: com a tesoura, corte primeiro a barbatana lateral situada perto da cabeça 5, depois corte a barbatana caudal situada abaixo da barriga 6

e a dorsal 7. Vire o peixe do lado oposto e remova a outra barbatana lateral 8 e a caudal 9.

Com a ferramenta escaladora apropriada 10, ou com a lâmina de uma faca 11, escame cuidadosamente a dourada, passando repetidamente a ferramenta da cauda para a cabeça (recomendamos realizar esta operação sob água corrente, ou colocando o peixe em um saco, para evitar espalhar escamas por todo lado). Passe a dourada em água corrente, lavando-a cuidadosamente também por fora. Se você quiser cozinhar o peixe inteiro, no forno ou na grelha, a limpeza termina aqui e a dourada está pronta para ser temperada e cozida. Se, no entanto, você precisar de filés de dourada, coloque a dourada na tábua de corte e remova as guelras (situadas sob as duas aberturas semicirculares nos lados da cabeça), extraindo-as manualmente 12.

Com a faca para filetar peixe, faça um corte na cabeça e remova-a 13, depois faça um corte na cauda e na parte dorsal do peixe ao longo da coluna vertebral 14, começando de cima, e prossiga movimentando a lâmina horizontalmente em relação à superfície de trabalho, para obter o primeiro filé 15.

Agora separe as duas metades do peixe 16. Proceda da mesma forma, destacando a carne da espinha para obter o segundo filé (ao realizar esta operação, tome cuidado para não retirar muita polpa) 17. Remova todas as espinhas presentes utilizando uma pinça 18 (ajude-se passando uma mão sobre a polpa para identificá-las), depois retire a pele utilizando a faca com cuidado, para não desperdiçar a carne do peixe. Seus filés de dourada estão prontos para serem cozidos!

Conservação

Você pode conservar os filés de dourada na geladeira por no máximo um dia, guardados em um recipiente hermético.

É possível congelar os filés de dourada: coloque-os sobre uma folha de papel manteiga e deixe-os endurecer no freezer por uma hora, depois transfira-os para um saco transparente para congelamento e volte a colocá-los no freezer; desta forma, você evitará que grudem no saco.

Conselho

Se você quiser fazer um caldo ou um Caldo de peixe, você pode conservar a cabeça e a espinha central da dourada, serão úteis para dar ainda mais sabor.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.