Dourado à água louca

- Energía Kcal 229
- Carboidratos g 4
- dos quais açúcares g 4
- Proteína g 29.9
- Gorduras g 9.5
- das quais gorduras saturadas g 1.85
- Fibra g 1.3
- Colesterol mg 89
- Sódio mg 417
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 40 min
- Tempo de cozimento: 25 min
- Porção: 4
- Custo: Alto
APRESENTAÇÃO
O dourado à água louca é uma clássica receita de peixe de sabor delicado e muito fácil de preparar. Dizem que o cozimento à água louca foi inventado pelos pescadores de Ponza, ilha do Lácio, e que se tornou muito popular em Capri graças a Totò, que era fã do peixe cozido à água louca. Com esta preparação, de fato, pode-se realizar também a pezzogna ou a robalo à água louca, além de um delicioso prato principal como os espaguetes à água louca! O dourado à água louca é o segundo prato ideal para servir no período de primavera-verão, pois se apresenta como uma receita leve e deliciosa mesmo se consumida fria: um prato que surpreenderá seus convidados por sua simplicidade e sabor irresistível.
Descubra também esses pratos principais de peixe:
- Peixe São Pedro na panela
- Filetes de dourado na panela
- Dourado no micro-ondas
Preparação

Para começar a preparar o dourado à água louca, inicie com a limpeza do dourado. Escame e retire as barbatanas laterais do dourado 1, as dorsais 2 e as ventrais 3 (você pode deixar a caudal para verificar posteriormente se o peixe está cozido).

Escame o dourado 4, faça um corte na barriga 5 e eviscere o dourado 6.

Em seguida, enxágue o dourado em água corrente fria, garantindo que ele esteja bem limpo por dentro também 7. Coloque dentro da barriga uma pitada de sal, um dente de alho e algumas folhas de salsinha. Pegue uma assadeira (ou forma), espalhe azeite de oliva extra virgem no fundo, depois coloque os dourados (ou o dourado se você escolheu um de 800g). Corte os tomatinhos em fatias ou cubos e adicione-os na assadeira junto com os dois dentes de alho restantes cortados em fatias, a salsinha em folhas 8, o sal e a pimenta (ou pimenta fresca se preferir), a água e o vinho branco 9; os líquidos não devem cobrir completamente os dourados, mas ficar abaixo da metade da altura do peixe. Asse em forno pré-aquecido a 220°C por cerca de 20-25 minutos: para garantir que o peixe está cozido, tente puxar a barbatana caudal: se sair facilmente, o dourado estará cozido, caso contrário, se oferecer resistência, cozinhe o peixe por mais alguns minutos.

Quando o dourado à água louca estiver cozido, retire a assadeira do forno, coloque o dourado em um prato, retire a pele 10 e divida o dourado em filetes 11, removendo todos os ossos (o grande central e os laterais) e a cabeça. Depois de obter os 4 filetes, coloque-os em um prato de servir, regando-os com o caldo de cozimento 12 e sirva imediatamente. Se preferir o cozimento na panela, proceda da mesma maneira, cozinhando na chama e colocando uma tampa na panela utilizada.