Risoto alla norma

/5

APRESENTAÇÃO

O risoto alla norma é um prato principal super saboroso que se inspira na clássica Pasta alla Norma, geralmente feita com massa. Os ingredientes que o tornam tão especial são justamente os clássicos: berinjelas fritas, molho de tomate e muita ricota salgada, mas no lugar do clássico espaguete escolhemos usar o arroz carnaroli. Seus pequenos grãos se misturam muito bem ao restante e o resultado será um prato principal realmente surpreendente! O arroz é cozido no molho com a adição de um pouco de caldo justamente para absorver todos os aromas e manter sua cor brilhante intacta. Para não cobrir muito os sabores, escolhemos misturar este risoto apenas com óleo, mas não se preocupe, ficará igualmente super cremoso.
Então o que você está esperando?! Vamos preparar juntos o risoto alla norma!
E se você ama esta combinação, descubra também como preparar as Lasanha à Norma!

INGREDIENTES

Arroz Carnaroli 350 g
Passata de tomate 500 g
Caldo de legumes 500 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
para as berinjelas
Berinjelas 300 g - longas
Azeite virgem extra 30 g
Alho 1 dente
Manjericão quanto baste
para misturar e decorar
Azeite virgem extra 35 g
Manjericão quanto baste
Salada de ricota 130 g
Grana Padano DOP 40 g

Preparação

Para preparar o risoto alla norma, a primeira coisa a fazer é preparar o Caldo de legumes e mantê-lo aquecido. Em seguida, cuide das berinjelas: lave-as e corte as pontas 1. Corte-as primeiro em fatias 2 e depois em cubos de cerca de um cm 3

Em uma frigideira antiaderente, aqueça 30 g de óleo, adicione um dente de alho descascado e algumas folhas de manjericão 4. Adicione as berinjelas 4, ajuste o sal e misture 6

Cozinhe por cerca de 10 minutos em fogo alto, quando estiverem bem douradas, transfira-as para um prato com papel toalha 7, elimine o alho 8 e reserve. Agora comece a cozinhar o arroz, em uma panela grande com bordas altas, aqueça um fio de óleo e adicione o arroz 9.

Adicione uma pitada de sal 10, dessa forma os grãos individuais ficarão bem temperados. Toste o arroz em fogo médio-alto, mexendo frequentemente por cerca de 3 minutos. Terminada a tostagem, adicione todo o molho de tomate 11. Tenha cuidado porque pode espirrar. Mexa frequentemente para não grudar o arroz e ajuste o fogo para que a fervura não seja muito forte. Após 5 minutos, adicione metade do caldo vegetal quente 12.

Enquanto isso, rale a ricota salgada 13 e o Grana, sempre mantendo o arroz sob controle e mexendo frequentemente. Na metade do cozimento, despeje o restante do caldo 14. Terminada a cocção do arroz, ajuste o sal se necessário, apague o fogo e misture. Adicione o Grana 15.

Adicione metade da ricota salgada 16, o óleo, as folhas de manjericão 17 e metade das berinjelas 18

Misture para integrar bem todos os sabores 19. Transfira o arroz para os pratos de servir, adicione as berinjelas restantes 20, a ricota salgada e mais folhas de manjericão 21. Sirva imediatamente seu risoto alla norma!

Conservação

O risoto alla norma pode ser conservado por 2 dias na geladeira. Basta aquecê-lo com um pouco de água ou caldo antes de servir!

Conselho

O risoto alla norma é ótimo para preparar também arancinis, timbales ou supplì.

Tome muito cuidado quando despejar o molho, pois tende a espirrar bastante e durante a cocção porque o arroz tende a grudar. Se preferir, pode-se adicionar mais caldo, mas resultará em menos sabor e uma cor mais suave, esta é uma técnica para ter um risoto de tomate carregado de cor e sabor.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.