Risotto de radicchio e gorgonzola

/5

APRESENTAÇÃO

No outono, as árvores se transformam e as folhas deixam de ser verdes, passando do amarelo ao vermelho, até caírem e se depositarem no solo. Inspiramo-nos nas cores intensas desta estação para criar um prato tipicamente outonal: o risoto de radicchio e gorgonzola. Entre os ingredientes fundamentais encontramos o radicchio com sua cor rubi, as avelãs tostadas tipicamente douradas e as cebolas roxas caramelizadas com seu tom violeta. Além de darem cor, todos esses ingredientes são fundamentais para o sabor e a consistência do prato... a cada mordida você perceberá um sabor levemente amargo, suavizado pela doçura das cebolas (que você pode encontrar no Risoto cebola e gorgonzola) e pela crocância das frutas secas. Descubra o segredo deste risoto cremoso, sem adicionar manteiga, mas misturado com um tipo de queijo que sempre foi combinado com o radicchio: o gorgonzola doce, de pasta mole que torna tudo ainda mais deliciosamente cremoso! E se você ama essa combinação, não perca a oportunidade de preparar os apetitosos supplì radicchio e gorgonzola!

Se você ama queijos de sabor forte, experimente também este Risoto de radicchio e taleggio.

INGREDIENTES

Arroz Carnaroli 320 g
Rabanete 200 g
Gorgonzola 120 g - doce
Caldo de legumes 1 l
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para as cebolas caramelizadas
Cebolas roxas 100 g
Açúcar mascavo 20 g
Água 50 g
Azeite virgem extra 15 g
para guarnecer
Avelãs 60 g

Preparação

Para preparar o risoto de radicchio e gorgonzola, a primeira coisa a fazer é preparar o Caldo de legumes. Em seguida, passe para as cebolas caramelizadas; descasque-as e corte-as primeiro ao meio e depois em fatias 1. Despeje o óleo em uma panela, adicione as cebolas 2, a água 3

e o açúcar mascavo 4. Deixe cozinhar 5 por cerca de dez minutos até que fiquem bem caramelizadas 6.

Enquanto isso, cuide de tostar as avelãs: transfira-as para uma assadeira forrada com papel manteiga 7 e asse em forno ventilado a 170° por cerca de dez minutos até que fiquem bem douradas 8. Então, reserve tanto as cebolas quanto as avelãs e passe a tostar o arroz. Despeje-o em uma panela quente 9,

mexa de vez em quando e, quando os grãos estiverem bem quentes e mudarem de cor, cubra tudo adicionando um pouco de caldo quente 10. Ajuste o sal 11 e continue a cozinhar mexendo e adicionando mais caldo conforme necessário. Enquanto isso, corte o radicchio ao meio 12,

elimine a parte final do caule 13, corte novamente ao meio 14 e depois em fatias 15, de forma a obter tiras bastante espessas.

Quando o arroz estiver a meio cozimento, adicione o radicchio 16 e mexa 17. Continue a cozinhar, adicionando caldo conforme necessário. Pique as avelãs grosseiramente e reserve-as 19.

Assim que o risoto estiver pronto 19, desligue o fogo e adicione o gorgonzola com a ajuda de uma colher 20. Adicione uma última concha de caldo 21 e mexa para derreter o queijo.

Adicione pimenta preta 22 e ajuste o sal, se necessário. Sirva o seu risoto de radicchio e gorgonzola, colocando no centro um pouco de cebolas caramelizadas 23 e uma cascata de avelãs 24. Sirva ainda fumegante!

Conservação

Recomenda-se consumir o risoto imediatamente. Alternativamente, é possível conservá-lo na geladeira por no máximo 1 dia. Congelar não é recomendado.

Conselho

A combinação do radicchio cozido com outros ingredientes doces como as cebolas caramelizadas, frutas secas ou frescas como as maçãs, além de criar um contraste agradável, serve para suavizar o amargor do radicchio. Mas se você não gosta do sabor da cebola roxa caramelizada, pode guarnecer o prato com uma juliana de radicchio cru.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.