Risoto de radicchio

/5

APRESENTAÇÃO

Amantes de risotos esta receita de outono é para salvar: risoto de radicchio! Um prato principal com um sabor envolvente, com o radicchio em duas consistências, tanto salteado na panela para ficar macio em poucos minutos quanto cru no prato pronto. Um risoto cremoso realmente especial, para um jantar em que você queira impressionar com simplicidade ou adicionar seu toque pessoal com uma nota crocante (nozes, por exemplo) ou cremosa (delicioso gorgonzola). A versatilidade do radicchio o torna ideal para experimentar diferentes interpretações, capturando a essência do outono em cada mordida. Venha descobrir todas as nossas outras receitas de risotos de radicchio:

  • Risoto radicchio e bacon
  • Risoto radicchio e gorgonzola
  • Risoto com radicchio e speck
  • Risoto speck, radicchio e caciocavallo
INGREDIENTES
Arroz Carnaroli 180 g
Rabanete 200 g
Vinho tinto ½ copo
Cebolas brancas ½
Grana Padano DOP 2 colheres
Caldo de legumes 1 l
Manteiga 60 g
Tomilho 1 ramalhete
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar o risoto de radicchio, primeiro você deve deixar o caldo de legumes quente de lado. Depois, lave e corte o radicchio em tiras (reserve algumas tiras cruas para decorar os pratos) 1. Em uma frigideira, derreta 20 g de manteiga 2 e adicione o restante do radicchio 3.

Refogue com sal 4 e pimenta 5 para dar sabor. Descasque e pique a cebola 6.

Separadamente, em uma panela, derreta mais 20 g de manteiga 7, adicione a cebola picada 8 e deixe refogar, mexendo frequentemente, até ficar macia. Adicione o arroz 9 e toste por alguns minutos na panela, mexendo.

Quando estiver tostado, despeje o vinho tinto 10, deixe o álcool evaporar, e então comece a regar com o caldo de legumes quente 11, pouco a pouco, apenas para cobrir, adicionando conforme necessário, para cozinhar o risoto. No final do cozimento, adicione o radicchio que você refogou 12.

Misture bem com mais 20 g de manteiga, o Grana Padano DOP e perfume com tomilho fresco 13. Sirva o risoto de radicchio 14, complete com o radicchio fresco reservado 15.

Conservação

Recomendamos consumir o risoto de radicchio imediatamente. Se sobrar, você pode guardá-lo na geladeira e gratiná-lo no forno antes de servir.

Dica

Para a preparação do risoto, usamos o radicchio rosso de Chioggia, mas você pode usar outras variedades, como o radicchio de Treviso.

Procurando outros risotos sazonais? Experimente o Risoto de alcachofras ou o Risoto com brócolis!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.