Risoto de radicchio e taleggio

/5

APRESENTAÇÃO

O risoto de radicchio e taleggio com redução de vinho é um prato principal que revisita de forma gourmet um dos risotos de inverno mais amados. Inspirados pelo típico risoto de radicchio, criamos uma versão de sabor único. O radicchio, com seu sabor amargo característico, confere ao risoto uma nota terrosa e ligeiramente picante. O taleggio adiciona uma cremosidade irresistível e um sabor ligeiramente pungente, equilibrando perfeitamente o amargor do radicchio. Mas a verdadeira estrela deste prato é a redução de molho de vinho do Porto, que confere um toque sofisticado.

Deixe-se tentar pelo nosso risoto de radicchio e taleggio e experimente outras saborosas variações deste prato de inverno:

  • Risoto de radicchio e pancetta
  • Risoto de radicchio e gorgonzola
  • Risoto com radicchio e speck
  • Risoto speck, radicchio e caciocavallo

INGREDIENTES

Arroz vialone nano 320 g
Rabanete 1
Cebolas douradas 1
Vinho branco ½ copo
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
para a redução de vinho
Vinho tinto 1 copo
Porta 1 copo
Vinagre balsâmico 2 colheres
Mel millefiori 1 colherinha
Manteiga 30 g
para finalizar e servir
Queijo Taleggio 60 g
Manteiga 30 g - frio
Parmigiano Reggiano DOP 30 g - (para ralar)
Manjerona quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o risoto de radicchio e taleggio, comece pela redução de vinho: em uma panela, coloque o vinho tinto 1, o Porto 2 e o vinagre balsâmico 3. Deixe a redução ferver em fogo alto.

Enquanto isso, descasque e pique a cebola 4. Fatie finamente também o radicchio 4 e descarte a parte central rígida. Em uma frigideira, despeje um fio de óleo e a cebola 6.

Adicione sal e refogue até que a cebola esteja amolecida 7. Neste ponto, adicione o radicchio 8, reduza o fogo, cubra com uma tampa e cozinhe por 5-8 minutos 9.

Enquanto isso, a redução estará espessa (deve cobrir as costas de uma colher, como um xarope), adicione o mel 10 e mexa. Com o fogo desligado, adicione a manteiga bem fria 11, emulsione 12 e reserve.

Enquanto isso, o radicchio também estará cozido, então desligue o fogo e reserve 13. Em uma frigideira, toste o arroz em fogo médio com uma pitada de sal, mexendo constantemente 14. Quando o arroz estiver quente, adicione o vinho branco 15 e deixe o álcool evaporar.

Agora cozinhe o arroz, adicionando água quente sem sal aos poucos 16. Certifique-se de que o arroz esteja sempre coberto por meio centímetro de água 17. Na metade do cozimento, adicione também o radicchio 18.

Ao término do cozimento, incorpore manteiga fria e Parmigiano Reggiano DOP 19. Finalmente, adicione o taleggio em pedaços 20. Cubra com um pano e deixe descansar por alguns minutos 21.

Retire o pano e misture bem para incorporar tudo, adicionando água quente conforme necessário para ajustar a consistência 22. Quando estiver pronto 23, sirva o seu risoto de radicchio e taleggio, decorando o prato com a redução de vinho, uma pitada de pimenta e algumas folhas de manjerona 24.

Conservação

Recomendamos consumir o risoto de radicchio e taleggio imediatamente. Se sobrar, você pode armazená-lo na geladeira e depois gratiná-lo no forno antes de servir.

Conselho

A parte descartada do radicchio pode ser utilizada para preparar um caldo de legumes.

Não é necessário salgar a água de cozimento, pois ao salgar os grãos de arroz durante a tostagem, você já obterá um bom sabor.

Recomendamos escolher um vinho de boa qualidade, pois, uma vez evaporado o álcool, o sabor ficará mais concentrado.

Se você ama taleggio, não perca também a receita de risoto de taleggio, pêras e nozes!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.