Risoto de abóbora e cogumelos

/5

APRESENTAÇÃO

O risoto de abóbora e cogumelos é um prato principal com sabores de outono. Ao contrário do clássico risoto de abóbora, nesta receita a doçura da abóbora é exaltada por uma lenta cozedura no forno que preserva sua cremosidade e combina perfeitamente com a nota terrosa dos cogumelos pleurotus. O toque final de cebolinha fresca não é apenas uma escolha estética, mas adiciona uma leve frescura ao prato. O risoto de abóbora e cogumelos é ideal para quem está à procura de um prato quente e satisfatório e permitirá que você leve à mesa um prato colorido e delicioso sem complicar muito a vida na cozinha.

Se você está procurando outras receitas de risotos com abóbora, não perca:

INGREDIENTES

Arroz Carnaroli 320 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Cebolinha verde quanto baste
Para o purê de abóbora
Abóbora delica 400 g
Alho 4 dentes - pochê
Sálvia 4 folhas
Azeite virgem extra quanto baste
Sal quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para os cogumelos
Cogumelos ostra ou cogumelos ostra (Pleurotus) 300 g - limpos
Azeite virgem extra quanto baste
Alho 3 dentes - pochê
Sálvia quanto baste
Sal quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o risoto de abóbora e cogumelos, a primeira coisa que você deve fazer é cortar a abóbora e remover as sementes e os filamentos internos 1. Divida-a em 4 pedaços e coloque cada um deles em um pedaço de papel alumínio, tempere com óleo 2, sal e pimenta 3.

Adicione, para cada pedaço, o alho com casca e a sálvia 4. Feche os pedaços de papel alumínio 5 e asse em forno estático, pré-aquecido, a 230°C por 1 hora. Enquanto isso, quebre os cogumelos pleurotus limpos com as mãos 6.

Em uma frigideira, despeje um fio de óleo, adicione o alho com casca e a sálvia 7 e frite em fogo baixo. Adicione os cogumelos 8, aumente o fogo, e refogue-os por alguns minutos. Ajuste o sal e a pimenta 9.

Retire a polpa da abóbora com uma colher 10 e transfira para uma tigela. Adicione um pouco de água 11 e bata, com um mixer de imersão 12 até obter um purê homogêneo. Reserve.

Em uma panela, aqueça o óleo, adicione o arroz 13 e toste por alguns minutos. Regue com água 14, ajuste o sal 15 e continue cozinhando, adicionando uma concha de água sempre que a anterior for absorvida pelo arroz.

Quando chegar à metade do cozimento, adicione o purê de abóbora 16, mexa 17 e complete o cozimento. No final, adicione o óleo 18.

Ajuste o sal e a pimenta 19. Adicione os cogumelos 20, reservando alguns para a apresentação, e a cebolinha 21. Misture por alguns minutos.

Coloque no prato, disponha os cogumelos 22 sobre o arroz e finalize com a cebolinha 23. O seu risoto de abóbora e cogumelos está pronto para ser degustado 24.

Conservação

O risoto de abóbora e cogumelos deve ser consumido assim que estiver pronto mas, se sobrar, pode ser armazenado na geladeira, em um recipiente fechado, por 2 dias.

Conselho

Você pode substituir os pleurotus pelos cogumelos frescos que preferir ou tiver disponível. Experimente adicionar um pouco de gorgonzola doce na fase de mistura para uma nota mais salgada.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.