Sashimi

/5

APRESENTAÇÃO

O sashimi é um prato japonês entre os mais cenográficos e apreciados. Em comparação com os tipos de sushi, como hosomaki, temaki, nigiri, uramaki que possuem uma base de arroz nishiki, geralmente é servido no prato ou em bowl apenas peixe e mariscos fresquíssimos e crus. Além de sugerir uma viagem para a esplêndida terra nipônica para provar o maravilhoso peixe cru de Kanazawa ou saborear um ótimo sashimi no velho mercado de Tóquio, explicamos como apreciar melhor este prato em casa. Sai Fukayama nos mostra como cortar o peixe contra as fibras, como decorar o prato com ingredientes típicos respeitando a valorização cromática e estética japonesa e saborear essa iguaria sempre que desejar!

INGREDIENTES

Robalo 150 g - resfriado
Atum 150 g - resfriado, limpo e aparado
Salmão 150 g - resfriado, limpo e aparado
para acompanhar
Molho de soja quanto baste
Wasabi quanto baste
Wasabi quanto baste - (kizami)
Daikon quanto baste
Alga Wakame 15 g

Preparação

Para o sashimi começamos pela limpeza do robalo. Nós o pegamos já eviscerado, sem cabeça e desescamado. Para obter 150 g de robalo necessários à receita, você pode comprar um filé ou retirar do robalo a parte necessária como segue: após remover a cabeça, eviscerar e desescamar o peixe, vire a barriga do peixe em sua direção e corte de forma a chegar até a cauda, seguindo o osso central 1. Em seguida, continue com um corte ao longo de todo o dorso do peixe, acima da nadadeira 2. Depois, leve a cauda do peixe à sua direita e faça o mesmo corte acima da nadadeira, da cauda para a cabeça. Corte até a base da cauda para obter um filé 3.

Vire o robalo com a polpa apoiada na tábua de corte e faça o mesmo corte para obter também o segundo filé 4. Limpe o filé superior eliminando a parte mais externa 5, remova as espinhas com uma pinça se presentes 6.

Remova a pele deslizando a lâmina entre a polpa e a própria pele, começando pela cauda 7 8. Passe o filé em uma tigela com água, gelo e sal fino 9, esfregue delicadamente com as mãos, de modo a eliminar o excesso de gordura.

Seque com cuidado com um pano descartável seco 10. Agora você pode obter 10 fatias de robalo, cada uma com cerca de 15 g. Você deve cortar de maneira oblíqua, contra as fibras 11. Obtenha 10 fatias também do atum 12

e do filé de salmão, sempre fatias da mesma espessura e peso 13 14. Para cada prato de servir, você pode colocar 2 fatias de cada tipo de peixe sobre o daikon. Sempre em cada prato de servir, você pode adicionar wasabi fresco, kizami wasabi e algas wakame. Seu sashimi está pronto, para ser consumido imediatamente 15.

Conservação

O sashimi deve ser consumido assim que estiver pronto.

Conselho

Você pode enriquecer o prato de sashimi com 15 g de algas wakame colocadas de molho em 1 l de água fria por 4 minutos.

Você pode cortar o daikon ao meio, em fatias e depois em tiras.

Além disso, adicione também wasabi ralado fresco e kizami wasabi

Você pode variar os tipos de peixe: dourado, polvo, crustáceos, ovas de salmão... a regra é sempre construir um prato colorido e esteticamente bonito além de, obviamente, saboroso!

Para um consumo seguro de peixe cru, marinado ou semicru

Antes de consumir peixe cru, marinado ou não perfeitamente cozido, recomenda-se congelar por pelo menos 96 horas a -18 graus em congelador doméstico marcado com 3 ou mais estrelas, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.