Spaghetti alla chitarra com almôndegas

/5

APRESENTAÇÃO

A culinária abruzzesa oferece muitas especialidades tradicionais saborosas e deliciosas, quem não conhece os famosos arrosticini, o cordeiro cacio e ova ou os apetitosos soffioni? Mesmo nos primeiros pratos, esta região nos delicia com receitas de sabores marcantes e rústicos que nunca saem de moda, como os spaghetti alla chitarra com almôndegas.
Trata-se de spaghetti de massa de ovo (também conhecidos como maccheroni ou tonnarelli) que têm a típica seção quadrada que os caracteriza, feitos com uma moldura de madeira na qual são fixados fios metálicos que lembram justamente uma guitarra. O molho desses spaghetti é um sugo de carnes mistas muito saboroso que requer um longo cozimento e é enriquecido com pequenas almôndegas de carne bovina, as almôndegas precisamente. Traga à mesa os sabores de Abruzzo com a receita de spaghetti alla chitarra com almôndegas.

Não perca também outras especialidades da culinária abruzzesa, como por exemplo:

 

INGREDIENTES

Ingredientes para os spaghetti alla chitarra
Farinha tipo 00 300 g
Ovos 3 - médias
Para o ragu
Costelas de cordeiro 300 g
Costeletas de porco 300 g
Carne de boi 300 g - acém
Aipo 1 talo
Cenouras 1
Cebolas brancas 1
Tomates pelados 700 g
Vinho branco 50 ml
Sal fino quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para as almôndegas
Carne bovina 300 g - moída
Ovos 1
Parmigiano Reggiano DOP 20 g - para ralar
Noz-moscada quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparação

Para realizar os spaghetti alla chitarra com almôndegas, comece pelas almôndegas: em uma tigela coloque a carne moída, o ovo, a pimenta 1, o queijo 2, o sal e uma pitada de noz-moscada. Misture com as mãos para integrar os ingredientes e forme as almôndegas, ou seja, pequenas bolinhas que não devem ser maiores que 1 cm 3.

À medida que formar as almôndegas, coloque-as em uma bandeja enfarinhada 4, depois cubra com filme plástico e reserve. Agora cuide do molho de carne: pique finamente o aipo, a cenoura e a cebola 5 e refogue lentamente com um fio de óleo 6.

Adicione a carne 7 e deixe dourar bem, depois regue com o vinho branco 8, deixe evaporar por um momento e depois adicione os tomates pelados 9.

Misture para dar sabor à carne 10, salgue e apimente, cubra com uma tampa e deixe cozinhar por cerca de 3 horas. Enquanto isso, prepare a massa de ovo: peneire a farinha em uma tigela, então disponha-a em forma de fonte sobre a bancada, depois faça um buraco no centro 11 e despeje os ovos 12 que você manteve em temperatura ambiente.

Começando pelo interior, misture os ovos com um garfo ou com uma colher, pegando aos poucos a farinha das bordas; depois trabalhe com as mãos a massa 13 de fora para dentro, integrando toda a farinha que está na bancada. Em seguida, envolva a massa obtida no filme plástico 14 e deixe-a descansar por cerca de 1 hora em um local fresco e seco. Após o descanso, a massa fresca ficará mais macia e elástica: prepare-se então para estendê-la. Enfarinhe a bancada e pegue um rolo. Antes de estendê-la, achate o seu bloco pressionando levemente com os dedos, estenda a folha com o rolo até que fique com cerca de 0,5 cm de espessura 15.

Uma vez formada a folha, enfarinhe-a bem e depois coloque-a sobre a "chitarra" 16. Passe o rolo por cima para cortar a massa 17. Enfarinhe bem e coloque-a sobre um varal de massa de madeira 18 ou forme um ninho que você colocará em uma bandeja com papel manteiga enfarinhado ou um pano, também enfarinhado.

Retire os pedaços de carne cozidos no molho e reserve 19, coloque as almôndegas em uma frigideira e salteie por alguns minutos com um fio de óleo 20, depois adicione o molho sem os pedaços de carne 21.

Coloque no fogo uma panela cheia de água salgada e deixe ferver, adicione os spaghetti 22 e cozinhe por cerca de 5 minutos. Escorra a massa 23 e tempere com o molho 24, excluindo a carne, que você pode usar para acompanhar o prato.

Conservação

Consuma imediatamente os spaghetti alla chitarra com as almôndegas. As almôndegas podem ser guardadas separadamente na geladeira por 1-2 dias ou congeladas se você tiver usado ingredientes frescos. É possível preparar as almôndegas 8-12 horas antes de cozinhá-las, mantendo-as na geladeira. É possível congelar a massa fresca crua para cozinhá-la diretamente congelada depois.

Conselho

Para esta preparação, a massa de ovo não deve ser macia. Para estender a massa, você também pode usar um pouco de semolina remacinada.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.