Strozzapreti

/5

APRESENTAÇÃO

Água e farinha: bastam apenas dois ingredientes para fazer os strozzapreti, uma Massa fresca de ovo (massa e formatos) sem ovos, de sabores rústicos que faz parte da tradição culinária da Emília-Romanha. Como sabemos, o termo strozzapreti é muito difundido e em cada região indica formatos de massa diferentes. Por exemplo, na Úmbria refere-se aos tagliolini, no Lácio aparecem como longos espaguetões, no Trentino chamam-nos de Strangolapreti alla trentina e são nhoques à base de espinafre. Os strozzapreti romanhóis são fettuccine de massa fresca que são torcidos à mão, um a um, com a maestria que só a experiência pode dar. Esta massa tem origens antigas e camponesas: uma lenda popular remonta seu curioso nome aos tempos em que o Estado da Igreja dominava a Itália central, impondo altos impostos ao povo pobre. Esta massa representava, portanto, um sinal de protesto, numa época em que à mesa era necessário se virar com pouco. Como sempre, a história nos ensina que é possível fazer da necessidade uma virtude. Esta massa pobre e simples chegou até nós tornando-se parte integrante da nossa cozinha típica. Sua forma particular é apreciada porque é perfeita para reter muitos molhos, desde um simples molho de tomate fresco, a um molho com Strozzapreti com peixe-espada, tomatinhos e alcaparras ou Strozzapreti com frutos do mar, ou uma versão picante como nos Strozzapreti infernais. Tentem também fazer esta massa caseira, não importa se seus torcidos não forem perfeitos, seu sabor simples e genuíno conquistará todos!

Venha descobrir outros formatos de massa como os Macarrão caseiro as Tagliatelleou os típicos Anolini!

INGREDIENTES
Farinha tipo 00 400 g
Água 200 g - morna
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar os strozzapreti, coloque sobre uma superfície plana a farinha em formato de fonte 1, adicione uma pitada de sal e comece a misturar com a água morna 2 ajudando-se com um garfo 3.

Uma vez que a água for absorvida 4 comece a amassar com as mãos 5 até obter uma massa lisa e homogênea 6.

Deixe a massa descansar por pelo menos 30 minutos coberta com filme plástico 7, ou um pano de prato, à temperatura ambiente ou na geladeira se estiver muito quente. Após esse tempo, retome a massa e coloque-a sobre uma superfície enfarinhada 8. Com a ajuda de um rolo, comece a estender a massa 9.

Você deve obter uma espessura de 2 mm (10 11. Uma vez estendida, comece a cortá-la em tiras de cerca de 1,5 cm 12.

Uma vez obtidas as tiras 13, pegue uma de cada vez e enrole-a entre as palmas das mãos, fazendo-a deslizar com delicadeza 14. Depois, corte pedaços de cerca de 8-10 cm e coloque-os à medida que os corta sobre a superfície enfarinhada 15. Seus strozzapreti estão prontos!

Conservação

Você pode secar os strozzapreti cobertos com um pano seco. Não os sele. Uma vez secos, você poderá armazená-los por cerca de um mês. Alternativamente, recomenda-se congelá-los em uma bandeja, colocando-os bem espaçados, e uma vez endurecidos no congelador, transferi-los para sacos de congelamento mais práticos para armazenamento.

Conselho

Cozinhe os strozzapreti em água fervente salgada a gosto por cerca de 6-7 minutos.

Conselhos e curiosidades

. Pode-se usar outro tipo de farinha?

É possível, mas será necessário recalibrar as dosagens de acordo com a consistência da massa.

. Em vez de amassar à mão, pode-se usar a batedeira?

Pode-se amassar com a batedeira equipada com gancho.

. Como evitar que a massa grude nas mãos?

Umedeça as mãos com água para fazer as tiras de massa deslizarem melhor.

. Por que se chamam strozzapreti?

A origem deste nome não é conhecida com certeza: alguns atribuem à união dos termos gregos: "straggalao" enrolar e "prepto" cavar, que fariam referência à formação dos típicos torcidos. Outra lenda liga este prato a um padre que comeu com tanto fervor este prato que se engasgou. Na Emília-Romanha, a história mais aceita remonta este nome aos tempos em que a região estava sob o domínio do Estado da Igreja, que impunha altos impostos, descontentando assim a população.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.