Tagliata com cebolas agridoce

- Energía Kcal 389
- Carboidratos g 9.1
- dos quais açúcares g 9.1
- Proteína g 44.8
- Gorduras g 19.3
- das quais gorduras saturadas g 7.52
- Fibra g 1.4
- Colesterol mg 139
- Sódio mg 855
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 20 min
- Tempo de cozimento: 20 min
- Porção: 4
- Custo: Médio
APRESENTAÇÃO
A tagliata com cebolas agridoce é o prato perfeito para os verdadeiros amantes de carne vermelha, aquela selada rapidamente na chapa e que mantém um interior rosado e suculento. A combinação colorida com as cebolas roxas agridoce, então, exaltará todas as qualidades da carne: o sabor ácido das cebolas é suavizado pelo açúcar e pelo vinagre balsâmico, que juntos as envolvem em um molho agridoce que combina perfeitamente com a maciez do corte de carne e com seu interior cru. Para enriquecer a tagliata de forma ainda mais refinada, é temperada com um ingrediente especial: o sal negro do Havaí.
Este sal é originário da ilha de Molokai e é caracterizado por grãos grossos, que devem sua cor negra aos elementos minerais de lava vulcânica de que é rico. Seu gosto ligeiramente amargo, seco e com notas defumadas, suavizará a doçura das cebolas e da carne, criando um contraste interessante para a vista e o paladar. A tagliata com cebolas agridoce é um prato requintado e convidativo, para ser saboreado em todas as suas partes!
Descubra também estas deliciosas variações:
- Tagliata de carne com rúcula e tomatinhos
- Tagliata de carne com redução de molho teriyaky e caponata
- Contra-filé de carne com legumes e molho chimichurri
- INGREDIENTES
- Ingredientes para a tagliata
- Lombo de vaca 800 g - (entrecôte)
- Cebolas roxas 400 g
- Azeite virgem extra 3 colheres
- Manteiga 30 g
- Tomilho 8 raminhos
- Vinagre balsâmico 30 ml
- Açúcar 10 g
- Sal do Havaí 8 g - preto
- Sal fino quanto baste
Preparação

Para preparar a tagliata com cebolas agridoce, comece descascando as cebolas roxas. Corte-as em 4 partes e depois em gomos menores 1, em seguida, pegue uma frigideira antiaderente e aqueça o azeite de oliva extravirgem, quando estiver bem quente adicione a manteiga 2. Quando a manteiga derreter adicione os gomos de cebola roxa 3 e deixe refogar delicadamente.

Quando as cebolas roxas começarem a amolecer, adicione o vinagre balsâmico 4 e o açúcar 5. Salgue a gosto e deixe cozinhar até que atinjam uma consistência macia, mas não desfeita 6.

Agora cuide da carne: retire a carne da geladeira pelo menos uma hora antes de cozinhar, para que não esteja muito fria, mas em temperatura ambiente. Coloque o contra-filé ou entrecôte em uma tábua de cortar 7 e com uma faca afiada remova a camada de gordura da superfície 8 até desengordurá-la completamente 9.

Em seguida, transfira a carne para uma assadeira e despeje o azeite por cima 10, usando as mãos para untar bem o pedaço. Polvilhe a carne com o sal negro do Havaí 11 e com as folhinhas de tomilho 12.

Transfira novamente a carne temperada para a tábua de cortar e divida-a em duas 13, em seguida, corte ao meio cada pedaço obtido 14 até obter 4 bifes 15.

Aqueça muito bem uma grelha ou uma frigideira antiaderente e sele os bifes de ambos os lados (16-17) atingindo o ponto de cozimento desejado. Se preferir que a parte interna permaneça rosada e não seca, cozinhe por no máximo 4-5 minutos. Evite furar a carne durante o cozimento para evitar que seus líquidos escapem. Uma vez cozido, transfira o bife para uma tábua e corte-o em oblíquo para obter fatias mais precisas e compactas 18.

Forme uma camada de cebolas caramelizadas em um prato de servir 19 e coloque a tagliata por cima 20. Guarneça com mais sal negro do Havaí e folhinhas de tomilho 21 e sirva imediatamente sua tagliata com cebolas agridoce!