Taroz

/5

APRESENTAÇÃO

Os taroz são um dos pratos mais autênticos e representativos da culinária valtellinese: uma receita simples da tradição camponesa, criada como um prato único substancial, preparado com ingredientes simples como batatas, vagens e queijo local.

O Chef Stefano Masanti, do Restaurante Il Cantinone de Madesimo (SO), criou para nós esta versão que valoriza a genuinidade do território e a matéria-prima local, exaltando a cremosidade do queijo Valtellina Casera e os aromas das ervas aromáticas, com o acréscimo do toque especial da manteiga aromatizada. Um prato que narra a montanha lombarda e seu profundo vínculo com a tradição e a convivialidade.

Aqui estão outras receitas da Valtellina que você pode fazer em casa:

INGREDIENTES

Batatas amarelas 600 g
Vagens 150 g
Valtellina Casera 200 g - pouco maturado
Valtellina Casera 80 g - curado, para ralar
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para a manteiga aromatizada
Chalota 150 g
Alho 4 dentes
Sálvia 5 folhas
Manteiga 150 g
para decorar
Flores comestíveis quanto baste

Preparo

Para preparar os taroz, primeiro cozinhe as batatas até que fiquem macias, levará cerca de 30 minutos, a partir do ponto de fervura. Limpe as vagens, corte as pontas e depois cozinhe-as em água 2 até que fiquem macias, levará cerca de 10-15 minutos a partir da fervura. Quando estiverem prontas, escorra e coloque-as em água com gelo para manter a cor viva e interromper o cozimento.

Corte em cubos de 1 cm o Casera jovem 4 e rale o envelhecido. Limpe e fatie a cebola 5. Em uma panela, coloque a manteiga em cubos 6.

Adicione a cebola 7, o alho 8 e as folhas de sálvia 9.

Deixe derreter em fogo baixo por 20 minutos 10. Após esse tempo 11, retire do fogo e coe a mistura através de uma peneira 12.

Você obteve assim a manteiga aromatizada 13, transfira-a para uma frigideira 14 e adicione as batatas cozidas e descascadas, inteiras 15.

Amasse-as com uma colher de pau 16. Adicione também as vagens cortadas à mão 17 e comece a misturar tudo para combinar, mantendo o fogo baixo. Neste ponto, adicione o Casera jovem 18.

Misture 19 e continue o cozimento até que esteja completamente derretido. Tempere com pimenta 21.

Sal 22 e, se secar demais, adicione um pouco de água 23. Uma vez obtido um purê denso e cremoso, adicione o queijo Casera envelhecido ralado 24.

Misture mais uma vez para absorver o queijo 25, então sirva os taroz 26 decorando os pratos com flores comestíveis para um toque colorido 27.

Conservação

Recomendamos consumir os taroz imediatamente; alternativamente, pode ser armazenado na geladeira por um dia.

A manteiga aromatizada pode ser congelada em bandejas de gelo, assim estará disponível quando necessário.

Dica

Em alternativa ao Casera jovem, pode-se usar Fontina, enquanto o Casera envelhecido pode ser substituído por Parmigiano Reggiano.

Você pode passar as batatas no espremedor de batatas e picar as vagens para facilitar o preparo.

Esta mistura também pode ser usada para rechear raviolis.

A manteiga aromatizada é perfeita também para temperar os típicos pizzoccheri, peixes ou até mesmo uma simples massa.

O Casera jovem (ou pouco envelhecido) tem cerca de 70-90 dias de maturação: a massa ainda é macia, o sabor delicado e a capacidade de derreter perfeita para pratos quentes como os taroz.

O Casera envelhecido tem mais de 6 meses de maturação, com sabor mais intenso, aromático e ligeiramente picante.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.