Tartellette de pêssego e creme

/5

APRESENTAÇÃO

As tarteletes de pêssegos e creme são pequenos cestos de massa crocante.
O recheio delicioso é formado por um creme aveludado aromatizado com baunilha, enquanto o pêssego nectarina é trabalhado em forma de espiga para decorar graciosamente as tarteletes.
Uma sobremesa refinada com um creme envolvente que se obtém derretendo lentamente o açúcar com as gemas, adicionando ao composto tanto o leite quanto o creme de leite aos poucos e as sementes de baunilha junto com a fava para dar um aroma intenso.
Até os cascos das tarteletes de pêssego e creme são perfumados com baunilha, adicionando as sementes à massa antes do breve trabalho manual da massa.
Você pode polvilhar as tarteletes de pêssego e creme com açúcar de confeiteiro ou pincelá-las com geleia depois de assá-las no forno para criar o efeito brilhante!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa (para 8 tarteletes)
Manteiga 150 g
Farinha tipo 00 125 g
Açúcar de confeiteiro 50 g
Gemas 1 - médio
Fava de baunilha ½ - as sementes
Sal fino 1 pitada
Para o creme
Leite inteiro 500 ml
Creme de leite fresco líquido 125 ml
Açúcar 125 g
Gemas 3 - médios
Farinha tipo 00 25 g
Amido de milho (maizena) 25 g
Casca de limão 1
Fava de baunilha ½
Para decorar
Nectarinas 200 g

Preparação

Para preparar as tarteletes de pêssego e creme, comece pela massa (você pode consultar o procedimento detalhado Massa podre): em um processador de alimentos coloque a farinha, adicione a manteiga fria em pedaços 1, o açúcar de confeiteiro 2 e o sal 3.

Em seguida, ligue o processador até obter uma mistura arenosa 4. Transfira para uma bancada ou superfície de trabalho fria. Em seguida, pegue metade de uma fava de baunilha, extraia as sementes com a ponta de uma faca 5 e adicione à mistura arenosa 6.

Forme a clássica fonte e despeje a gema no centro 7; misture brevemente tudo à mão 8, até obter uma massa lisa e homogênea 9, dando-lhe a forma de um bloco.

Envolva com filme plástico 10 e deixe esfriar na geladeira por pelo menos meia hora. Enquanto isso, prepare o creme: em uma panela grande, coloque as gemas e adicione o açúcar 11, misture em fogo muito baixo com um batedor até dissolver o açúcar 12.

Em seguida, adicione o amido de milho e a farinha peneirando aos poucos 13 e misture tudo ainda com o batedor para obter uma mistura homogênea e sem grumos 14. Neste ponto, adicione o leite à temperatura ambiente 15 e o creme de leite aos poucos, sempre misturando com o batedor.

Pegue a outra metade da fava de baunilha, corte com a faca e extraia as sementes para adicionar ao creme 16, depois mergulhe também a metade da fava aberta e dividida em duas 17. Por último, rale diretamente na panela a casca de um limão não tratado 18.

Misture continuamente com o batedor e deixe o creme cozinhar em fogo muito baixo por pelo menos 15 minutos ou até o creme atingir uma consistência cremosa e compacta como o creme de confeiteiro 19. Em seguida, desligue o fogo, deixe o creme esfriar e transfira para um saco de confeitar. Neste ponto, retire a massa da geladeira e coloque-a em uma superfície de trabalho ou bancada enfarinhada. Estenda-a com um rolo até atingir a espessura de meio cm 20 (se a massa tender a quebrar, coloque-a entre duas folhas de papel manteiga levemente untadas e estenda-a sempre com o rolo). Em seguida, com um cortador de biscoitos, obtenha 8 discos de cerca de 9-10 cm de diâmetro 21.

Coloque os discos obtidos em forminhas com 8 cm de diâmetro previamente untadas e enfarinhadas. Forre bem cada forminha com a massa, fazendo aderir o fundo e as bordas. Pegue o saco de confeitar com o creme e preencha cada forminha até a borda 22; depois coloque-as na geladeira para esfriar: deste modo você evitará que as bordas da massa colapsem para dentro durante o cozimento. Enquanto isso, prepare a decoração com os pêssegos: corte-os em 4 fatias 23 e depois ao meio no sentido da largura 24.

Comece pela base larga e faça uma pequena incisão oblíqua no centro como para formar um V invertido (25-26). Deixando alguns milímetros de espaço, faça outros cortes sempre em V; repita a operação até quase a extremidade do quarto de pêssego 27.

Neste ponto, delicadamente com os dedos, faça os pedaços de pêssego deslizarem para baixo 28; você deve ter formado uma espiga. Coloque-a no centro de cada tortinha 29 e asse em forno estático pré-aquecido a 170°C por 45-50 minutos (se forno ventilado a 160°C por 40-45 minutos). Retire do forno quando as bordas das tarteletes estiverem douradas 30. Desenforme e sirva suas tarteletes de pêssego e creme mornas!

Conservação

As tarteletes de pêssego e creme se conservam por 3-4 dias na geladeira, cobertas com filme plástico ou fechadas em um recipiente hermético.
Não é recomendado congelar.

Conselho

A beleza é quase um ingrediente deste prato! Se você quiser exagerar, pincele as tarteletes (uma vez assadas) com geleia de pêssego, ou a que preferir, depois de coá-la com uma peneira de malha fina: bonito e, naturalmente, delicioso!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.