Tiramisù de Natal

/5

APRESENTAÇÃO

O tiramisù de Natal é uma sobremesa cenográfica e deliciosa que reinterpreta com um toque festivo o grande clássico da confeitaria italiana. Em vez dos típicos biscoitos champagne, aqui encontramos uma base macia de Pão de Ló modelada em forma de boneco de neve que recebe um Creme de Mascarpone macio e aveludado, para um resultado que une a tradição do Tiramisù a uma apresentação alegre e tipicamente natalina.

Ideal para celebrar as festividades em família ou para finalizar com alegria um jantar entre amigos, o tiramisù de Natal é também um delicioso centro de mesa para compartilhar em companhia no momento da sobremesa... chamem os pequenos e coloquem as mãos na massa para realizar esta simpática sobremesa natalina, vocês verão que se tornará uma tradição fixa nas suas festas!

Aqui estão outras variações de tiramisù para o período natalino:

INGREDIENTES

para uma forma de 30x40 cm
Ovos 220 g - (cerca de 4 médias) em temperatura ambiente
Açúcar 125 g
Farinha tipo 00 70 g
Fécula de batata 60 g
Para o creme de mascarpone
Mascarpone 250 g
Açúcar 85 g
Água 25 g
Gemas 40 g - (cerca de 3 ovos médios)
Creme de leite fresco líquido 40 g
Gelatina em folhas 6 g
Para a calda
Café 60 g
Para decorar
Creme de leite fresco líquido 100 g
Açúcar 10 g
Cacau em pó amargo 20 g
Doces coloridos 5 - ao gosto de chocolate
Biscoitos 2 - cobertos com chocolate

Preparação

Para preparar o tiramisù de Natal, comece com o pão de ló: na tigela da batedeira (ou em uma tigela com batedores elétricos) coloque os ovos 1 e o açúcar 2, então comece a bater por cerca de 15 minutos 3.

Quando a mistura triplicar e "escrever" 4, adicione a farinha e o amido previamente peneirados 5. Incorpore delicadamente os pós com uma espátula, fazendo movimentos de baixo para cima 6.

Despeje a massa em uma forma de 30x40 cm, untada e enfarinhada, nivelando cuidadosamente a superfície com uma espátula 7. Asse em forno estático pré-aquecido a 160° por cerca de 40 minutos 8. Quando o pão de ló estiver dourado, retire do forno e deixe esfriar 9.

Enquanto isso, coloque a gelatina de molho para o creme de mascarpone e prepare a Pâte à bombe: em uma panela de aço, coloque a água 10 e o açúcar 11. Leve ao fogo e monitore a temperatura com um termômetro, deve atingir 121° 12.

Quando a calda estiver a 115°, comece a bater as gemas em uma tigela separada 13, então despeje lentamente a mistura quente a 121° 14 mantendo os batedores em ação. Continue batendo até que a mistura volte à temperatura ambiente, levará cerca de 15 minutos. Se ainda estiver um pouco líquida, não se preocupe 15.

Agora coloque o mascarpone em uma tigela, aromatize com as sementes da fava de baunilha 16 e adicione a pâte à bombe 17. Misture delicadamente a mistura com o batedor 18.

Por fim, incorpore a gelatina, escorrida e espremida, em uma tigelinha com o creme de leite quente 19. Mexa para dissolvê-la completamente e adicione ao creme de mascarpone 20. Transfira o creme obtido para uma tigela 21, cubra com filme plástico em contato e deixe descansar na geladeira por 30 minutos. Para conveniência, você pode usar um saco de confeitar sem bico.

Vocês estão prontos para modelar e montar a sobremesa: remova a parte superficial do pão de ló com uma faca serrilhada 22, então corte 2 discos com um cortador de 16 cm e 2 discos com um cortador de 11 cm 23. Com as sobras do pão de ló, corte a forma estilizada de um chapéu 24.

No prato de servir, esprema montinhos de creme que ajudarão a manter o pão de ló no lugar 25. Coloque os primeiros dois discos, o menor em cima e o maior embaixo 26. Umedeça com o café frio a superfície de ambos 27.

Cubra os discos com o creme 28, então coloque os outros 2 discos por cima 29 e umedeça também com o café. Agora, bata o creme de leite com o açúcar e cubra todo o tiramisù com o creme batido, ajudando-se com uma espátula 30.

Crie um estêncil com um papel manteiga cortando a forma dos olhos e do sorriso, então aplique-o no disco menor 31 e polvilhe com o cacau. Polvilhe também o chapéu. Finalmente, complete com os confeitos de chocolate, para simular os botões, e 2 biscoitos cobertos de chocolate, para os braços 32. O seu tiramisù de Natal está pronto para ser servido 33!

Conservação

O tiramisù de Natal pode ser conservado por até 2 dias na geladeira.

Recomenda-se não congelar.

Conselho

Para uma variação adequada também para crianças, você pode substituir o café por uma calda à base de leite e cacau.

Remover a crosta do pão de ló é fundamental para obter uma superfície bastante lisa: use uma faca de pão ou raspe delicadamente com uma faquinha serrilhada.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.