Torta de geléia de damasco
- Fácil
- 1 h 30 min
- Kcal 427.8
Ao final do verão, todos nós começamos a sentir uma certa melancolia com o retorno das atividades à porta. Os dias de folga são perfeitos para passar na cozinha, preparando deliciosas iguarias e se dando a pausa certa para saborear seu trabalho sem pressa! A torta de figos é a receita perfeita para fazer no final de agosto, quando as mesas estão repletas desse fruto delicado, maravilhoso também para preparar bolos ou Biscoitos de figo. A crosta crocante de massa amanteigada combinada com a geleia caseira é a melhor maneira de realçar o sabor doce dos figos. Prepare esta fabulosa torta, a sobremesa perfeita para todas as ocasiões, para saborear na companhia, à sombra de uma árvore ou no terraço!
Não perca também a torta Nua de figos e outras deliciosas variações de torta de marmelada!
Para preparar a torta de figos, comece fazendo a geleia de figos e baunilha. Descasque seus figos 1 e corte-os em 4 partes 2, depois coloque-os em uma panela grande com a água 3, misture e leve para ferver.
Enquanto isso, usando um descascador de batatas, descasque meio limão 4, reservando as cascas, e extraia o suco, coando as sementes 5. Quando a mistura de figos atingir a fervura, adicione na panela também o açúcar e o suco de limão 6.
Adicione por último a casca do limão, a meia fava de baunilha e suas sementes 7 (para extraí-las, basta cortar a fava e raspar as sementinhas com uma faquinha). Continue cozinhando a geleia de figos, mexendo de vez em quando, e retirando a espuma 8 até atingir a temperatura de 104º (use um termômetro de cozinha para medir a temperatura correta). Neste ponto, retire do fogo e elimine a fava de baunilha e as cascas de limão 9.
Coloque-a em uma tigela para esfriar 10 e enquanto isso, prepare a massa amanteigada. Coloque em um mixer a farinha peneirada, uma pitada de sal e a manteiga fria da geladeira cortada em cubos 11. Bata tudo até obter uma mistura arenosa 12,
depois transfira para uma superfície enfarinhada (ou em uma tigela) e adicione o açúcar de confeiteiro peneirado e a casca do limão 13. Faça uma cova no meio e adicione as gemas. Misture tudo com um garfo 14, depois continue a amassar com as mãos por alguns minutos 15, até formar uma massa, mas sem aquecer demais.
Modele em forma de um bloco, envolva em filme plástico 16 e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos. Neste ponto, retire a massa amanteigada e estenda sobre uma superfície levemente enfarinhada 17 até obter um círculo com cerca de 1 cm de espessura 18.
Com a ajuda do rolo, levante a massa já estendida e coloque-a na forma circular de 22,5 cm de diâmetro 19. Pressione levemente com as mãos para aderir à forma e corte o excesso de massa com uma faquinha 20. Amasse novamente as sobras de massa 21 e reserve.
Fure a base da torta com os dentes de um garfo 22 e despeje dentro a geleia de figos, já fria 23. Estenda a massa restante até obter uma espessura de cerca de 1 cm e, com a ajuda de uma roda festonada, corte tiras de massa com cerca de 2 cm de largura 24.
Então, coloque-as sobre a torta, primeiro no sentido horizontal e depois no vertical, formando losangos 25. Pincele com o ovo batido previamente a superfície das tiras de massa 26 e leve ao forno estático pré-aquecido a 180º por 30 minutos (se usar forno ventilado, asse a 160º por cerca de 20 minutos). Uma vez fora do forno 27, deixe esfriar e sirva sua torta de figos.