Torta de gengibre

/5

APRESENTAÇÃO

A torta de gengibre é um bolo de Natal perfumado e cênico, inspirado nos famosos Biscoitos de gengibre (gingerbread): uma base de massa amanteigada temperada ao gengibre, decorada com os clássicos bonequinhos e flocos de neve adornados com Glacê real e recheada com uma deliciosa Creme ganache que torna cada fatia irresistível.

Perfeita para o menu de Natal, esta torta une o sabor quente de especiarias como canela, gengibre e noz-moscada à cremosidade do recheio, tornando-se uma alternativa elegante e original aos tradicionais doces de dezembro. Traga para a mesa a torta de gengibre para surpreender seus convidados com uma sobremesa que cheira a inverno e contém toda a magia das festas!

Experimente também estes doces de Natal inspirados nos biscoitos gingerbread:

 

INGREDIENTES

para a massa
Farinha tipo 00 380 g
Manteiga 150 g
Açúcar mascavo 100 g - fino
Mel millefiori 100 g
Ovos 1
Cacau em pó amargo 1 colherinha
Gengibre em pó 1 colherinha
Canela em pó ½ colherinha
Bicarbonato de sódio ¼ colherinha
Noz-moscada quanto baste
Sal fino 1 pitada
para o glacê real
Açúcar de confeiteiro 75 g
Claras 15 g
Suco de limão 5 g
para o recheio
Chocolate amargo 220 g
Creme de leite fresco líquido 250 g
Geléia de laranja 150 g
Sal fino 1 pitada
para decorar
Canela em pau 1
Anis estrelado 1
Confeitos de açúcar quanto baste

Preparação

Para preparar a sua torta de gengibre, comece pela massa: misture em uma tigela a farinha e o açúcar mascavo, depois adicione também o cacau em pó, que dará cor e aroma à massa 1. Adicione a manteiga em cubos 2 e o ovo 3.

Adicione também o mel 4, o bicarbonato 5 e a noz-moscada 6.

Por fim, aromatize com a canela 7 e o gengibre em pó 8. Comece a misturar os ingredientes com uma colher 9 ou com o batedor de folhas da batedeira, depois continue trabalhando com a ponta dos dedos.

Quando tiver uma mistura grosseira 10, transfira-a para uma superfície de trabalho e compacte-a com as mãos 11, depois achate-a levemente e envolva em filme plástico. Deixe descansar na geladeira por pelo menos 3 horas 12.

Passado o tempo de descanso, retome a massa, polvilhe a superfície com farinha 13 e estenda-a com um rolo até uma espessura de cerca de 4-5 mm 14. Corte um disco um pouco maior que a forma de torta e enrole-o delicadamente no rolo, depois acomode-o dentro de uma forma de torta com fundo removível de 26 cm 15.

Faça a massa aderir bem às bordas e corte o excesso 16. Fure a base com os dentes de um garfo para evitar que estufe durante o cozimento 17 e asse em forno estático pré-aquecido a 175°C por cerca de 30 minutos, na prateleira inferior. Uma vez cozida, retire do forno e deixe esfriar. Enquanto isso, abra a massa restante sempre numa espessura de 4-5 mm e corte bonequinhos de gengibre com o cortador apropriado 18.

Corte também outras formas ao seu gosto, como flocos de neve e estrelinhas, usando cortadores de tamanhos diferentes 19. Transfira os biscoitos para uma assadeira forrada com papel manteiga 20 e asse em forno estático a 175°C por 10-12 minutos. Enquanto os biscoitos assam, prepare o glacê real despejando em uma tigela o açúcar de confeiteiro e a clara de ovo 21.

Adicione algumas gotas de limão 22 e bata com uma batedeira elétrica 23 até obter um creme branco, brilhante e compacto 24; levará cerca de 5-10 minutos.

Passe para a ganache: em uma panela, aqueça o creme de leite com uma pitada de sal 25. Pique grosseiramente o chocolate amargo 26 e despeje-o no creme quente assim que atingir a fervura 27.

Misture com um batedor até que o chocolate esteja completamente derretido e a ganache esteja lisa e aveludada 28. Agora, recupere a base da torta, que já terá esfriado 30.

Recheie a casca da massa com a geléia 31, nivelando com uma colher. Despeje sobre a ganache ainda quente 32, deixando-a escorrer e depois nivelando-a com delicadeza 33.

Coloque a torta na geladeira por pelo menos 30 minutos para firmar. Enquanto isso, decore os biscoitos assados e resfriados com o glacê, desenhando contornos, botões, linhas e flocos de acordo com sua criatividade 35; deixe-os secar em temperatura ambiente 36.

Passado o tempo de firmar a torta 37, decore-a dispondo os biscoitos na superfície em semicírculo 38. Complete com paus de canela, anis estrelado e confeitos para um toque cênico e perfumado. Sua torta de gengibre está pronta para ser servida 39!

Conservação

A torta de gengibre pode ser conservada na geladeira por um par de dias.

Você pode preparar a massa com antecedência e congelá-la.

Conselho

Para uma ganache com aroma de Natal, coloque anis estrelado para infundir no creme e remova-o antes de adicionar o chocolate.

Tente aromatizar a massa também com uma pitada de cardamomo em pó, perfeito em combinação com canela e gengibre.

É importante despejar a ganache na casca da massa enquanto ainda está quente, caso contrário, ela tende a engrossar e será mais difícil distribuí-la uniformemente.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.