Trio de canapés de pão brioche com camarões

/5

APRESENTAÇÃO

O espumante está nos cálices e todos estão prontos para brindar! Para acompanhar as celebrações de Natal e Ano Novo ou para qualquer ocasião a ser celebrada com amigos e parentes, aqui está uma entrada deliciosa para oferecer como finger food, junto com as tartines: trio de canapés de pão brioche com camarões. Deliciosos retângulos de pão brioche torrado no forno, sobre os quais repousa uma combinação de ingredientes e sabores verdadeiramente saborosa. Os protagonistas são os camarões: marinados, enrolados em bacon ou acompanhados por uma fina fatia de abobrinha, eles irão surpreendê-lo em cada variação. Em vez da manteiga com a qual as fatias de pão são geralmente espalhadas antes de serem temperadas, escolhemos molhos realmente especiais para tornar esses petiscos uma verdadeira festa para o paladar: combinamos os camarões marinados com uma redução de manjericão, com o canapé de camarões e bacon uma maionese de páprica e escolhemos gengibre para tornar mais especial a combinação de camarões e abobrinhas!

INGREDIENTES

Ingredientes para o pão brioche para uma forma de 26x11,5
Farinha Manitoba 150 g
Farinha tipo 00 100 g
Fermento biológico seco 2 g
Açúcar 30 g
Água 50 g - (em temperatura ambiente)
Sal fino 1 pitada
Ovos 2 g - (pequenas)
Manteiga 75 g - (amolecido)
Para 4 canapés de tartare de camarão
Camarões 8 - (rabos)
Suco de limão 10 g
Cebolinha verde 2 fios
Azeite virgem extra 15 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para 4 canapés de abobrinha e camarões marinados
Abobrinhas 50 g
Camarões 4 - (rabos)
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Vinagre de maçã 10 g
Tomilho 2 raminhos
Molho de soja 15 g
Mel 10 g
Raspas de limão 1
Suco de limão 10 g
Para 4 canapés de bacon e camarões
Camarões 4 - (rabos)
Pancetta 40 g - (4 fatias finas)
Para a emulsão de manjericão
Manjericão 30 g
Azeite virgem extra 15 g
Suco de limão 10 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para as duas maioneses
Gemas 2
Suco de limão 25 g
Óleo de sementes 250 g
Vinagre de maçã 1 colherinha
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste
Páprica doce 1 pitada
Gengibre em pó 1 pitada

Para o pão brioche (para uma forma 26x11,5)

Para realizar o trio de canapés de pão brioche com camarões, comece pelo pão brioche: coloque as farinhas peneiradas na tigela de uma batedeira equipada com pá 1, Adicione o fermento seco (você também pode usar fermento biológico fresco: neste caso, a dose a usar é 6 g), o açúcar 2 e os ovos aos poucos 3.

Adicione também a água à temperatura ambiente 4, então ligue a pá em velocidade média. Quando os ingredientes estiverem bem misturados ao redor da pá, pare a batedeira, substitua a pá pelo gancho e ligue a máquina novamente; adicione o sal e a manteiga amolecida à temperatura ambiente em pedaços aos poucos 5, esperando que um pedaço seja absorvido antes de adicionar outro. Deixe a massa encorpar no gancho até ficar lisa e homogênea. Transfira a massa para uma superfície de trabalho e trabalhe-a para dar uma forma esférica. Coloque-a em uma tigela grande, cubra com filme plástico 6 e deixe crescer por pelo menos 30 minutos no forno desligado com a luz acesa.

Pincele uma forma retangular de 26x11,5 cm com manteiga 7. Em seguida, pegue a massa novamente e manuseie brevemente, fazendo dobras 8 e formando um baú do mesmo tamanho da forma. Coloque o pão brioche na forma 9 e deixe crescer por mais 30 minutos coberto com filme plástico (você pode alternativamente pincelá-lo com ovo batido com uma colher de sopa de leite).

Após o tempo necessário, feche a forma com a tampa especial para obter uma forma mais retangular (caso contrário, deixe-a descoberta e o pão brioche terá mais impulso na cozedura, ficará mais alto) 10. Asse em forno estático pré-aquecido a 170° por 30 minutos (se em forno ventilado a 150° por 20 minutos). Uma vez cozido, retire do forno e deixe amornar, depois desenforme e deixe esfriar completamente sobre uma grade. Uma vez frio, corte-o em fatias de 1,5 cm de espessura 11, corte uma tirinha lateral para formar um retângulo 12.

e então divida ao meio 13: você precisará de um total de 12 (com o pão brioche restante, você poderá fazer torradas ou petiscos crocantes para servir com uma sopa, por exemplo!). Coloque-os em uma assadeira forrada com papel manteiga 14 e toste abaixo da grelha a 240° por três minutos (tenha cuidado para que os retângulos de pão brioche dourem sem queimar, você pode virá-los na metade do tempo de cozedura) 15. Uma vez prontos, retire-os do forno e deixe esfriar.

Para os molhos de acompanhamento

Para os molhos de acompanhamento, comece pela redução de manjericão: coloque as folhas de manjericão, adicione sal, óleo 1 e suco de limão 2; então, bata tudo com um mixer de mão 3.

Para a maionese: coloque as gemas, sal e pimenta em uma tigela grande. Comece a bater as gemas com um batedor elétrico, em seguida, adicione o óleo em fio, depois adicione o suco de limão 5 e continue batendo 6. Se a maionese 'desandar', reserve a maionese desandada e em outro recipiente coloque outra gema de ovo; bata adicionando um fio de óleo e depois, sempre no recipiente, adicione uma colher de chá de cada vez da maionese desandada. Deve-se mexer sempre no mesmo sentido até obter um molho denso. Considere que às vezes, por vários motivos, não se consegue calcular a quantidade exata de óleo a ser utilizada para obter a maionese, então mantenha sempre um pouco a mais de reserva; outra variável pode ser a escolha do próprio óleo, que depende do gosto e da utilização da maionese.

Divida a dose de maionese obtida em duas tigelinhas 7 e aromatize uma com páprica 8 e a outra com gengibre em pó 9.

Para o tartare de camarões

Para os 4 canapés com tartare de camarões: limpe os camarões, descascando-os (1-2), depois faça um corte nas costas e retire o intestino, o fio preto, talvez ajudando-se com um palito de dentes 3: repita esta operação para a quantidade de camarões de toda a receita.

Esprema o suco do limão e coloque em uma tigelinha (4-5); adicione também o óleo em fio, emulsionando com um batedor de mão 6. Adicione também sal e pimenta a gosto.

Pique então 4 camarões dos que foram limpos 7 e coloque em outra tigelinha; pique a cebolinha 8 e adicione a emulsão de óleo e limão aos camarões picados 9. Reserve na geladeira coberto com filme plástico até o momento de usar.

Para os 4 canapés com tartare de camarões: você pode decidir dividir ainda mais o pão brioche criando quadradinhos, então espalhe a superfície torrada com a redução de manjericão 1, adicione o tartare 2 e decore com um pedacinho de cebolinha 3.

Para abobrinha e camarões

Para os 4 canapés com abobrinha e camarões: lave e corte as pontas da abobrinha, em seguida, fatie com um mandolin para obter 4 fatias bem finas 1; coloque-as numa travessa funda e tempere com óleo, vinagre de maçã 2, sal e pimenta. Após 10-15 minutos, escorra bem as abobrinhas e reserve. Enquanto isso, prepare também os camarões: coloque 4 caudas de camarão em uma tigelinha, adicione o molho de soja 3

em seguida, adicione também o mel 4, as raspas e o suco de limão 5, as folhinhas de tomilho. Você pode caramelizar na panela os camarões com a marinada por pouquíssimos minutos 6. Então desligue o fogo e reserve os camarões.

Para os 4 canapés com abobrinha e camarões: espalhe o pão brioche com maionese de gengibre 4, crie uma rosinha de abobrinha, enrolando a fatia verticalmente 5 e coloque o camarão caramelizado 6. Ou simplesmente envolva a cauda do camarão com a fatia de abobrinha.

Para camarões e bacon

Para os 4 canapés com camarões e bacon: depois de descascar os camarões 1, envolva-os nas fatias de bacon 2 e doure-os por 1 minuto de cada lado em uma frigideira antiaderente 3 para que o bacon fique crocante por fora.

Para os 4 canapés com camarões e bacon: espalhe a superfície do pão brioche com maionese de páprica 4, você pode dividir os camarões se preferir 5 e colocá-los sobre o pão brioche 6.

Conservação

Recomenda-se montar os canapés no momento de servir ou no máximo 1-2 horas antes para preservar a frescura da preparação.

Conserve o pão brioche cozido em um saco plástico por até 1 semana.

Você pode congelá-lo após a primeira fermentação. Então descongele a massa crua na geladeira e deixe-a voltar à temperatura ambiente antes de assá-la.

 

Conselho

Crie os canapés combinando os ingredientes de acordo com sua fantasia e gosto: cream cheese, salmão e suco de limão, por exemplo, ou ainda queijo gorgonzola, maçãs e nozes!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.