Zeppole napoletane

/5

APRESENTAÇÃO

As zeppole napolitanas são um dos doces mais conhecidos e amados em todo o sul. Elas são preparadas o ano todo, mas no dia da festa do papai, 19 de março, não podem faltar em nenhuma casa. Para lhe oferecer uma das melhores receitas, não poderíamos fazer outra coisa senão convidar Stefano Avellano e Massimiliano Rosati do Gran Caffè Gambrinus de Nápoles para nos revelar todos os segredos desta receita tradicional. E se a sua indecisão sempre recai entre "Zeppole de São José fritas" ou "Zeppole de San Giuseppe ao forno", queremos lhe mostrar como obter um resultado perfeito graças à dupla cocção. Passando-as primeiro no forno e depois fritando-as, as zeppole ficarão bem desenvolvidas, arejadas, levíssimas e nada impregnadas de óleo!

Para o recheio, não podem faltar creme de confeiteiro e cerejas em calda, mas aqui estão outras versões para se inspirar:

 

INGREDIENTES

Ingredientes (para 8-12 zeppole)
Água 250 g
Sal fino 5 g
Manteiga 100 g
Farinha tipo 00 250 g
Ovos 5 - (aproximadamente)
para fritar
Óleo de sementes quanto baste
para rechear e decorar
Quindim 500 g
Cerejas em calda quanto baste
Açúcar de confeiteiro quanto baste

Preparação

Para preparar as zeppole napolitanas, a primeira coisa a fazer é preparar o Creme de confeiteiro, você precisará de cerca de 500 g. Agora prepare a massa. Despeje a água em uma panela e adicione o sal 1. Adicione também a manteiga 2 e misture continuamente até que ela derreta 3. Deve quase chegar à fervura.

Adicione toda a farinha de uma vez 4, abaixe o fogo ao mínimo e misture com uma colher de pau por cerca de 5 minutos. Quando a massa se soltar bem dos lados e formar uma película no fundo, você pode apagar o fogo e transferi-la para uma tigela. Quando a massa ainda estiver quente, adicione um ovo 6.

Misture com uma colher de pau para que seja absorvido 7, depois continue desta forma, adicionando um ovo de cada vez 8 e misturando até obter uma massa cremosa, mas consistente 9. Pode ser necessário adicionar mais um ovo se os ovos forem muito pequenos, portanto, ajuste-se de acordo com a consistência.

Agora transfira a massa para um saco de confeitar com bico estrela de 15 mm 15. Unte uma assadeira e faça as zeppole dentro da assadeira com o saco de confeitar. Faça duas voltas, tentando obter um diâmetro de 10 cm e certifique-se de espaçar bem as zeppole, pois elas crescerão durante o cozimento 11. Asse as zeppole em forno estático pré-aquecido a 200°C até que cresçam, isso levará cerca de 15-18 minutos. Enquanto isso, despeje bastante óleo em uma panela e aqueça-o até atingir uma temperatura de 180°C. Retire então as zeppole do forno 12.

Frite-as imediatamente no óleo quente para que não murchem 13. Vire-as com frequência usando os cabos de duas colheres de pau e, após cerca de 2 minutos, quando estiverem bem douradas, você poderá escorrê-las 14. Recomendamos fritar de 2 a 4 zeppole de cada vez, se você tiver uma panela grande o suficiente. Escorra as zeppole com uma escumadeira e transfira-as para uma bandeja com papel toalha 15 para remover o excesso de óleo. 

Assim que as zeppole estiverem frias, polvilhe-as com açúcar de confeiteiro 16, adicione no centro uma quantidade generosa de creme de confeiteiro 17 e decore com cerejas em calda 18.

Conservação

Recomendamos consumir as zeppole dentro de 1-2 dias no máximo.

Conselho

Para o cozimento no forno, é preferível untar a assadeira ao invés de usar papel manteiga. Desta forma, as zeppole crescerão melhor.

Gran Caffè Gambrinus de Nápoles

Uma visita a Nápoles não pode deixar de incluir uma parada no histórico Gran Caffè Gambrinus, desde 1860 um dos locais históricos onde se encontram mundanidade, arte e o mundo intelectual. Ele pertence à Associazione Culturale Locali Storici d'Italia, mencionado como uma das melhores confeitarias de Nápoles nos guias e recomendado pelas avaliações dos clientes. A confeitaria está nas mãos hábeis de Stefano Avellano: todos os doces tradicionais estão presentes em sua forma clássica e em algumas versões originais, para serem saboreadas rigorosamente com o café servido em xícara quente. Massimiliano Rosati, proprietário, se empenha em divulgar, através do cuidado com a experiência gastronômica, a cultura desta cidade maravilhosa que todo o mundo nos inveja.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.