Agnello pasquale lodigiano

/5

APRESENTAÇÃO

O cordeiro pascal de Lodi é uma sobremesa tradicional da cidade de Lodi, típica da celebração da Páscoa, feita com massa folhada e creme diplomático, que é modelada para assumir a forma de um cordeiro, símbolo pascal cristão. A Massa Folhada é usada para criar a fragrante silhueta do cordeiro e, após o cozimento, é recheada com um delicioso Creme diplomático, um delicado creme de confeiteiro enriquecido com chantilly e gelatina, criando assim uma perfeita mistura de texturas. Enriquecer seu menu de Páscoa com esta atraente sobremesa e, se você ama fazer em casa as receitas tradicionais de festas, não perca estas delícias típicas:

INGREDIENTES

para a massa folhada
Creme de leite fresco líquido 500 g
Farinha tipo 00 500 g
Manteiga 250 g
Sal fino 10 g
para o creme diplomático
Leite inteiro 500 g
Creme de leite fresco líquido 500 g
Açúcar 90 g
Gemas 80 g
Amido de milho (maizena) 20 g
Gelatina em folhas 10 g
Fava de baunilha 1
Casca de limão 1
Para pincelar e polvilhar
Gemas quanto baste
Açúcar quanto baste

Preparação

Para preparar o cordeiro pascal de Lodi, comece com a massa folhada: na tigela da batedeira com gancho, coloque a farinha, o creme de leite fresco líquido 1 e o sal 2, depois ligue a máquina até obter a massa, uma mistura macia e homogênea 3.

Transfira para a bancada 4 e trabalhe brevemente para formar um bloco 5. Deixe repousar na geladeira coberto com filme plástico por 30 minutos. Enquanto isso, pegue uma folha de papel manteiga e coloque a manteiga no centro 6.

Cubra com outra folha de papel manteiga 7 e estenda o bloco de manteiga com o rolo para torná-lo mais fino 8, depois transfira para a geladeira por 15 minutos. Após o descanso, estenda a massa na bancada enfarinhada com o rolo 9.

Estenda a massa 10 até atingir um tamanho suficiente para inserir o bloco de manteiga diagonalmente 11, depois feche as pontas da massa em direção ao centro, uma sobre a outra, para encaixar perfeitamente a manteiga 12.

Polvilhe a bancada com um pouco de farinha, coloque um pouco também sobre o bloco e, usando um rolo, estenda apenas na direção à sua frente, para obter um retângulo que se estende apenas em comprimento e não em largura 13: Feche em direção ao centro as duas pontas laterais do lado curto 14 15.

Com o dedo indicador, pressione o bloco para indicar o primeiro descanso 16. Coloque-o em uma bandeja, cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos na geladeira 17. Enquanto isso, prepare o creme de confeiteiro: coloque a gelatina de molho em água fria 18.

Aqueça o leite com a vagem de baunilha, sem as sementes, e a casca de limão 19. Enquanto isso, coloque em uma tigela os ovos, as sementes da fava de baunilha retiradas anteriormente e o açúcar 20. Misture com o batedor para incorporar, depois adicione o amido 21.

Despeje o leite quente sobre a mistura de ovos através de uma peneira para reter a casca de limão e a fava de baunilha 22, misture para incorporar 23 e leve de volta ao fogo 24.

Deixe o creme engrossar, mexendo continuamente com o batedor, então desligue o fogo e adicione a gelatina escorrida e espremida 25. Misture para dissolver, depois transfira o creme para uma travessa. Deixe esfriar, depois cubra com filme plástico e coloque na geladeira para firmar 26. Retome o bloco e faça a segunda dobra da massa no sentido das dobras 27.

Você deve obter uma espessura de 1 cm 28, depois dobre as pontas laterais como da primeira vez 29 e marque com dois dedos o segundo descanso 30.

Deixe descansar novamente por mais 30 minutos na geladeira envolvendo o bloco com filme plástico 31. Enquanto isso, retome o creme e amoleça com o batedor 32. Em uma tigela à parte, bata o creme de leite com os batedores 33.

O creme deve ficar semi-batido 34. Adicione o creme semi-batido aos poucos ao creme 35 misturando de baixo para cima com uma espátula até estar bem incorporado 36.

Transfira o creme diplomático para um saco de confeitar sem bico 37 e conserve na geladeira até o momento de usar. Pegue o bloco e estenda para dar a terceira dobra 38: forme novamente uma massa retangular com 1 cm de espessura 39.

Dobre as pontas em direção ao centro 40, depois marque com 3 dedos o terceiro e último descanso 41. Sempre deixe descansar na geladeira por 30 minutos coberto com filme plástico. Após esse tempo, pegue o bloco e estenda com o rolo sobre a bancada 42.

Agora você deve obter uma massa de cerca de 0,8 cm de espessura. Coloque aqui o molde de papelão do cordeiro, nós criamos um desenho de 20x20 cm. Com um cortador, recorte a massa 43. Coloque as formas de massa em uma assadeira coberta com papel manteiga, pincele a superfície com um pouco de gema 44 e polvilhe com açúcar 45.

Asse os cordeiros de massa no forno ventilado pré-aquecido a 180° por 20 minutos. Uma vez assados, retire e deixe esfriar completamente 46. Corte os cordeiros ao meio no sentido horizontal 47 para poder recheá-los 48.

Agora recheie com creme a base inferior do cordeiro apertando pitadas com o saco de confeitar 49. Feche com a metade superior 50 e sirva imediatamente o cordeiro pascal de Lodi 51!

Conservação

Uma vez recheado, o cordeiro pascal de Lodi manterá sua fragrância por algumas horas, mas deve ser armazenado na geladeira. No dia seguinte, pode ficar menos crocante.

O creme pode ser preparado com um dia de antecedência e guardado na geladeira coberto com filme plástico em contato.

A massa também pode ser assada com um dia de antecedência e mantida protegida do ar sob uma campana de vidro.

Conselho

Se você já tem prática com essas preparações, pode amassar à mão em vez de usar a batedeira.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.