Almôndegas ao molho

/5

APRESENTAÇÃO

As almôndegas incorporam o conceito de comfort food, simbolizam o calor da cozinha caseira e a garantia de uma refeição preparada com ingredientes simples e genuínos. As almôndegas ao molho que propomos aqui não são exceção: macias e saborosas, surpreenderão você pela simplicidade e bondade que evocam sabores rústicos e eternos. As almôndegas são preparadas de maneira clássica: à base de carne moída mista e enriquecidas com Parmigiano Reggiano e o aroma fresco da salsinha. Depois de douradas na frigideira para obter uma crocância dourada externa, são unidas a um rico molho ao molho com batatas, cebolas e ervilhas. Esta dupla cocção garante que as almôndegas permaneçam macias e suculentas, enquanto os aromas se misturam perfeitamente para criar um prato principal saboroso e satisfatório, perfeito para o cardápio do dia a dia.

Descubra outras deliciosas variações das clássicas almôndegas caseiras:

INGREDIENTES

Para cerca de 26 almôndegas
Salsicha 400 g
Carne moída de boi 300 g
Carne moída de vitela 300 g
Pão duro 100 g
Leite inteiro 200 g
Parmigiano Reggiano DOP 100 g
Ovos 2
Salsa 1 ramalhete
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para o tempero
Batatas 250 g
Ervilhas 200 g
Cebolas roxas 150 g
Caldo de legumes 200 g
Vinho branco 70 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar as almôndegas ao molho, primeiro corte o pão em pedaços e coloque de molho em uma tigela com leite 1; deixe amolecer enquanto continua com a receita. Em outra tigela grande, coloque a carne moída de vitela, de boi e a linguiça retirada da tripa 2. Adicione sal 3 e pimenta.

Adicione o Parmigiano Reggiano DOP ralado 4, a salsinha picada 5, o pão bem espremido e 2 ovos 6.

Misture com as mãos 7 até obter uma massa compacta e uniforme 8. Pegue cerca de 50 g de massa por vez e forme as almôndegas, moldando-as entre as palmas das mãos 9.

Coloque-as em uma bandeja revestida com papel manteiga; com essas quantidades, você obterá cerca de 26 almôndegas 10. Aqueça um pouco de óleo em uma frigideira e, quando começar a chiar, coloque as almôndegas certificando-se de que todas estejam em contato com o fundo da frigideira 11. Deixe dourar até ficarem douradas 12.

Depois vire-as e cozinhe também do outro lado 13. Quando estiverem bem douradas de ambos os lados, retire-as da frigideira 14 e reserve. Descasque as batatas 15.

Corte-as em cubos 16. Limpe e corte grosseiramente a cebola roxa 17. Agora aqueça novamente a frigideira com o fundo de cozimento das almôndegas, coloque as batatas 18.

Adicione as cebolas 19, uma pitada de sal e depois regue com o vinho branco 20. Deixe o álcool evaporar, então cubra com a tampa e cozinhe por 15 minutos 21.

Em seguida, adicione também as ervilhas 22 e as almôndegas 23, misture delicadamente e despeje o caldo quente 24.

Coloque novamente a tampa 25 e cozinhe por mais 5 minutos. As almôndegas ao molho estão prontas 26, sirva bem quentes 27!

Conservação

As almôndegas ao molho podem ser armazenadas na geladeira por 2-3 dias, em um recipiente hermético.

Você pode congelá-las após o cozimento.

Conselho

Em vez de leite, você pode usar água para amolecer o pão.

Para cozinhar as almôndegas, você pode usar caldo de legumes ou de carne, ou simplesmente água quente.

Você pode fazer almôndegas menores ou maiores, dependendo do seu gosto: o importante é que todas tenham o mesmo tamanho para garantir um cozimento uniforme!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.