Arroz para sushi: como cozinhar e qual escolher
				- Energía Kcal 315
 - Carboidratos g 72.3
 - dos quais açúcares g 5.3
 - Proteína g 5.7
 - Gorduras g 0.3
 - das quais gorduras saturadas g 0.08
 - Fibra g 0.9
 - Sódio mg 1249
 
- Dificuldade: Médio
 - Tempo de preparação: 15 min
 - Tempo de cozimento: 18 min
 - Porção: 6
 - Custo: Baixo
 
APRESENTAÇÃO
Arroz para sushi: como cozinhá-lo e qual escolher para um Sushi caseiro perfeito! Hoje vamos te explicar todos os truques, a receita e quanto tempero é necessário para prepará-lo em casa!
Realizar o arroz para sushi é uma verdadeira arte. É preciso escolher o tipo certo de arroz, utilizar os instrumentos típicos e respeitar tempos e doses precisas. Hoje, graças a Sai Fukuyama, descobriremos juntos como obter um resultado perfeito de maneira fácil, respeitando a tradição. O arroz nishiki é certamente o mais adequado... de grão médio e pouco amiláceo, uma vez cozido, ficará ligeiramente pegajoso, perfeito para preparar o sushi! O tempero à base de vinagre de açúcar, sal e açúcar dará ao arroz aquele sabor agridoce inconfundível. 
Aqui estão algumas receitas para utilizar o arroz para sushi:
- INGREDIENTES
 - Arroz Nishiki 500 g
 - Água 500 g
 - Vinagre de arroz 75 g
 - Sal fino 19 g
 - Açúcar 30 g
 - Alga Kombu 5 g
 
Preparação
										Para preparar o arroz para sushi, a primeira coisa é lavar o arroz para eliminar as impurezas. Coloque-o em uma tigela com água fria e substitua-a até que a água se torne límpida. Depois, deixe de molho por uma hora 1. Escorra 2 e deixe descansar dentro da peneira, posicionada sobre outra tigela por 5 minutos. Em uma panela de bordas altas, coloque 500 g de água 3
										e adicione o arroz 4. Acenda o fogo e cubra a panela com uma tampa 5, nós utilizamos uma de madeira, mas você pode usar uma clássica. Quando começar a ferver, mexa o arroz com uma colher de pau 6 para obter um cozimento uniforme.
										Cozinhe em fogo médio por 5 minutos, depois abaixe a chama e cozinhe por mais 7 minutos em fogo baixo. Neste ponto, retire a panela do fogo 7 e deixe repousar por mais 6 minutos, sem tirar a tampa. Depois, coloque a panela de volta no fogo em chama média por outros 30 segundos. A consistência deve ficar ligeiramente al dente. Agora prepare a mistura de vinagre de arroz, que dará um gosto ligeiramente ácido ao arroz. Em uma panela pequena, coloque o vinagre de arroz 8 e adicione o sal 9.
										Aqueça em fogo médio-baixo para dissolver o sal, até que atinja o ponto de ebulição. Adicione então o açúcar 10, mexa 11 e desligue o fogo. Deixe esfriar um pouco e adicione a alga kombu 12. Uma dica é lavar a alga kombu antes de adicioná-la à mistura, para remover a camada branca que às vezes está presente na parte externa da alga e, assim, reduzir a quantidade de sal.
										Retome o arroz 13 e pegue o hangiri, um recipiente baixo e largo de madeira que serve para temperar o arroz. Molhe-o com água e escorra-o 14, assim a madeira não absorverá o vinagre. Coloque o arroz dentro 15
										e adicione a mistura de vinagre filtrado, deixando-a escorrer na colher para espalhar sobre o arroz 16. Mexa o arroz movendo-o de lado para não esmagá-lo 17. É importante mexer até que apareça brilhante e bem temperado. Para resfriá-lo, faça vento com um leque 18 para que o vinagre evapore rapidamente.
										Uma vez temperado, transfira o arroz para o ohitsu 19, o recipiente de madeira que permitirá manter a temperatura do arroz, e cubra-o com um pano de papel úmido para manter o calor constante 20. Alternativamente, você pode usar um recipiente de madeira ou de aço coberto com um pano úmido. Quando o arroz estiver morno, você poderá usá-lo e servi-lo para o seu sushi 21.