Peperonata
- Fácil
- 1 h 5 min
- Kcal 183
Úmbria é uma terra de tradição culinária antiga, seu patrimônio gastronômico ostenta receitas saborosas e substanciais como os canelones de carne ou os strangozzi alla spoletina. Junto a esses pratos ricos, encontramos também preparações mais simples ligadas às tradições camponesas, como a bandeira, a peperonata úmbria. Trata-se de um acompanhamento saboroso e genuíno feito com pimentões verdes, cebolas brancas e tomates polposos. Uma mistura de cores que lembra o tricolor. O cozimento lento e paciente nos devolve um prato cremoso que exala todos os aromas e sabores bem amalgamados dos vegetais de verão, protagonistas da receita. A bandeira é o acompanhamento de verão perfeito para acompanhar um prato principal de carne como o frango à caçadora ou de peixe como o bacalhau ensopado, para quem deseja permanecer no tema de pratos de verão simples e rústicos!
Para preparar a bandeira, primeiro limpe e fatie as cebolas brancas 1. Corte os pimentões verdes ao meio, remova o talo e as sementes internas 2, depois corte-os em tiras finas 3.
Agora, lave os tomates tipo rama, corte-os ao meio 4, extraia o talo 5 e depois fatie-os 6.
e, finalmente, corte-os em cubos 7. As verduras estão prontas para o cozimento: em uma panela, aqueça o azeite de oliva 8, adicione as cebolas fatiadas e deixe-as refogar em fogo moderado por 5-6 minutos ou até que fiquem macias 9.
Nesse ponto, adicione os pimentões 10 e, após um minuto, adicione também os tomates 11. Salgue a gosto 12, apimente
cubra com a tampa 13 e cozinhe por cerca de 15-20 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando. O tempo também depende de como você cortará as verduras; você deve cozinhar até que o prato fique cremoso 14. Uma vez pronto, sirva sua bandeira bem quente 15 acompanhada de crocantes fatias de pão tostado!