Batatas Raganate

/5

APRESENTAÇÃO

As receitas com batatas têm muitas histórias, muitas origens diferentes do Norte ao Sul. Depois de deliciar vocês com as Batatas 'mpacchiuse calabresas, hoje levamos você à Basilicata, com a receita das batatas arraganadas diretamente de Matera graças à nossa blogueira Lidia Caputo do blog Noce di Burro que preparará com Sonia este acompanhamento típico da Basilicata que é passado de geração em geração nas famílias.
A receita faz parte da tradição camponesa: essas batatas eram preparadas pelos camponeses para depois serem levadas ao campo, as batatas eram cozidas em uma assadeira chamada de roda que depois era envolvida com panos para manter as batatas aquecidas.
As batatas arraganadas são preparadas cortando-se em fatias Batatas na frigideira, cebolas e tomates que são dispostos em camadas em uma travessa e depois assados no forno com azeite, pecorino, orégano e pão dormido, conferindo assim a típica crocância dourada de onde vem o nome do prato: "arraganadas" de fato significa gratinadas em dialeto lucano, mas é um termo difundido em outras regiões do sul ("arraganadas" ou "raganadas") e também é usado para indicar alimentos cozidos com orégano.
As batatas arraganadas são um acompanhamento simples, mas muito saboroso, graças à presença do pecorino ralado e do orégano que temperam a crocante cobertura de pão que cobre os legumes. Saboreie as batatas arraganadas como manda a tradição, acompanhando-as com o típico pão de Matera.

INGREDIENTES
Batatas 1 kg
Cebolas brancas 300 g
Tomates rama 500 g
Pão duro 150 g - miolo de pão
Queijo pecorino romano 30 g - para ralar
Orégano 2 colheres
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar as batatas arraganadas, comece lavando e descascando os tomates usando o descascador de legumes serrilhado 1 ou uma faquinha, depois corte os tomates em fatias grossas de ½ cm 2. Agora descasque as cebolas e corte-as também em anéis com aproximadamente ½ cm de espessura 3.

Finalmente, descasque e corte as batatas em fatias grossas, sempre de ½ cm 4, cuidando, à medida que obtém as fatias, de conservá-las em uma tigela cheia de água fria para evitar que escureçam 5. Em seguida, deixe-as escorrer em um coador 6.

Esmigalhe o miolo do pão em uma tigela 7. Agora pegue uma travessa oval de cerâmica de cerca de 21 cm por 30 cm com um fundo alto de 7 cm, recomenda-se não usar uma travessa de alumínio, pois os legumes podem grudar no fundo. Você pode usar qualquer tipo de travessa, inclusive mais larga, mas com um fundo mais baixo; neste caso, obterá menos camadas e deverá reduzir o tempo de cozimento. Unte a travessa escolhida 8 e disponha uma camada de batatas dispostas de forma concêntrica (o peso total das batatas utilizadas para uma camada é de 300 g).

Sobre as batatas, disponha as cebolas em anéis (o peso total de uma camada de cebolas é de 150 g) 10. E sobre as cebolas, coloque os tomates em fatias (o peso total dos tomates utilizados é de 200 g) 11. Salpique sal, pimenta e regue com um fio de azeite 12

e cubra com 50 g de miolo de pão esmigalhado 13, continue a compor as camadas, procedendo como antes e mantendo as mesmas quantidades indicadas. Disponha as batatas primeiro 14, as cebolas 15 e

por fim, os tomates 16. Salpique sal, pimenta, regue com um fio de azeite e o miolo de pão 17. Por último, cubra com uma camada de batatas 18. Salpique sal, pimenta,

espalhe o miolo de pão 19, o pecorino ralado 20, o orégano 21

e o azeite 22. Cozinhe em forno estático pré-aquecido 23 a 180° por 60 minutos ou em forno ventilado a 160° por 50 minutos, tendo o cuidado de gratinar com o grill nos últimos 5 minutos. Quando a superfície estiver dourada e crocante, retire do forno 24 suas batatas arraganadas, deixe-as esfriar um pouco e leve à mesa. Saboreie as batatas arraganadas acompanhando-as com o típico pão de Matera.

Conservação

Você pode conservar as batatas arraganadas na geladeira por 2-3 dias, fechadas em um recipiente hermético ou envoltas em filme plástico. Antes de servi-las, aqueça-as no forno.

Curiosidades

As batatas arraganadas são acompanhadas pelo pão de Matera, um pão de sêmola remolida preparado com fermento natural obtido da maceração de frutas frescas em água e assado em forno a lenha. O resultado obtido é um pão com uma crosta crocante e miolo alveolado que se conserva por uma semana. O pão de Matera é produzido na cidade de Matera e nas cidades do alto da província materana, o consórcio do pão de Matera recentemente fez um pedido de reconhecimento do produto como Patrimônio Cultural Imaterial junto à Unesco.

Conselho

Se você é daqueles que nunca se contenta, bem... as anchovas em azeite são para você! Para um triunfo de sabor, coloque-as entre uma camada e outra: você verá que maravilha!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.