Batatas recheadas da vovó Franca

/5

APRESENTAÇÃO

As batatas da vovó Franca são um acompanhamento saboroso que vem da Toscana, em particular de Florença. Esta deliciosa variante é, na verdade, a receita da avó de um dos rapazes da redação. Deixem de lado por um momento as batatas assadas, cozidas, grelhadas e tentem cavá-las! Desta forma, vocês as transformarão em um baú, que conterá um recheio irresistível. Respeitando a receita da vovó Franca, as batatas contêm um clássico ragù aromatizado com uma mistura de ervas aromáticas, a casca de limão e a pimenta verde. Uma vez recheadas, só resta cozinhá-las... em pé em uma panela. Não se preocupem, com este tipo de cozimento a casca permanecerá macia e não se desfará, mantendo intacto seu precioso recheio. Esta é a receita da vovó Franca, mas nada impede que vocês a tornem sua, então soltem a criatividade e preparem suas batatas com o tempero que mais gostarem: um ragù de legumes, de peixe... Enquanto isso, preparem e provem as batatas da vovó Franca, uma vez levadas à mesa, não sobrará nenhuma!

INGREDIENTES
Batatas 12 - grandes
Carne de boi 200 g - moído
Salsicha 100 g
Alho 1 dente
Pancetta defumada 50 g
Tomates-cereja 8
Cenouras 1
Cebolinha fresca ½
Casca de limão ½
Caldo de legumes 500 ml
Vinho branco seco 50 ml
Extrato de tomate 1 colher
Pimenta verde 1
Salsa 1 punhado
Alecrim 1 raminho
Tomilho 1 raminho
Manjerona 1 raminho
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar as batatas recheadas da vovó Franca, comecem descascando as batatas. Em seguida, cortem ambas as extremidades 1, para que as batatas fiquem na posição vertical sozinhas. Depois, com uma faquinha, façam um corte ao longo do perímetro interno das batatas, deixando 3-4 milímetros de borda 2 e façam um corte também no centro da polpa 3, para facilitar a extração.

Sempre com uma faquinha, um utensílio para cavar ou um descascador de legumes, removam a polpa interna 4, mas sem furar o fundo 5. Uma vez que todas as batatas estejam cavadas, coloquem-nas em uma tigela e cubram com água, assim elas não ficarão escuras. Agora dediquem-se à preparação dos ingredientes do ragù: cortem a salsicha e desfaçam-na em uma tigelinha 6.

Depois, coloquem o bacon defumado em uma tábua e cortem-no primeiro em tiras e depois em cubinhos 7. Descasquem um dente de alho e piquem-no finamente, depois despejem um pouco de azeite de oliva em uma frigideira e, uma vez quente, refoguem o alho picado por alguns minutos, depois deglacem com um pouco de água ou caldo de legumes 8. Para descobrir como prepará-lo da melhor forma, consultem nossa Escola de culinária: Caldo de legumes. Quando o líquido evaporar, adicionem a salsicha desfeita 9.

Continuem adicionando o bacon defumado em cubinhos 10 e mexam com uma colher de pau para desfazer bem a carne. Em seguida, adicionem a mistura de cenoura e cebolinha fresca 11 e deixem cozinhar em fogo médio-alto por 5 minutos. Depois, despejem uma concha de caldo de legumes e adicionem também a carne moída 12.

Mexa para desfazer a carne e deglace com o vinho branco seco. Despeje uma colher de sopa de extrato de tomate em uma tigelinha e dissolva-o com um pouco de caldo, depois adicione-o ao ragù em cozimento 14. Enquanto isso, corte os tomatinhos em quartos 15.

Forme uma mistura bem fina de manjerona, tomilho, alecrim e salsa 16, depois adicione os tomatinhos cortados em quartos e as ervas aromáticas picadas no ragù (17-18).

Adicione a casca de meio limão 19 e a pimenta verde picada e sem sementes 20. Tempere com sal e pimenta a gosto 21 e deixe o ragù cozinhar por pelo menos 30 minutos. Quando estiver seco, retire as cascas de limão e ajuste o sal e a pimenta, se necessário.

Neste ponto, você pode escorrer as batatas, secá-las com papel toalha e posicioná-las uma ao lado da outra em uma frigideira larga, adequada também para cozimento no forno 22. Salgue-as por dentro uma a uma 23 e recheie com o ragù até a borda 24, serão suficientes 2-3 colheres de sopa por batata.

Só resta continuar o cozimento, regando as batatas com óleo e caldo de legumes até um terço de sua altura (25-26). Cubra com uma tampa 27 e deixe cozinhar por 50-60 minutos, deixando uma pequena abertura. Se as batatas secarem muito, adicione um pouco de caldo de legumes. Para obter um efeito mais crocante, uma vez terminado o cozimento, você pode passar suas batatas recheadas no forno na função grill a 200° por 10 minutos. Você também pode cozinhar inteiramente o prato no forno estático pré-aquecido a 180° por 90 minutos. Só resta deixar suas batatas recheadas da vovó Franca esfriarem um pouco e saboreá-las até o fim!

Conservação

Você pode conservar as batatas recheadas da vovó Franca na geladeira cobertas com filme plástico ou em um recipiente hermético por 2-3 dias. Se você usou carne fresca e não descongelada, pode congelar suas batatas recheadas e descongelá-las conforme necessário na geladeira.

Conselho

As batatas são como o porco, nada se joga fora! Você pode picar as partes cavadas e adicioná-las ao ragù, ou guardá-las e usá-las como base para uma sopa. Se quiser, pode variar o recheio: talvez com um ragù vegetal ou revestindo o interior das batatas com bacon! Quanto ao cozimento, você pode cozinhar o prato somente no forno, a 180° por 90 minutos, regando-o de vez em quando com caldo de legumes. Para verificar o cozimento, espete as batatas perto da base com a ponta de uma faquinha ou um espeto de churrasco.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.